Ace of Spades é o quarto álbum de estúdios da banda britânica Motörhead. O seu lançamento oficial aconteceu em outubro de 1980, através do selo Bronze Records. As gravações ocorreram entre agosto e setembro daquele mesmo ano no Jackson's Studios, em Rickmansworth, na Inglaterra. A produção ficou a cargo de Vic Maile.
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Antecedentes
Em 1979, o Motörhead lançou dois álbuns clássicos extremamente bem-sucedidos, Overkill e Bomber, e conquistou fãs leais por meio de constantes turnês e aparições na televisão.
O estilo sonoro da banda, um “proto-thrash” feroz e barulhento, agradou igualmente aos fãs de punk e de heavy metal, mas em 1979 o escritor da Sounds, Geoff Barton, cunhou o termo "New Wave of British Heavy Metal" (NWOBHM) para classificar uma série de bandas mais novas, como Iron Maiden, Def Leppard e Saxon.
O Motörhead — uma banda que se ressentia de ser rotulada como qualquer coisa diferente de rock 'n' roll — foi colocada neste novo gênero, que influenciaria o movimento emergente do thrash metal (que incluiria bandas como Metallica e Slayer, por exemplo).
No livro de 2011 Overkill: The Untold Story of Motörhead, Joel McIver cita o vocalista e baixista Lemmy:
Gosto do Iron Maiden e do Saxon do new mob, e é basicamente isso, na verdade... Chegamos tarde demais para o primeiro movimento do metal e cedo para o próximo... O Motörhead não se encaixa em nenhuma categoria, na verdade. Não somos heavy metal direto, porque somos uma banda de rock 'n' roll, que ninguém mais sabe como comercializar.
Independentemente disso, a associação com a NWOBHM seria outro elemento positivo naquele momento e que levaria ao período comercial de maior sucesso da banda no início da então nova década.
Na verdade, a United Artists decidiu finalmente lançar o primeiro álbum "perdido" da banda nessa época sob o título On Parole, o qual havia sido gravado originalmente em 1976, mas arquivado por ser considerado “comercialmente inviável”.
Em seguida, a Big Beat, que havia assumido o catálogo da Chiswick, lançou Beer Drinkers & Hell Raisers, reunindo quatro faixas extras que a banda havia criado para seu álbum de estreia.
Outra evidência do sucesso mainstream nascente do Motörhead foi o lançamento do EP The Golden Years, em maio de 1980, pela Bronze Records, que se tornou seu lançamento de maior sucesso nas paradas até o momento, chegando ao 8º lugar.
Gravação
O Motörhead gravou Ace of Spades com o produtor Vic Maile no Jackson's Studios, em Rickmansworth, em agosto e em setembro de 1980. Maile, que havia trabalhado com nomes como Jimi Hendrix, Led Zeppelin e The Who, cruzou o caminho de Lemmy quando ele era membro do Hawkwind.
Maille, carinhosamente apelidado de "Tartaruga" pela banda (por sua semelhança com o réptil), foi fundamental para dar ao Motörhead um som mais suave na gravação, sem sacrificar sua potência bruta. Baixinho e de fala mansa, Maille estava bem preparado para lidar com o trio, notório por brigas internas e incontrolabilidade geral.
Enquanto a banda já havia contribuído na fase de mixagem, Maile assumiu a responsabilidade total aqui, com Clarke explicando que o resultado foi "você finalmente pode ouvir tudo o que está acontecendo". Sobre as apresentações, Lemmy declarou: "Vic me fez cantar em vez de apenas gritar o tempo todo", enquanto Taylor acrescentou "e ele me fez tocar de forma mais sólida".
Composição
O álbum inclui algumas das músicas mais populares da banda, incluindo "The Chase Is Better Than the Catch", "(We Are) the Road Crew" e o single de sucesso "Ace of Spades". A música "(We Are) the Road Crew" foi composta como uma homenagem aos roadies da banda.
Lemmy, que trabalhou como roadie de Jimi Hendrix e do The Nice, lembra que compôs a música "em dez minutos" e que, quando o roadie Ian "Eagle" Dobbie a ouviu, "o olho ficou marejado".
Muitas das músicas, como "Love Me Like a Reptile", "The Chase Is Better Than the Catch" e "Jailbait", fazem referências descaradas ao sexo, o que atraiu a ira de alguns críticos e de feministas.
A Capa
Assim como na música "Shoot You in the Back", a arte do Ace of Spades emprega um clássico estilo do velho oeste. Originalmente, a ideia para a capa do álbum era um tom sépia e ter pistoleiros em uma mesa de jogo, mas a banda não aprovou.
O conjunto decidiu, em vez disso, vestir-se como cowboys no deserto. As fotos "estilo deserto do Arizona" usadas na capa do álbum e no programa da turnê foram tiradas durante uma sessão de fotos em uma caixa de areia em Barnet.
Cada uma de suas roupas de cowboy foi baseada em um tipo diferente de protagonista do faroeste. Eddie foi baseado no personagem de Clint Eastwood, The Man with No Name, da Trilogia Dollars. O traje de Phil foi baseado no personagem Rio, de Marlon Brando, em One-Eyed Jacks. O traje de Lemmy foi alegado por Phil como inspirado em Bret Maverick, da série de TV Maverick. Ao contrário da crença popular, o céu não era real e foi retocado devido ao fato de estar muito nublado naquele dia.
Vamos às faixas:
ACE OF SPADES
Clássico atemporal do rock, palavras não descrevem esta canção.
A letra fala sobre jogatina:
You know I'm born to lose, and gambling is for fools
But that's the way I like it baby
I don't wanna live forever
And don't forget the Joker
A faixa foi lançada como single, atingindo a 15ª posição da principal parada britânica desta natureza.
LOVE ME LIKE A REPTILE
Música bem rápida e agressiva, mas sem tanto peso quanto à antecessora. Ainda assim brilhante.
A letra tem conteúdo sexual:
Thunder lizard, stony eye, you got me hypnotised
Hot tongue breaks in and out and I can´t believe my eyes
And your soft white belly, next to mine
Scaly baby, see you shine
Love me like a reptile, you´re murder in disguise
Black mamba, murder in disguise
SHOOT YOU IN THE BACK
Esta faixa tem a cara do Motorhead, peso e agressividade se misturam com o senso melódico do grupo.
A letra é sobre o velho oeste:
The horseman turns, the wound that burns,
The awful pain, the crimson rain,
Got realise, before he dies,
The rider wearing black,
You know he´s gonna Shoot You In The Back
LIVE TO WIN
“Live to Win” mantém o sentido de urgência da sonoridade do grupo.
A letra fala sobre persistência:
You mustn't shout it out loud
Don't create a scene
Don't indulge in being proud
That only feeds the scheme
Break down the wall
Live it up it's their time to fall
Anarchy is coming in
If you know we Live To Win
FAST AND LOOSE
Esta canção põe o pé no freio, mas sem perder nada da ferocidade do Motörhead.
A letra possui conteúdo sexual:
Two o'clock in the morinin', honey
Let me in, baby, let me in
You know me, you know I'm wired
I'm gonna stop you from feeling tired
I'm coming over and I won't be long
Just let me finish writing this song
(WE ARE) THE ROAD CREW
Caótica e insana, esta música é sensacional.
A letra homenageia os roadies da banda:
Another hotel we can burn
Another screw, another turn
Another Europe map to learn
Another truckstop on the way
Another game I learn to play
Another word I learn to say
Another bloody customs post
Another fucking foreign coast
Another set of scars to boast
We Are The Road Crew
FIRE, FIRE
“Fire, Fire” é acelerada, com ótimos vocais de Lemmy.
A letra tem conotação sexual:
Foxy, do you have a light?
Can you light me up tonight?
I'd like to see you burn me down
Why don't you let me light your fire?
Why don't you let me stoke you higher?
JAILBAIT
O peso absurdo de “Jailbait” é espetacular, com Philty Animal destruindo na bateria.
A letra tem uma conotação sexual bem, digamos, suspeita:
One look baby all I need
My decision made at lightning speed
I don´t even want to know your name
It´s enough to know you feel the same
You´re jailbait and I just can´t wait
Jailbait baby come on
DANCE
“Dance” possui um riff contagiante e ótimas guitarras de Clarke.
A letra fala sobre diversão:
If you want to feel good
If you want to feel alright
If you want to shake your stuff
Get some rock 'n' roll tonight
BITE THE BULLET
“Bite the Bullet” é mais uma verdadeira porrada no disco, mas com um senso melódico bem interessante.
A letra menciona um término de relacionamento:
Said goodbye, I left a note,
But I don't remember, just what I wrote,
The same old words, to say we're through,
Bite The Bullet, I'm leaving you
THE CHASE IS BETTER THAN THE CATCH
Esta é uma das melhores canções da discografia do Motörhead.
A letra é sobre sexo:
A little beauty, I love you madly
Come on home with me
I know you're hot, I know what you've got
You know I want to shake your tree
THE HAMMER
“The Hammer” é uma porrada que fecha o disco.
A letra fala sobre justiça:
There ain´t no way, you´ll see another day,
I´m shooting out your lights, bring you eternal night,
And your eternal tricks, begin to make me sick,
The only thing I know, is that you´ve gotta go,
Don´t try to hide, don´t look around,
Believe me, The Hammer´s gonna bring you down
Considerações Finais
O disco foi um sucesso do Reino Unido, atingindo o excelente 4º lugar na principal parada britânica de álbuns. Além disso, conquistou as posições 29ª e 37ª nas paradas de Canadá e Noruega, respectivamente.
O álbum foi descrito como "um dos melhores álbuns de metal de qualquer banda, de todos os tempos" e um "clássico do hard rock" significativamente influente.
Robert Christgau declarou: "Punks nunca acreditaram em sua jaqueta de couro e conexões indie porque o motociclista grisalho nascido para o rock de Lemmy Kilmister é metal sem o pesado - sem solos vaidosos ou besteiras secas. Recomendo a parte em que ele promete ser rápido e solto com seu último receptáculo assim que terminar a música sobre isso (não ela, claro que não), e observe que sua escrita é mais monotemática do que o necessário, sagacidade e tudo - foder só por foder pode deixar qualquer um furioso, e foder só por foder sem melodia é realmente inútil."
O AllMusic (nota 4,5 em 5) o chama de "sólido como uma rocha, ostentando vários destaques superlativos" e insiste que "merece seu legado como um clássico".
Apesar de a banda sempre se referir à sua música como rock 'n' roll, o álbum, e particularmente sua faixa-título, foram considerados entre os mais influentes no desenvolvimento do thrash metal. A faixa-título é, para muitos, o hino definitivo do Motörhead.
O álbum está no livro "1001 Álbuns que Você Precisa Ouvir Antes de Morrer". Em 2020, foi classificado em 408º lugar na lista dos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos da Rolling Stone.
A Bronze Records comemorou seu status de disco de ouro no Reino Unido com uma prensagem de uma edição limitada do álbum em vinil dourado.
O
Motörhead fez uma aparição no Top of the Pops em novembro
daquele ano com "Ace of Spades", e entre 22 de outubro e 29
de novembro, a banda realizou sua turnê "Ace Up Your Sleeve"
pelo Reino Unido com apoio de Girlschool e do Vardis, e também fez
uma aparição como convidado no programa infantil Tiswas, da ITV, em
8 de novembro.
Para coincidir com o lançamento de Ace of Spades, a Big Beat, que havia herdado o catálogo da Chiswick Records, reuniu quatro faixas não utilizadas das sessões do Escape Studios em 1977 e as lançou como Beer Drinkers e Hell Raisers, que alcançaram a 43ª posição na parada de singles do Reino Unido em novembro.
Iron Fist, o quinto álbum de estúdios do Motörhead, seria lançado em 1982.
Formação:
Lemmy – Vocal, Baixo
"Fast" Eddie Clarke – Guitarras
Phil "Philthy Animal" Taylor – Bateria
Faixas:
Todas as faixas creditadas aos 3 membros do Motörhead.
01. Ace of Spades - 2:48
02. Love Me Like a Reptile - 3:23
03. Shoot You in the Back - 2:39
04. Live to Win - 3:37
05. Fast and Loose - 3:23
06. (We Are) the Road Crew - 3:13
07. Fire, Fire - 2:44
08. Jailbait - 3:33
09. Dance - 2:38
10. Bite the Bullet - 1:38
11. The Chase Is Better Than the Catch - 4:18
12. The Hammer - 2:48
Letras:
Para o conteúdo completo das letras recomenda-se o acesso a:
https://genius.com/albums/Motorhead/Ace-of-spades
Opinião do Blog:
Este espaço é grande fã de todo o legado de Lemmy Kilmister e do Motörhead.
Ace of Spades é um dos grandes álbuns, não apenas do Motörhead, mas do Rock/Heavy em geral. Trata-se de um trabalho que personifica toda a categoria de um grupo que já havia gravado 2 incríveis discos no ano interior.
Lemmy canta de sua forma apaixonada, dando força às composições. Clarke e Taylor estão impecáveis em gerar agressividade e muito peso às músicas, com as guitarras afiadas e uma bateria infernal.
A faixa-título é um clássico atemporal, bem como “Love Me Like a Reptile”. “Jailbait” tem uma força incrível e a preferida é mesmo a ótima “The Chase Is Better Than the Catch” uma verdadeira pérola do trabalho.
Sem canções de enchimento, Ace of Spades é um dos melhores álbuns de Rock/Metal de todos os tempos, apresentando uma verdadeira lenda do Rock em seu ápice criativo.
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