22 de julho de 2011

QUEEN - NEWS OF THE WORLD (1977)



News Of The World é o sexto álbum de estúdio da banda inglesa de Rock Queen. Foi lançado no dia 28 de outubro de 1977. Foi gravado de julho a setembro de 1977, nos estúdios Basing Street e Wessex Studios, ambos em Londres, Inglaterra.

A banda havia produzido sozinha o seu álbum de estúdio anterior, A Day At The Races, de 1976. Entretanto, críticas pesadas caíram sobre a qualidade sonora do lançamento do supracitado álbum. Mesmo assim o Queen resolveu fazer a produção do que seria News Of The World, mas se precaveu colocando um assistente de produção, o produtor Mike Stone.

Pesa também o fato de A Day At The Races ter sido o álbum posterior ao clássico A Night At The Opera, de 1975. Mesmo assim, fãs e críticos elogiaram o álbum, apesar da produção do disco ter deixado a desejar.

Em 1977 o Queen já era um grande sucesso, fazendo shows durante a turnê que tiveram ingressos esgotados quase sempre, incluindo apresentações assim no Madison Square Garden, em Nova Iorque e no famoso Earls Court, em Londres.

A arte da capa do álbum foi feita pelo artista norte-americano Frank Kelly Freas. Na verdade, Frank havia feito uma arte para ilustrar a história chamada “The Gulf Between” e a imagem contava com um robô gigante e inteligente segurando o corpo de um homem morto. Roger Taylor possuía uma edição da revista Austounding Science Fiction, que continha esta imagem.

A banda, então, resolveu convidar Frank para fazer a capa de seu álbum, modificando a imagem, substituindo o corpo do homem morto pelos quatro membros da banda. Freas assumiu que era fã de música clássica e não conhecia o Queen, mas que ouviu o som da banda para fazer a arte e acabou gostando.

O álbum é aberto por um dos maiores clássicos da história da música. Mesmo para quem não gosta de rock é possível que já tenha ouvido “We Will Rock You”.

A música foi composta por Brian May, inspirado por um acontecimento em um show em 1977 durante a turnê britânica, no Stafford’s Bingley Hall. Quando a banda saiu do palco, o público pediu o “biss” cantando “You’ll Never Walk Alone”, o que deixou May emocionado.

Assim, May achava que o Queen poderia criar uma canção com o mesmo poder para contagiar todo o público, que exigiria participação daqueles que estão assistindo à apresentação e mais, tornando-se efetivamente parte do espetáculo.

Lançada como single juntamente com “We Are The Champions” nos Estados Unidos, alcançou a posição número quatro na parada americana.

Incontáveis são os covers já feitos da canção, assim como foi usada como trilha sonora de filmes, séries, comerciais, vídeo games, enfim. Assim como sua clássica introdução que conta com palmas também foi usada para as mais diversas finalidades.

Conjugada a “We Will Rock You”, quase como parte ou continuação desta, está “We Are The Champions”. Bem, se você já assistiu a qualquer final de competição esportiva a partir dos anos oitenta, você já ouviu esta música pelo menos uma vez.

Segundo Mercury, a canção estava composta desde 1975, mas só foi gravada em 1977. Sua inspiração para compor este clássico foram partidas de futebol.

Enquanto lançada como single, alcançou o número 2 na parada britânica. Foi número 4 na parada dos Estados Unidos, lançada em conjunto com “We Will Rock You”, como dito anteriormente.

Foi gravado um vídeo para promover a música, no New London Theatre, em 6 de outubro de 1977. Um fã clube da banda foi convidado para a gravação e cada um dos membros ganhou um single. Após a filmagem, o Queen fez um show para os fãs.

É outra música que tem inúmeras versões cover, faz parte de trilhas de diversos filmes, principalmente aqueles cujas histórias passam por esportes. Também é trilha de diferentes séries de televisão e vídeo games.

“Sheer Heart Attack” foi parcialmente composta em 1974, para o álbum de mesmo nome. Composta por Roger Taylor, ele mesmo a cantou na versão demo, mas para a gravação do álbum a banda decidiu que era melhor Freddie Mercury assumir os vocais, e Taylor cantou os refrãos. A banda alemã de Heavy Metal Helloween fez uma versão desta música.

Outro destaque do álbum é a faixa “Spread Your Wings”, composta pelo baixista John Deacon. O piano na faixa é tocado por Freddie Mercury que também faz uma apresentação vocal soberba.

Um vídeo foi feito para promover a faixa, filmado na casa de Roger Taylor, durante o inverno rigoroso e com a banda tocando na neve. Uma curiosidade é que Brian May ficou com medo do tempo congelante danificar sua guitarra “Red Special”. No vídeo ele toca uma réplica da guitarra original.

“Spread Your Wings” também foi lançada no formato single para promover o álbum. A banda de Heavy Metal alemã Blind Guardian fez um cover para esta belíssima faixa.

“Sleeping On The Sidewalk” é uma ótima canção do álbum, um ótimo ‘blues rock’. A canção foi composta e cantada por Brian May, que, supostamente, fez a canção inspirado na banda americana ZZ Top. Brian afirmou que a faixa foi gravada em uma única tomada, com exceção do vocal. É uma das poucas faixas do Queen que não possui participação do vocalista Freddie Mercury.

“It’s Late” é outra excelente faixa do álbum. Tem uma levada bastante bluesy na guitarra, com ótima atuação de Mercury nos vocais, como de costume. A música foi composta por Brian May, que a concebeu com a ideia de dar à canção um formato como uma peça de três atos, no que foi bem sucedida.

“It’s Late” foi lançada no formato de single e alcançou a posição 72 na parada americana.

Fecha o álbum a canção “My Melancholy Blues”. Composta por Mercury e, a despeito do nome, é mais associada a uma canção de Jazz. Não há guitarras nesta faixa, assim como backing vocals.

Após o lançamento do álbum, o Queen iniciou a News Of The World Tour, em outubro de 1977. Os shows receberam excelentes críticas da mídia especializada.

News Of The World foi extremamente bem sucedido nas paradas americana e britânica. Foi terceiro lugar nos Estados Unidos e quarto no Reino Unido.

Formação:
Freddie Mercury: Vocal, Piano, Percussão

Brian May: Guitarra, Violão, Backing Vocals, Vocal em "All Dead, All Dead" e "Sleeping on the Sidewalk", Percussão

Roger Taylor: Bateria, Percussão, Backing Vocals, Vocal em "Sheer Heart Attack" e "Fight from the Inside”.

John Deacon: Baixo

Faixas:
01. We Will Rock You (May) - 2:01
02. We Are the Champions (Mercury) - 2:59
03. Sheer Heart Attack (Taylor) - 3:26
04. All Dead, All Dead (May) - 3:10
05. Spread Your Wings (Deacon) - 4:34
06. Fight from the Inside (Taylor) - 3:03
07. Get Down, Make Love (Mercury) - 3:51
08. Sleeping on the Sidewalk (May) - 3:06
09. Who Needs You (Deacon) - 3:05
10. It's Late (May) - 6:26
11. My Melancholy Blues (Mercury) - 3:29

Letras:
Para o conteúdo das letras, recomendamos o acesso a: http://letras.terra.com.br/queen/

Opinião do Blog:
Vários fatos impressionam bastante quando se fala dos britânicos do Queen.

O primeiro deles é a criatividade da banda, permitindo que os músicos conseguissem passar por diversas sonoridades diferentes dentro de um álbum e, por vezes, dentro de uma mesma canção. Sim, o rock era quase sempre a base, mas a banda nunca temeu flertar com diferentes estilos musicais.

Outro fato relevante é que todos os membros da banda eram compositores de talento e quando se estuda a discografia da banda, nota-se que os grandes sucessos foram compostos por diferentes membros do Queen, algo que é não é assim tão comum.

Também é importante ressaltar a qualidade dos músicos. May é um grande guitarrista, Deacon e Taylor foram ótimos e Mercury era um dos maiores vocalistas de todos os tempos, não importando de que estilo esteja se falando. Sem dúvidas, uma das mais belas vozes de que se têm conhecimento.

News Of The World trouxe ao planeta duas das músicas mais conhecidas da modernidade e não se importa de que estilo esteja se tratando. Quem já ouviu “We Will Rock You” ou “We Are The Champions”, quando ouvi-las pela segunda vez, as reconhecerá de imediato. E não é somente isso: o álbum está repleto de boa música.

Portanto, é um álbum mais que recomendado, para quem já é fã, ou para quem quer começar a conhecer a banda.

Vídeos Recomendados:

We Will Rock You


We Are The Champions, ao vivo


Spread Your Wings


It's Late


0 Comentários:

Postar um comentário