13 de julho de 2019

ELTON JOHN - ELTON JOHN (1970)



Elton John é o segundo álbum de estúdio do músico britânico de mesmo nome, obviamente, Elton John. Seu lançamento oficial aconteceu em 10 de abril de 1970, pelo selo independente DJM Records. As gravações ocorreram entre novembro de 1969 e janeiro de 1970, no Trident Studios, em Londres, na Inglaterra. A produção ficou por conta de Gus Dudgeon.

Finalmente o grande músico britânico Sir Elton John aparece no Rock: Álbuns Clássicos. Como de costume, vai-se apresentar os fatos que se antecederam ao lançamento do álbum aqui em questão.


Primeiros Anos

Elton Hercules John, cujo nome de batismo era Reginald Kenneth Dwight, nasceu em 25 de março de 1947, em Pinner, na Inglaterra.

Elton era o filho mais velho de Stanley Dwight e filho único de Sheila Eileen, sendo criado por seus avós maternos, em Pinner. Seus pais se casaram em 1945, quando a família se mudou para uma casa geminada próxima.

Elton estudou na Pinner Wood Junior School, na Reddiford School e na Pinner County Grammar School, até a idade de 17 anos, quando ele interrompeu seus estudos para seguir uma carreira na indústria da música.

Quando Elton começou a considerar seriamente uma carreira na música, seu pai, o qual serviu como tenente de voo na Royal Air Force, tentou guiá-lo em direção a uma carreira mais convencional, como o setor bancário.

Anos depois, John afirmou que suas fantasias e performances no palco eram sua maneira de se libertar depois de uma infância tão restritiva.

Ambos os pais de John eram musicalmente inclinados, tendo o pai sido um trompetista com a Bob Millar Band, uma banda semi-profissional que tocava em danças militares. Além disso, os Dwights eram grandes compradores de discos, expondo o filho aos cantores e aos músicos populares da época, e John lembra-se de ter sido imediatamente ligado ao rock quando sua mãe trouxe para casa discos de Elvis Presley e Bill Haley & His Comets, em 1956.

Elton John começou a tocar o piano de sua avó quando era jovem e em um ano sua mãe o ouviu reproduzir “The Skater's Waltz”, de Winifred Atwell, de ouvido. Depois de se apresentar em festas e reuniões de família, aos 7 anos, ele começou aulas formais no instrumento.

Elton mostrou aptidão musical na escola, incluindo a capacidade de compor melodias, e ganhou alguma notoriedade por tocar como Jerry Lee Lewis na escola. Na idade de 11 anos, ganhou uma bolsa de estudos para a Royal Academy of Music. Segundo um de seus instrutores, John prontamente reproduziu, como um ‘disco de gramofone’, uma obra de quatro páginas de George Frideric Handel que ele ouviu pela primeira vez. (Nota do Blog: A Royal Academy of Music, em Londres, Inglaterra, é o mais antigo conservatório do Reino Unido, fundado em 1822 por John Fane e Nicolas-Charles Bochsa).

Nos cinco anos seguintes, John assistiu às aulas de sábado na Academia, no centro de Londres, e declarou que gostava de interpretar Frédéric Chopin e Johann Sebastian Bach e, também, de cantar no coral durante as aulas de sábado, mas que não era um estudante diligente.

Ele afirmou: “Eu meio que me ressenti de ir para a Academia. Eu era uma daquelas crianças que podiam apenas fugir sem praticar e ainda passar, (com) as notas raspando”.

Ele alegou que às vezes faltava às aulas e passeava pelo metrô de Londres. Vários instrutores testemunharam que ele era um ‘estudante modelo’ e, durante os últimos anos, estava tendo aulas com um professor particular, além de suas aulas na Academia.

A mãe de Elton John, embora também rigorosa com o filho, era mais animada do que o marido e tinha um espírito livre. Com Stanley Dwight desinteressado em seu filho e muitas vezes fisicamente ausente, John foi criado principalmente por sua mãe e avó materna.

Quando seu pai estava em casa, os Dwights teriam argumentos terríveis que afligiam muito seu filho. Quando John tinha 14 anos, eles se divorciaram. Sua mãe então se casou com um pintor local, Fred Farebrother, um padrasto atencioso e solidário a quem John carinhosamente se referia como ‘Derf’, seu primeiro nome ao contrário.

Eles se mudaram para o apartamento No. 1A, em um prédio com oito unidades, chamado Frome Court, não muito longe dos dois lares anteriores. Foi lá que John escreveu músicas que lançaram sua carreira como estrela do rock; ele morou lá até ter quatro álbuns simultaneamente no Top 40 americano.

Aos 15 anos, com a ajuda da mãe e do padrasto, Reginald Dwight tornou-se pianista de fim de semana em um pub próximo, o Northwood Hills Hotel, tocando de quinta a domingo à noite.

Elton, em 1970

Conhecido simplesmente como ‘Reggie’, ele tocava uma série de músicas populares, incluindo canções de Jim Reeves e Ray Charles, bem como composições próprias. Uma breve temporada com um grupo chamado Corvettes completou seu tempo.

Bluesology

Em 1962, Dwight e seus amigos formaram uma banda chamada Bluesology. De dia, ele fazia recados para uma editora de música; dividindo suas noites entre shows solo em um bar de hotel, em Londres, e trabalhando com o Bluesology.

Em meados da década de 1960, a Bluesology estava apoiando músicos americanos de soul e R&B, como Isley Brothers, Major Lance e Patti LaBelle and the Bluebelles. Em 1966, o grupo se tornou banda de apoio do músico Long John Baldry, e tocou 16 vezes no famoso Marquee Club.

Bernie Taupin

Em 1967, Dwight respondeu a um anúncio na revista britânica New Musical Express, colocado por Ray Williams, então o gerente de A&R da Liberty Records. Em sua primeira reunião, Williams deu a Dwight um envelope fechado de letras escritas por Bernie Taupin, o qual havia respondido ao mesmo anúncio.

Dwight escreveu músicas para as letras e depois as enviou para Taupin, iniciando uma parceria que mudaria a vida de ambos. Quando os dois se conheceram, em 1967, eles gravaram o que viria a ser a primeira música de Elton John/Bernie Taupin: “Scarecrow”.

Seis meses depois, Dwight estava usando o nome ‘Elton John’ em homenagem a dois membros do Bluesology: o saxofonista Elton Dean e o vocalista Long John Baldry. Seu nome foi legalmente mudado para Elton Hercules John, em 7 de janeiro de 1972.

A equipe formada por Elton John e Bernie Taupin se juntou à DJM Records, de Dick James, como compositores, em 1968, e, nos dois anos seguintes, escreveu material para vários artistas, entre eles Roger Cook e Lulu.

Taupin escrevia um lote de letras em menos de uma hora e dava a John, o qual compunha música para elas em meia hora, descartando as letras se não conseguisse chegar a nada rapidamente. Por dois anos, eles escreveram músicas de fácil compreensão para James as vender para cantores.

A produção inicial incluiu um concorrente do Reino Unido para o Eurovision Song Contest, de 1969, para Lulu, chamada “I Can't Go On (Living Without You)”.

Em 1969, John tocou piano para Roger Hodgson em seu primeiro single lançado, “Mr. Boyd” de Argosy, um quarteto que foi completado por Caleb Quaye e Nigel Olsson.

A conselho do editor musical Steve Brown, John e Taupin começaram a escrever canções mais complexas para que John as gravasse pela DJM.

A primeira foi o single “I've Been Loving You” (1968), produzida por Caleb Quaye, ex-guitarrista do Bluesology. Em 1969, com Quaye, o baterista Roger Pope e o baixista Tony Murray, John gravou outro single, “Lady Samantha”, e um álbum, Empty Sky.

Empty Sky

Em 6 de junho de 1969, era lançado Empty Sky, o álbum de estreia da carreira de Elton John.

Mais Elton

Gravado durante o inverno de 1968 e a primavera de 1969 (estações do hemisfério norte) em um estúdio da DJM de 8 faixas, Empty Sky é o único álbum no começo da carreira de John que não foi produzido por Gus Dudgeon, mas dirigido pelo amigo Steve Brown. O disco foi lançado no Reino Unido em estéreo e mono, sendo este último um item raro e de colecionador.

John toca cravo em várias faixas, incluindo “Skyline Pigeon”, a qual John descreveu como sendo “a primeira música com a qual Bernie e eu nos empolgamos quando a escrevemos”.

Para as gravações, John usou músicos que eram amigos dele ou de Brown. O guitarrista Caleb Quaye e o baterista Roger Pope, ambos membros da banda Hookfoot na época, tocaram em muitas das faixas. (Quaye e Pope voltariam a John alguns anos depois, como parte de seu grupo de estúdio e da banda de turnê por trás do Rock of the Westies, em 1975, e do Blue Moves, em 1976).

Tony Murray, do The Troggs, tocou baixo. Empty Sky é a primeira aparição de Nigel Olsson, que tocou bateria em “Lady What's Tomorrow?”, membro do Plastic Penny e do Spencer Davis Group.

Também está listado nos créditos de produção Clive Franks, que mais tarde produziria o som ao vivo de John em concerto, bem como, ocasionalmente, coproduziria com John álbuns como A Single Man e 21 at 33. O design original da capa foi feito por David Larkham.

O disco só seria lançado nos Estados Unidos em 1975. Empty Sky não fez sucesso no Reino Unido, há época de seu lançamento, mas continha ao menos uma canção memorável como “Skyline Pigeon”.

Elton John, o álbum

Já em novembro de 1969, Elton John adentrava o Trident Studios, em Londres, na Inglaterra, para iniciar a gravação de seu segundo álbum, Elton John.

Este foi o primeiro de uma série de álbuns do John produzidos por Gus Dudgeon. Como Dudgeon relembrou em uma entrevista à revista Mix, o álbum não pretendia lançar Elton como artista, mas sim uma coleção de demos polidas para que outros artistas considerassem gravar as músicas da dupla John-Taupin.

Uma série de músicos foram contatados para realizarem as gravações do disco. Na seção formação, abaixo, o leitor poderá conferi-los.

Vamos às faixas:

YOUR SONG

"Your Song" é uma canção belíssima. O piano tocado por Elton só não é mais tocante que sua própria interpretação vocal. Tudo é complementado por uma orquestração a qual ressalta a melodia comovente da faixa. Um clássico!

A letra é um exemplo de metalinguagem:

If I was a sculptor, but then again, no
Or a man who makes potions in a travelling show
I know it's not much, but it's the best I can do
My gift is my song and this one's for you



“Your Song” é um clássico de Elton John.

A canção foi lançada como single e atingiu a excelente 7ª posição na principal parada britânica desta natureza, conquistando a ótima 8ª colocação em sua correspondente norte-americana.

Taupin escreveu a letra da música depois do café da manhã, no telhado da 20 Denmark Street, em Londres, onde John trabalhou para uma editora musical como office boy, daí o verso “Eu sentei no telhado e tirei o musgo”.

O foco instrumental está no trabalho de piano de John, influenciado por Leon Russell, junto com o violão acústico de Paul Buckmaster e uma seção rítmica embaralhada.

As letras expressam os pensamentos românticos de uma pessoa inocente. John canta uma letra de canção de amor direta.

“Your Song” foi a inspiração para a música “We All Fall Love in Sometimes”, presente em outro álbum de John, Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy, de 1975.

"Your Song" foi lançada pela primeira vez pela banda de rock americana Three Dog Night em março de 1970, em seu terceiro álbum de estúdio, It Ain't Easy. John foi um ato de abertura para o grupo, na época, e permitiu que a gravassem. O conjunto não a lançou como single, já que queria deixar John, então um artista promissor, seguir em frente.

A música foi elogiada pelos críticos no seu lançamento e nos anos subsequentes. Escrevendo para o NME, naquela época, Derek Johnson escreveu: “A música em si é brilhante e estranhamente assombrosa, a pontuação é suave e delicada e o desempenho é sintomático de uma nova era de ídolos pop”.

Bill Janovitz, do AllMusic, descreveu a faixa como uma “música quase perfeita”.

Em uma entrevista de 1975, para a revista americana Rolling Stone, John Lennon relembrou:

“Lembro de ouvir 'Your Song', de Elton John, ouvi nos EUA - foi um dos primeiros grandes sucessos de Elton - e lembro de pensar: Ótimo, essa é a primeira novidade que aconteceu desde que nós (os Beatles) aconteceu. Foi um passo à frente. Havia algo em seu vocal que foi uma melhoria em todos os vocais ingleses até então. Fiquei satisfeito com isso”.

John Mendelsohn, da mesma Rolling Stone, chamou a música de “balada bonita de McCartney”.

Em 2002, John regravou a música como um dueto com o cantor de ópera Alessandro Safina, para o primeiro teleton de caridade Sport Relief, e alcançou o número quatro no Reino Unido.

John tocou “Your Song” em quase todas as performances ao vivo durante sua carreira solo, e lançou várias versões ao vivo, incluindo com sua banda, solo no piano e com orquestra. Uma versão notável foi durante o seu concerto no Central Park, em 1980, quando o cantor estava vestido como Pato Donald.

Em 1998, “Your Song” foi introduzida no Grammy Hall of Fame. Em 2004, a música foi colocada no número 137 da lista da revista Rolling Stone de As 500 melhores canções de todos os tempos, bem como na sua lista de 2010.

A música foi regravada por vários artistas, incluindo Ellie Goulding, cuja versão alcançou o número dois na parada britânica, no final de 2010; Lady Gaga e Rod Stewart também a gravaram. A música também foi cantada por Ewan McGregor no filme musical Moulin Rouge!



I NEED YOU TO TURN TO

Um dos destaques desta curta, mas bela música é a harpa tocada por Skaila Kanga. Há um toque épico que torna a composição ainda maior.

A letra possui valor romântico:

Did you paint your smile on when I said I knew
That my reason for living was for loving you
We're related in feeling, but you're high above
You're pure and you're gentle, with the grace of a dove



TAKE ME TO THE PILOT

"Take Me to the Pilot" possui um inegável toque da música sulista norte-americana, com um misto de Blues e Soul, que a torna ainda mais envolvente.Claro, os vocais de John são precisos e funcionam perfeitamente.

A letra possui um caráter enigmático:

If you feel that it's real I'm on trial
And I'm here again in your prison
Like a coin in your mint
I am dented and I'm spent with that treason

Muitos - incluindo o próprio Elton John – pensam que a letra da canção é enigmática e incompreensível.

O letrista Bernie Taupin admitiu não saber o que as letras da música representam, comparando seu estilo de escrita em "Pilot" ao de poetas como “Baudelaire e Rimbaud ... (que) apenas juntaram as coisas e foram 'Uau! Isso soa bem'”.

As letras possuem muitos elementos: traição, política ou pessoal; a ilusão de perigo; e destemor ao desconhecido. De acordo com Elton, esta e outras músicas gravadas durante esse período foram inspiradas nos livros de ficção científica que Bernie estava lendo na época.

A dupla country Brothers Osborne gravou um remake da canção para o álbum de tributo, de 2018, Restoration: Reimagining the Songs of Elton John e Bernie Taupin.



NO SHOE STRINGS ON LOUISE

Até mesmo a interpretação utilizada nesta música, por Elton, lembra bastante a abordagem musical de Mick Jagger. O baixo é bem presente e a pegada Bluesy, com um leve toque Country, torna a faixa muito pegajosa, no melhor sentido do termo.

A letra brinca com possíveis contradições:

Lady love rides a big red Cadillac
Buys the hoedown show salt and beans
Goes to church to pray for Lucifer
She milked the male population clean

A música “No Shoe Strings on Louise” foi planejada (como homenagem ou paródia) para soar como uma faixa de Mick Jagger.



FIRST EPISODE AT HIENTON

Esta é uma composição mais intimista, com uma musicalidade mais contida e até, porque não, mais tristonha. Isto não impede que a música se apresente muito bonita e comovente.

A letra mistura juventude e coragem:

For the quadrangle sang to the sun
And the grace of our feeling
And the candle burned low as we talked of the future
Underneath the ceiling
There were tears in the sky
And the clouds in your eyes were just cover
For your thighs were the cushions
Of my love and yours for each other
The songs still are sung
It was fun to be young
But please don't be sad where `ere you are



SIXTY YEARS ON

Colin Green faz um excelente trabalho na guitarra, especialmente na introdução de "Sixty Years On", uma faixa com um clima mais contido e bucólico. As orquestrações preenchem o sentimento de despedida. Brilhante!

A letra faz menção à finitude da vida:

Yes I'll sit with you and talk let your eyes relive again
I know my vintage prayers would be very much the same
And Magdelena plays the organ, plays it just for you
Your choral lamp that burns so low when you are passing through



BORDER SONG

"Border Song" é uma belíssima balada e isto a torna uma perfeita amostra dos melhores momentos de Elton John. Novamente, tanto a sua forma de tocar o piano como de cantar, com um toque Soul/Blues, fazem da composição um espetáculo.

A letra fala sobre alienação:

Holy Moses I have been deceived
Now the wind has changed direction and I'll have to leave
Won't you please excuse my frankness but it's not my cup of tea
Holy Moses I have been deceived


“Border Song” foi o primeiro single lançado para promoção do álbum. Sem fazer sucesso no Reino Unido, foi mais bem-sucedida na América do Norte, onde o formato foi lançado alguns meses depois. Atingiu a 92ª posição da parada norte-americana desta natureza, conquistando a 34ª colocação na correspondente canadense.

John disse que a canção é sobre a alienação que Taupin sentia em Londres e sobre a cidade naquela época, incluindo seu desejo de voltar para casa o mais rápido que pudesse. Alguns acreditam que a música está falando contra o fanatismo.

Dorothy Morrisson regravou a canção em seu álbum Brand New Day e, ninguém menos que Aretha Franklin, também a lançou em seu disco Young, Gifted and Black. Inclusive, Elton John e Aretha Franklin cantaram juntos a música no especial de Franklin, chamado Duets, de 1993.



THE GREATEST DISCOVERY

Esta canção apresenta orquestrações que transmitem um tom épico até que John faça mais uma interpretação vocal brilhante, cantando maravilhosamente bem. Mais um momento comovente do trabalho.

A letra fala sobre a chegada de um novo membro da família:

In those silent happy seconds
That surround the sound of this event
A parent smile is made in moments
They have made for you a friend
And all you ever learned from them
Until you grew much older
Did not compare with when they said
This is your brand new brother



THE CAGE

"The Cage" possui muito mais balanço e mais swing, em uma faixa dançante e contagiante. Um Rock com forte influência do Blues, contando com um baixo pulsante e excelentes vocais de Elton. Música simplesmente incrível!

A letra fala sobre prisões da vida real:

But I'm damned when I really care there
For the cellar's the room in your lives
Where you lace yourself with bad whiskey
And close the cage doors on your life



THE KING MUST DIE

A décima - e última - faixa de Elton John é "The King Must Die". O trabalho se encerra com outra canção muito emocionante. Indispensável mencionar o soberbo trabalho que Elton faz ao cantar esta música de forma totalmente sensacional!

A letra fala sobre mudanças:

And if my hands are stained forever
And the altar should refuse me
Would you let me in, would you let me in, would you let me in
Should I cry sanctuary



Considerações Finais

Indubitavelmente, Elton John foi o importante passo inicial para o sucesso da carreira do músico britânico de mesmo nome.

Elton, em show em 1970
O álbum atingiu a incrível 4ª posição da principal parada norte-americana desta natureza, conquistando a não menos impressionante 5ª colocação em sua correspondente britânica. Além disso, ficou com o 2º, o 4º e também o 4º lugares das paradas de Holanda, Canadá e Austrália, respectivamente.

Outro demonstrativo da importância e categoria do álbum Elton John foram suas 2 indicações para o importante prêmio Grammy Awards, de 1971, nas categorias “Álbum do Ano” e “Melhor Performance Vocal Pop – Masculino”, embora não tenha saído vencedor em nenhuma delas.

O famoso crítico musical Robert Christgau deu uma nota ‘B’ ao disco. Stephen Thomas Erlewine, do site AllMusic, dá ao trabalho uma nota 4,5 (de 5), atestando: “As composições de John e Bernie Taupin se tornaram mais imediatas e bem sucedidas; em particular, a música de John tornara-se mais nítida e diversificada, resgatando as letras freqüentemente nebulosas de Taupin. “Take Me to the Pilot” pode não fazer muito sentido liricamente, mas John teve o bom senso de fundamentar suas palavras intencionalmente enigmáticas com uma melodia cativante baseada em blues. Ao lado do crescente senso de composição, a mudança mais notável em Elton John é a adição dos grandiosos arranjos de cordas de Paul Buckmaster”.

Por fim, Erlewine conclui: “Embora haja algumas músicas subdesenvolvidas, Elton John continua sendo um de seus melhores álbuns”.

Em 2003, o álbum ficou na 468ª posição na lista da revista Rolling Stone com os 500 maiores álbuns de todos os tempos. Em 27 de novembro de 2012, foi introduzido no Grammy Hall of Fame como um álbum o qual exibe “significado qualitativo ou histórico”.

Apoiado pelo ex-baterista do Spencer Davis Group, Nigel Olsson, e pelo baixista Dee Murray, o primeiro show norte-americano de Elton John aconteceu no famoso Troubadour, em Los Angeles, em agosto de 1970, e foi um sucesso.

Dando sequência ao sucesso, ainda em outubro de 1970, John lançaria seu terceiro álbum de estúdio, o fabuloso Tumbleweed Connection.



Formação:
Elton John - Piano, Vocal, Cravo (02)
Diana Lewis - Sintetizador Moog (05, 09)
Brian Dee - Órgão (06, 07)
Frank Clark - Violão (01), Contrabaixo (10)
Colin Green - Guitarra adicional (01, 07), Violão espanhol (06)
Clive Hicks - Guitarra de doze cordas (01), Guitarra-base (04), Guitarra (07, 08, 10), Violão (09)
Roland Harker - Violão (02)
Alan Parker - Guitarra-base (03)
Caleb Quaye - Guitarra (03, 04, 05), Guitarra adicional (09)
Dave Richmond - Baixo (01, 07, 08)
Alan Weighall - Baixo (03, 04, 09)
Les Hurdle - Baixo (10)
Barry Morgan - Bateria (01, 03, 04, 07, 09)
Terry Cox - Bateria (08, 10)
Dennis Lopez - Percussão (03, 04)
Tex Navarra - Percussão (09)
Skaila Kanga - Harpa (02, 08)
Paul Buckmaster - Violoncelo solo (08), arranjos orquestrais e maestro
David Katz - Orquestra
Madeline Bell, Tony Burrows, Roger Cook, Lesley Duncan, Kay Garner e Tony Hazzard - Backing Vocals (03, 04, 07, 09)
Barbara Moore - Backing Vocal, Líder do coro (07)

Faixas:
01. Your Song (John/Taupin) - 4:02
02. I Need You to Turn To (John/Taupin) - 2:35
03. Take Me to the Pilot (John/Taupin) - 3:47
04. No Shoe Strings on Louise (John/Taupin) - 3:31
05. First Episode at Hienton (John/Taupin) - 4:48
06. Sixty Years On (John/Taupin) - 4:35
07. Border Song (John/Taupin) - 3:22
08. The Greatest Discovery (John/Taupin) - 4:12
09. The Cage (John/Taupin) - 3:28
10. The King Must Die (John/Taupin) - 5:23

Letras:
Para o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a: https://www.letras.mus.br/elton-john/

Opinião do Blog:
Qualquer palavra ficaria muito sem sentido para apresentar um músico do calibre de Elton John neste humilde Blog.

Basta, apenas, ressaltar que finalmente Elton apareceu no RAC e com um álbum simplesmente espetacular.

Com um senso melódico extraordinário, a abordagem musical de Elton John completa perfeitamente as letras desafiadoras de Bernie Taupin. Tudo é engrandecido pelo timaço de músicos que suplementam as canções.

Destaque, claro, para as orquestrações arranjadas por Paul Buckmaster, capazes de valorizarem cada momento de um disco profundo e recheado de emoções. O tom épico nunca é exagerado e nem desnecessário. Obviamente, nada seria eficiente se Elton John não fosse magnífico tanto ao piano quanto ao cantar de forma comovente.

Portanto, o álbum Elton John só possui músicas belíssimas e envolventes. O disco passa rapidamente durante sua leve audição. "The Cage", "Border Song" e "Your Song" são as favoritas.

Enfim, ainda bem que o RAC pode trazer um músico espetacular como Elton John e este álbum maravilhoso para comemorar seus 8 anos de existência. Se o leitor não conhece este Elton John, vá correndo fazê-lo. Um disco obrigatório!

5 comentários:

  1. Grande homenagem do blog á um dos meus artistas favoritos da música mundial, o ícone-mor do pop britânico: Elton John. Dono de uma obra de altíssima qualidade e de um reconhecimento indescritível que até hoje desfruta, o cara é simplesmente sinônimo de muito boa música. Mesmo com todos esses elogios de minha parte ao "artista" Elton John (não vou entrar em detalhes sobre sua vida pessoal), não tenho grande predileção por suas primeiras obras incluindo este segundo disco dele, do qual destaco a famosa "Your Song" que ganhou grandes releituras de vários artistas como Rod Stewart, Ellie Goulding, Lady Gaga, Boyce Avenue, Christina Grimmie e Billy Paul (a versão dele também é clássica).

    Acho que para começar a ouvir a obra de Elton John com mais afinco e profundidade, o disco mais indicado aos leigos é Goodbye Yellow Brick Road (1973), não por ser o mais vendido de sua carreira e por conter nele o que muitos chamam de seus maiores hits de sucesso, mas por mostrar todas as características que fizeram do músico/cantor/compositor o que ele é desde sempre: um dos maiores gênios musicais do nosso tempo. Mas enfim, esta é uma boa oportunidade para conhecermos um pouco mais da história de Elton John ainda no comecinho de sua carreira (que só se consolidaria em 1973 com o lançamento de Goodbye Yellow Brick Road), e seu segundo disco aqui resenhado era a confirmação de que ele estava chegando realmente para ficar e fazer história na música mundial.

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    1. Obrigado pelo comentário, Igor. Permita-me discordar, muito respeitosamente, embora concorde que o álbum mais emblemático de Elton seja Goodbye Yellow Brick Road. Eu gosto bem mais dos primeiros discos do Elton e realmente penso que são os mais relevantes, mesmo que comercialmente talvez não sejam os expoentes.

      Depois de Goodbye Yellow Brick Road, pouca coisa do Elton JOhn me salta aos ouvidos. Mas é só questão de gosto mesmo, cada um com o seu.

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    2. Tudo bem, chefe... Pra dizer bem a verdade, é difícil escolher qual a melhor fase (ou disco) da carreira de Elton John, pois toda a sua discografia é de consistência e qualidade impressionantes. Obrigado pela sua generosa resposta, chefe!

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    3. Esta troca respeitosa de opiniões é sempre saudável. Obrigado por sempre participar do Site, Igor.

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