14 de fevereiro de 2023

URIAH HEEP - DEMONS AND WIZARDS (1972)

 


Demons and Wizards é o quarto álbum de estúdio da banda inglesa Uriah Heep. O seu lançamento oficial aconteceu em 19 de maio de 1972 pelos selos Bronze e Island Records. As gravações ocorreram entre março e abril daquele mesmo ano, no Lansdowne Studios, em Londres, na Inglaterra. A produção ficou a cargo de Gerry Bron.


Um dos preferidos da casa, o grupo Uriah Heep retorna às nossas páginas com, talvez, seu maior clássico. Um breve antecedente vai ser contado antes de se entrar nas canções do álbum.





Look at Yourself


Em outubro de 1971, o Uriah Heep lançou Look at Yourself, seu terceiro álbum de estúdio, o qual foi destrinchado pelo site aqui.


Embalado pelo sucesso de “July Morning”, o disco alcançou a 39a posição da principal parada britânica de álbuns.


Sequência


No final de 1971, ficou bem claro, de acordo com o que o tecladista Ken Hensley afirma, que ele, o vocalista David Byron e o guitarrista Mick Box haviam se tornado o núcleo unido da banda.


Sentindo-se marginalizado e recentemente abalado quando se envolveu em um acidente na Alemanha em um dos carros da banda, o primeiro baixista, Paul Newton saiu do grupo, em novembro de 71, e foi brevemente substituído pelo baixista Mark Clarke.


Durante esse mesmo mês de novembro, o baterista Ian Clark foi substituído por Lee Kerslake,que foi da banda Gods. O neozelandês Gary Thain, então membro da Keef Hartley Band, juntou-se ao Uriah Heep como baixista permanente em fevereiro de 1972, no meio de outra turnê americana, substituindo Mark Clarke, que estava exausto e próximo de um colapso mental.


Gary Thain



"Gary possuía um estilo próprio, era incrível porque todos os baixistas do mundo que eu já conheci sempre amaram seu estilo, com aquelas linhas de baixo melódicas", afirmou Box, anos mais tarde.


Assim se formou o "clássico" Uriah Heep e, segundo o biógrafo K. Blows, "tudo se encaixou no seu lugar".


O resultado dessa química recém-descoberta seria o álbum Demons and Wizards.


Demons and Wizards


Embora o título do álbum e a capa de Roger Dean sugerissem fantasia medieval, as palavras de Ken Hensley declararam que o álbum era "apenas uma coleção de nossas músicas em que tivemos um bom tempo gravando".


Hensley lembrou: "A banda estava realmente focada naquela época. Todos queríamos a mesma coisa, estávamos todos dispostos a fazer os mesmos sacrifícios para alcançá-la e estávamos todos muito comprometidos. Foi o primeiro álbum a apresentar essa formação e houve uma magia naquela combinação de pessoas que criou tanta energia e entusiasmo".


Ken Hensley



O lançamento original em vinil era uma capa dobrável, cuja frente foi projetada por Roger Dean. A capa interna tinha fotos da banda e notas de Hensley, enquanto o encarte apresentava as letras impressas.


Vamos às faixas:


THE WIZARD


Apostando na sutileza, “The Wizard” é uma das mais belas faixas da história do Rock, contando com vocais maravilhosos de Byron.


A letra mostra um eu lírico apresentando um mago:


So spoke the wizard

In his mountain home

The vision of his wisdom

Means we'll never be alone

And I will dream of my magic night

And a million silver stars

That guide me with their light





The Wizard” foi lançada como single, mas não repercutiu nas principais paradas de sucesso, entretanto atingindo a 8ª posição na parada da Suíça.


TRAVELLER IN TIME


As bases do Hard Rock do Heep retornam em “Traveller in Time”, mais uma vez com vocais incríveis de Byron.


A letra mostra um eu lírico com alguns arrependimentos:


If I could go back

The same way I got here

And see the people that

I once held so near

I'd do my best to

Find an answer for you


EASY LIVIN’


Com teclados infernais de Hensley, “Easy Livin’” é a essência do que há de melhor no Hard Rock.


A letra fala sobre dificuldades:


Waiting, watching

Wishing my whole life away

Dreaming, thinking

Ready for my happy day

And some easy livin'





Easy Livin’” é, bem possivelmente, o single de maior sucesso comercial do Uriah Heep. Ela atingiu a 39ª posição da Billboard Hot 100, a principal parada de singles norte-americana. Não alcançou a parada britânica, mas foi um grande sucesso na Alemanha, alcançando o 15º lugar. Teve seu maior sucesso na Holanda, onde alcançou a 5ª colocação, enquanto na Finlândia alcançou a posição 17, na França a 35ª e na Austrália a 75ª.


Em 1995, a Radiomafia, da Finlândia, adicionou "Easy Livin'" à sua lista de "Top 500 Songs".


A música foi incluída na maioria dos shows ao vivo desde 1973. É a segunda música mais regravada do Uriah Heep, atrás apenas de "Lady in Black". Três anos após o lançamento da música, "Easy Livin '" foi uma das duas únicas canções presentes no filme Dog Day Afternoon, de 1975.


POET’S JUSTICE


Poet’s Justice” tem muita presença dos teclados de Hensley, mas é importante prestar atenção no trabalho da seção rítmica, especialmente de Kerslake. Outra baita canção!


A letra apresenta um eu lírico apaixonado:


Half of me is all of her

I'd be much happier if I were whole

All my words and wisdom fall

The poet's justice

Leads me to my goal

Leads me to my goal


CIRCLE OF HANDS


Se exite, ainda hoje, alguma dúvida sobre a capacidade impressionante de Ken Hensley como compositor, ouça “Circle of Hands”. A voz de Byron torna tudo ainda mais perfeito.


A letra traz uma espécie de maldição:


Sky full of eyes

Minds full of lies

Black from their cold hearts

Down to their graves

Murdered the dawn

Spreading their scorn

Cursing the sun

Of which love was born


David Byron



RAINBOW DEMON


Rainbow Demon” possui um clima mais sombrio e um Hensley inspiradíssimo!


A letra descreve uma figura maligna:


Riding on in the mist of morning

No one dared to stand in his way

Posessed by some distant calling

Riding on through night and day


ALL MY LIFE


All My Life” é Hard Rock na essência, curta e direta ao ponto, é dominada pela guitarra de Mick Box.


A letra fala sobre um amor:


I've never ever thought

I was looking for a wife

But I think I could love her

For the rest of my life


PARADISE


Com vocais divididos entre Byron e Hensley, “Paradise” é a prova de como Gary Thain elevou o nível do Uriah Heep ao Olimpo das bandas setentistas.


A letra apresenta um eu lírico determinado:


I touch you softly now

Borne on by hope

Until the end somehow

I am a man and I must keep my vow

I must go on


THE SPELL


The Spell” encerra o disco com a banda expondo suas influências da música norte-americana (blues e soul), novamente com Hensley e Byron dividindo os vocais.


A letra também é em tom de fantasia:


But when the night is over

And daytime steals your cover

The goodness of the morning sun

Will warm away

What you have done

And leave you cold


Considerações Finais


Demons and Wizards é um dos principais álbuns da discografia do Uriah Heep, fazendo bastante sucesso comercial. Ele atingiu a 20ª posição na principal parada de álbuns britânica, conquistando a 23ª colocação em sua correspondente norte-americana. Também ficou com os 1º, 5º e também 5º lugares nas principais paradas da Finlândia, Noruega e Alemanha; respectivamente.


A Rolling Stone, que publicou uma crítica negativa do álbum de estreia da banda, publicou uma avaliação positiva de Demons and Wizards. Mike Saunders escreveu: "Esses caras são bons”. O AllMusic, que dá uma nota 4,5 (em 5) ao disco, afirma: "solidificou a reputação de Uriah Heep como um mestre do heavy metal com influência gótica".


O álbum também serviu como inspiração parcial para o projeto paralelo de Hansi Kürsch e Jon Schaffer, Demons and Wizards.


Embora o título (e a capa de Roger Dean) sugerissem que a banda estava trabalhando romanticamente o mito medieval em suas canções - e certamente canções como "Rainbow Demon" e "The Wizard" (coescrita por Mark Clarke, durante sua curta estada no grupo) tinham temas ligados com o mundo da fantasia - uma abordagem mais direta, de hard rock também era aparente.


Para descartar quaisquer insinuações possíveis sobre qualquer tipo de conceito por trás do disco, uma nota de Hensley na capa declarava que o álbum era "apenas uma coleção de nossas canções que nos divertimos gravando". Tanto os críticos quanto os aficionados da banda têm o álbum em alta consideração.


Ken Hensley lembrou: “A banda estava muito focada naquele momento. Todos queríamos a mesma coisa, estávamos todos dispostos a fazer os mesmos sacrifícios para conseguir (o sucesso) e estávamos todos muito empenhados. Foi o primeiro álbum a apresentar aquela formação e havia uma magia naquela combinação de pessoas que criava tanta energia e entusiasmo”.


Em algumas edições em CD, “Paradise” e “The Spell” estão na mesma faixa.


Cerca de seis meses depois do lançamento de Demons and Wizards a banda lançaria o também sensacional The Magician's Birthday.





Formação:

David Byron – Vocal

Mick Box – Guitarra

Ken Hensley – Teclado, Guitarra, Percussão, Backing Vocals, Vocais em 8 e 9

Lee Kerslake – Bateria, Percussão

Gary Thain – Baixo

Músicos Adicionais:

Mark Clarke – Baixo em 1


Faixas:

1. The Wizard (Hensley/Clarke) - 2:59

2. Traveller in Time (Byron/Kerslake/Box) - 3:25

3. Easy Livin' (Hensley) - 2:37

4. Poet's Justice (Hensley/Box/Kerslake) - 4:15

5. Circle of Hands (Hensley) - 6:25

6. Rainbow Demon (Hensley) - 4:25

7. All My Life (Box/Byron/Kerslake) - 2:44

8. Paradise (Hensley) - 5:10

9. The Spell (Hensley) – 7:32


Letras:

Para o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a: https://www.letras.mus.br/uriah-heep/


Opinião do Blog:

Embora todos sejam pessoais, este “Opinião do Blog” vai ser ainda mais carregado de “Opinião”.


É evidente que ao longo da história do Rock muitas bandas tiveram reconhecimento, crítico e comercial, inferior ao que mereciam. Mas, se há um caso de grupo ‘criminosamente subestimado’, é o Uriah Heep.


E na categoria discos injustiçados, Demons and Wizards é um medalhista de ouro. Todo – e repito, TODO – reconhecimento tardio que se faça a este álbum é ainda pouco. Demons and Wizards é um dos melhores discos de todos os tempos.


Este álbum é um retrato de uma banda talentosíssima vivendo seu auge. Ken Hensley provando ser um compositor de “mão cheia”, Box destruindo na guitarra e uma seção rítmica de respeito.


A cereja do bolo é David Byron, o vocalista mais injustiçado do Hard Rock. O que ele faz em canções como “The Wizard”, “Circle of Hands” e “Paradise”… sem comentários.


As letras exploram aspectos humanos em um clima fantasioso. Valem uma conferida mais atenta.


Destaques são todas as faixas, mas “The Wizard” e “Easy Livin’” são clássicos evidentes. Mas, pessoalmente, enalteço “Rainbow Demon” e a inacreditável “Circle of Hands”.


Em resumo: Demons and Wizards é um dos melhores discos de todos os tempos.

6 comentários:

  1. O título "Demons and Wizards", de acordo com o Ken Hensley, refere-se ao fato de que o lado 1 é iniciado por "The Wizard" e o 2, por "Rainbow Demon"! Este álbum é, sem dúvida, o mais querido pelos fãs do Heep (já que dizer que é o melhor leva às famosas discussões sem fim...). Quando comecei a ouvir o Uriah Heep, em meados de 1985, este disco era extremamente raro, esgotado, até que foi relançado em 1987. Na época, a gente pegava discos emprestados dos amigos, e eu emprestei para cinco amigos meus - e todos eles me devolveram o LP dizendo que tinham gostado a ponto de comprarem um para si!! Concordo com as suas escolhas de melhores músicas no penúltimo parágrafo, e assino embaixo do último, mas acrescento dois toques: para mim, "Paradise" é simplesmente sensacional, em especial o "call-and-response" entre Byron e Hensley ao final, e, em segundo lugar, uma pergunta só para destacar o quanto o Heep era especial: quantas bandas de hard rock começaram um LP com uma balada??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, amigo Marcello. Obrigado por complementar o post com suas ótimas pontuações. Foi bem difícil escolher os destaques do álbum, hoje provavelmente seriam outras canções, rsrsrsrs. Este disco é praticamente perfeito. Abraço!

      Excluir
  2. Um dos meus favoritos do Uriah Heep. Aliás a fase com David Byron nos vocais pra mim é a melhor. Magician's Birthday, que veio a seguir, me parece foi gravado com a mesma pegada! Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Magician's Birthday segue a mesma pegada e é muito bom!

      Excluir
  3. Um disco perfeito! A melhor formação da banda em um clássico atrás do outro. O Uriah merecia mesmo mais consideração...grande banda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouquíssimas bandas lançaram, em sequência, álbuns tão bons quanto eles. Obrigado pelo comentário.

      Excluir