15 de julho de 2011

WHITESNAKE - COME AN' GET IT (1981)



Come An’ Get It é o quarto álbum de estúdio da banda inglesa de Hard Rock Whitesnake. O lançamento do álbum se deu em 11 de abril de 1981. A produção ficou sob responsabilidade do produtor Martin Birch (Deep Purple, Iron maiden, Black Sabbath, Rainbow, etc.) e foi gravado no Startling Studios, Tittenhurst Park, Ascot, na Inglaterra, nos meses de julho e setembro de 1980 e janeiro de 1981.

A arte da capa, uma cobra presa dentro de uma maçã foi desenhada pelo artista Malcolm Horton.

O Whitesnake foi a banda fundada pelo ex-vocalista do Deep Purple, David Coverdale. Após sua saída do Purple, Coverdale gravou dois álbuns solo antes de formar o Whitesnake em 1978, White Snake (1977) e Northwinds (1978). A banda teve incontáveis formações desde seu início.

À época do lançamento e gravação de Come An' Get It, o Whitesnake era formado por três ex-integrantes do Deep Purple. Além do ex-vocalista do Purple e fundador do Whitesnake, David Coverdale, o tecladista Jon Lord e o baterista Ian Paice estavam na banda. Completavam a banda os guitarristas Micky Moody e Bernie Marsden, além do baixista Neil Murray.

Esta mesma formação gravou o álbum de estúdio anterior, Ready An' Willing (1980), responsável por dar ao Whitesnake bastante notoriedade no cenário europeu, em especial no Reino Unido. Durante a turnê em 1980, a banda chegou a ser headline em um sábado no festival de Reading.

Para ampliar o sucesso, a banda lançou em 1980 o ao vivo Live... In The Heart Of The City, que continha gravações de shows da banda de 1978 e de 1980.

Com este impulso, o Whitesnake entra em estúdio e grava Come An' Get It. Coverdale participou da composição de todas as faixas do álbum e o sucesso alcançado pelo trabalho anterior seria ainda maior.

A banda continuou apostando em um Hard Rock bem ‘bluesy’, característica marcante dos primórdios do grupo. As contribuições do genial Jon Lord nos teclados e do ótimo baterista Ian Paice são essenciais para a qualidade do álbum.

Coverdale também está em seus melhores momentos neste álbum. Suas linhas vocais variam entre estilos bem hard rock, como fazia no Deep Purple, e momentos com forte inspiração no Blues.

A faixa “Come An' Get It” abre o album em um típico momento de Coverdale, com vocais bem característicos de sua carreira. A faixa possui um ótimo riff e prepara o ouvinte para o que está por vir.

Em “Hot Stuff” o destaque é quase total para a aula de teclado de Jon Lord, bem ao estilo que adotava no Deep Purple, sendo o solo do tecladista formidável. Uma faixa que teve menos repercussão na carreira da banda que merecia.

“Don’t Break My Heart Again” é uma das melhores músicas que se encontra na discografia do Whitesnake, presença mais que obrigatória em seus shows. A faixa foi responsável direta pelo sucesso do álbum.

A música possui um ritmo praticamente constante, com uma levada simples, mas contagiante. O riff funciona perfeitamente, embora suas linhas sejam bem simples. O vocal é muito bom, com clara influência blues e é ajudado por um dos refrãos mais cativantes do Hard Rock.

“Don’t Break My Heart Again” foi um dos dois singles lançados provenientes do álbum. Ele alcançou uma posição top 20 na parada britânica.

“Child Of Babylon” é uma das melhores faixas do álbum e conta com um belíssimo solo executado pelo guitarrista Bernie Marsden.  “Girl” é uma faixa bem ao estilo do Deep Purple da era Coverdale, enquanto “Hit An' Run” é uma faixa com a clássica sonoridade dos primeiros anos do Whitesnake.

“Would I Lie To You” foi o outro single lançado para promover o álbum. Alcançou uma posição top 40 na parada britânica. Um rock simples, com a letra de conteúdo mais sexual e bem inteligente de Coverdale. É um dos pontos altos do álbum.

Também merece destaque a faixa que encerra o álbum, “Till The Day I Die”. A faixa começa com um violão tocado de maneira envolvente, ao melhor estilo de “Soldier Of Fortune”, do Deep Purple. Mas a música se transforma em sua metade para um grande rock com direito a um solo muito inspirado do tecladista Jon Lord.

Come An' Get It alcançou a segunda posição na parada britânica e consolidou o sucesso do Whitesnake na Europa, especialmente no Reino Unido. Mesmo com este sólido brilho, o álbum passou totalmente despercebido nos Estados Unidos.

Em 1982, o Whitesnake teve uma parada devido a David Coverdale ter sua atenção voltada para sua filha que estava doente. Quando resolve voltar à ativa, Coverdale reformula a banda novamente.

Portanto, Come An' Get It é o ultimo registro do Whitesnake com a formação que contava com três ex-integrantes do Deep Purple cujas contribuições foram decisivas para o sucesso e solidificação da banda.

Formação:
David Coverdale – Vocal
Micky Moody – Guitarra, Backing Vocals
Bernie Marsden – Guitarra, Backing Vocals
Jon Lord – Teclado
Neil Murray – Baixo
Ian Paice – Bateria

Faixas:
01. Come an' Get It (D. Coverdale) - 3:59
02. Hot Stuff   (D. Coverdale/M. Moody) - 3:22
03. Don't Break My Heart Again (D. Coverdale) - 4:03
04. Lonely Days, Lonely Nights (D. Coverdale) - 4:16
05. Wine, Women An' Song (D. Coverdale/M. Moody/B. Marsden/N. Murray/J. Lord/I. Paice) -  3:45
06. Child of Babylon (D. Coverdale/B.  Marsden) - 4:48
07. Would I Lie to You (D. Coverdale/M. Moody/B. Marsden) - 4:29
08. Girl (D. Coverdale/B. Marsden/N. Murray) - 3:55
09. Hit an' Run (D. Coverdale/M. Moody/B. Marsden) - 3:23
10. Till the Day I Die (D. Coverdale) - 4:23

Letras:
Para o conteúdo das letras, recomendamos o acesso a: http://letras.terra.com.br/whitesnake/

Opinião do Blog:
Come An' Get It possivelmente não é considerado o melhor álbum do Whitesnake pela grande maioria de seus fãs, mas tem muitos elementos para que seja considerado um álbum clássico.

O primeiro deles é a formação da banda. Além de seu líder, o competentíssimo David Coverdale, os demais músicos são de grande gabarito. Os membros da banda M3 (Moody, Marsden e Murray) são de elevado nível e tanto o trabalho das guitarras quanto do baixo são de ótima qualidade. Isso sem mencionar os dois ex-integrantes do Deep Purple. Jon Lord dispensa maiores comentários e Ian Paice é um ótimo baterista.

Outro ponto é a importância do álbum para a banda. Ele não só solidificou os bons resultados obtidos com os lançamentos de Ready An' Willing e Live... In The Heart Of The City, como fez a banda subir mais degraus rumo ao reconhecimento mundial, principalmente dentro de seu país.

O álbum ainda apresenta a ótima faixa ‘Don’t break My Heart Again’, um grande clássico da banda e é o último trabalho com a sonoridade Hard Rock Bluesy, característica dos primórdios do Whitesnake, por vezes não reconhecida, mas que tanto agrada a muitos fãs do Rock And Roll.

Por isso tudo é que Come An' Get It é um álbum clássico.

Vídeos Recomendados:

Don't Break My Heart Again, ao vivo em 2005


Would I Lie To You


Come An' Get It


0 Comentários:

Postar um comentário