2 de março de 2026

RAMONES - RAMONES (1976)

 


Ramones é o autointitulado álbum de estreia da carreira da banda norte-americana de mesmo nome. O lançamento oficial foi em 23 de abril de 1976, através do selo Sire. As gravações ocorreram em janeiro daquele mesmo ano, no Plaza Sound, em Nova Iorque, Estados Unidos. A produção ficou a cargo de Craig Leon e Thomas Erdelyi.





Os membros originais da banda se conheceram no bairro de classe média de Forest Hills, na região de Queens, em Nova York. John Cummings e Thomas Erdelyi estiveram em uma banda de garagem do colégio de 1965 a 1967, conhecida como Tangerine Puppets. Eles se tornaram amigos de Douglas Colvin, que havia se mudado recentemente da Alemanha para a região, e de Jeff Hyman, vocalista da banda de glam rock Sniper, fundada em 1972.


Os Ramones começaram a tomar forma no início de 1974, quando Cummings e Colvin convidaram Hyman para se juntar a eles em uma banda. Colvin queria tocar guitarra e cantar, Cummings também tocaria guitarra e Hyman tocaria bateria. A formação seria completada com o amigo Richie Stern no baixo. No entanto, depois de apenas alguns ensaios, ficou claro que Richie Stern não sabia tocar baixo, então, além de cantar, Colvin mudou da guitarra para o baixo e Cummings se tornou o único guitarrista.


Colvin foi o primeiro a adotar o nome "Ramone", autodenominando-se Dee Dee Ramone. Ele foi inspirado pelo uso do pseudônimo Paul Ramon por Paul McCartney durante seus dias de Silver Beetles. Dee Dee convenceu os outros membros a adotarem o nome e teve a ideia de chamar a banda de Ramones. Hyman e Cummings se tornaram Joey e Johnny Ramone, respectivamente.


Joey



Um amigo da banda, Monte A. Melnick (mais tarde gerente de turnê), ajudou a organizar um ensaio para eles no Performance Studios de Manhattan, onde ele trabalhou. O ex-colega de banda de Johnny, Erdelyi, seria o empresário deles.


Logo após a formação da banda, Dee Dee percebeu que não conseguia cantar e tocar baixo simultaneamente; e, com o incentivo de Erdelyi, Joey se tornou o novo vocalista da banda. Dee Dee continuaria, no entanto, a contar o andamento de cada música com seu grito rápido e característico de "1-2-3-4!"


Joey logo percebeu que não conseguia cantar e tocar bateria simultaneamente e deixou o cargo de baterista. Enquanto fazia testes para possíveis substitutos, Erdelyi costumava tocar bateria e demonstrar como tocar as músicas. Tornou-se evidente que ele era capaz de tocar a música do grupo melhor do que qualquer outra pessoa, e ele se juntou à banda como Tommy Ramone.


Os Ramones tocaram diante de um público pela primeira vez em 30 de março de 1974, no Performance Studios. As músicas que tocavam eram muito rápidas e curtas; a maioria marcou menos de dois minutos. Nessa época, uma nova cena musical estava surgindo em Nova York, centrada em dois clubes no centro de Manhattan - Max's Kansas City e, o mais famoso, CBGB (geralmente chamado de CBGB's).


Johnny



Os Ramones fizeram sua estreia no CBGB em 16 de agosto de 1974.


A banda rapidamente se tornou frequentadora assídua do clube, tocando lá setenta e quatro vezes até o final do ano. Depois de atrair considerável atenção por suas performances - que duraram em média dezessete minutos do início ao fim - o grupo assinou um contrato de gravação no final de 1975 com Seymour Stein da Sire Records.


Craig Leon viu a banda e chamou a atenção da gravadora para eles. A esposa de Stein, Linda Stein, viu a banda tocar no Mothers; mais tarde ela os co-gerenciaria junto com Danny Fields. Nessa época, os Ramones eram reconhecidos como líderes da nova cena que era cada vez mais chamada de "punk".


Em 19 de setembro de 1975, os Ramones gravaram uma demo no 914 Sound Studios, produzida por Marty Thau. Apresentando as músicas "Judy Is a Punk" e "I Wanna Be Your Boyfriend", a banda usou a demo para mostrar seu estilo a possíveis gravadoras. O produtor Craig Leon, que viu os Ramones se apresentarem no verão de 1975, chamou a atenção do presidente da Sire Records, Seymour Stein, para a demo.


O vocalista incomum do grupo teve muito a ver com o impacto deles. Como Dee Dee explicou: "Todos os outros cantores [em Nova York] estavam copiando David Johansen [do New York Dolls], que estava copiando Mick Jagger... Mas Joey era único, totalmente único."


O disco


A banda aplicou técnicas de posicionamento de microfone, semelhantes às usadas por muitas orquestras. O processo de gravação foi um exagero deliberado das técnicas usadas pelos Beatles no início dos anos 1960, com uma representação dos dispositivos no chamado four-tracks.


A mixagem da produção também utilizou técnicas mais modernas como o overdubbing, técnica utilizada pelos estúdios para adicionar um som gravado complementar ao material. A banda também utilizou uma técnica conhecida como duplicação, onde a linha vocal utilizada é cantada duas vezes.


As músicas dos Ramones abordavam vários temas líricos, incluindo violência, prostituição masculina, uso de drogas e nazismo. Embora o clima exibido no álbum fosse muitas vezes sombrio, Johnny disse que ao escrever as letras eles não estavam "tentando ser ofensivos". Muitas músicas do álbum têm backing vocals de diferentes convidados.


Dee Dee



Inicialmente, os Ramones queriam uma capa de álbum semelhante a Meet the Beatles! (1964) e posteriormente teve fotos tiradas nesse estilo por Danny Fields, mas a Sire ficou insatisfeita com os resultados. A direção de arte foi de Toni Wadler e, segundo o cartunista John Holmstrom, a ideia da capa do Meet The Beatles saiu "horrivelmente".


Depois, Wadler escolheu uma foto de Roberta Bayley, fotógrafa da revista Punk, para a capa. A fotografia em preto e branco na capa do álbum estava originalmente em uma edição da Punk.


A foto da capa mostra (da esquerda para a direita) Johnny, Tommy, Joey e Dee Dee Ramone, olhando para a câmera com rostos inexpressivos. Eles estão todos vestindo jeans rasgados e desbotados e jaquetas de couro, de pé contra a parede de tijolos de um jardim comunitário privado chamado Albert's Garden, localizado no bairro de Bowery, na cidade de Nova York.


BLITZKRIEG BOP


Um verdadeiro clássico do Rock, definidora do que era a sonoridade dos Ramones é nosso primeiro destaque.





A letra retrata uma multidão pronta para ação e caos urbano, evocando metáforas militares (“Blitzkrieg”) para a intensidade da cena rock/punk.


Um single que não fez barulho nas principais paradas de sucesso.


BEAT ON THE BRAT


Uma das minhas canções favoritas dos Ramones é o nosso segundo destaque, uma faixa bem contagiante em sua musicalidade.


Letras simples e repetitivas sobre “bater em um moleque” com um bastão de beisebol. Representa a ironia do punk, transformando violência caricatural em slogan absurdo.


JUDY IS A PUNK


Judy Is a Punk” segue no mesmo ritmo estabelecido pelo trabalho, com aquele saboroso sentido de urgência.


Narrativa curta sobre personagens “punk” e situações absurdas. Letra fragmentada e surrealista passa a sensação de deslocamento e caos social.


I WANNA BE YOUR BOYFRIEND


Contando com um riff cativante e uma atuação marcante de Joey nos vocais.





Mesmo sendo simples, a letra expressa desejo genuíno de conexão emocional.


É mais um clássico da banda que foi lançada como single e não repercutiu nas paradas.


CHAIN SAW


Chain Saw” possui um clima mais sombrio, trazendo um ótimo trabalho vocal de Joey.


Começa com som de motosserra e faz referência ao filme de terror The Texas Chain Saw Massacre, conectando horror e humor negro. A letra mistura obsessão amorosa e violência de forma absurda.


NOW I WANNA SNIFF SOME GLUE


Esta música é uma das mais divertidas do disco!


Quatro linhas minimalistas capturam tédio adolescente e busca de escapismo. Dee Dee afirmou que o conceito veio de frustração juvenil, não de incentivo literal ao uso de drogas.


I DON’T WANNA GO DOWN TO THE BASEMENT


A faixa mais longa do álbum tem uma guitarra um pouco mais trabalhada, assim como a seção rítmica.


Letras simples expressam medo de algo desconhecido e assustador no “porão”. A estrutura minimalista lembra a abordagem direta do punk e a referência ao desconhecido/horror.





LOUDMOUTH


Loudmouth” continua bem a pegada do trabalho, sendo uma das canções mais divertidas.


Um ataque direto a alguém que “fala demais”. Liricamente simples e repetitivo, mas representa frustração com comportamento irritante.


HAVANA AFFAIR


Havana Affair” é divertida e inspirada.


Tema incomum para um álbum punk: inspira-se em imagética de espionagem e Cuba, sugerindo aventura e ironia (referências ao CIA e atividades improváveis).


LISTEN TO MY HEART


Esta faixa tem uma das melhores linhas vocais de Joey no disco.


Um dos momentos mais melodicamente diretos do álbum: letras sobre amor falho e dor emocional (“da próxima vez eu ouvirei meu coração”).


53RD & 3RD


Nesta música a influência do rockabilly fica ainda mais evidente. Os vocais de Dee Dee são apenas ok.


Um dos temas mais sérios e realistas: trata de prostituição masculina e violência nas ruas de Manhattan (o personagem tenta provar sua masculinidade de forma extrema). É considerada autobiográfica por Dee Dee em entrevistas.


LET’S DANCE


Let’s Dance” é mais agitada e tem uma abordagem ainda mais intensa.


A letra original fala sobre dança e convite social, transformada em ritmo rápido típico dos Ramones.


I DON’T WANNA WALK AROUND WITH YOU


Com um ótimo refrão, esta música é bem interessante.


A letra rejeita a ideia de caminhar com alguém. Representa contradição entre desejo e desconforto social.


TODAY YOUR LOVE, TOMORROW THE WORLD


A canção começa com uma “longa” (para os padrões dos Ramones) introdução, tendo um ótimo refrão.


Faixa de encerramento provocadora e de difícil interpretação: letras fizeram referência a um membro da Juventude Hitlerista (Hitler Youth) e foram alteradas por razões comerciais/sensíveis, mas mantêm imagens de soldado e militarismo para chocar. Pode ser vista como sátira ao conceito expansionista (“hoje seu amor, amanhã o mundo”), com conotação histórica ambígua.


Considerações Finais


Independentemente da aclamação da crítica, Ramones não teve sucesso comercial. Ele só alcançou a posição 111 na principal parada norte-americana, a Billboard e vendeu 6 mil unidades em seu primeiro ano. Fora dos EUA, o álbum alcançou a posição 48 na parada sueca.


Como foi mencionado, a crítica da época abraçou abertamente o disco e a inovação que trazia, com o afastamento de complexidades e viagens atmosféricas do Rock, apostando em uma musicalidade absolutamente simples. Até mesmo Robert Christgau elogiou o trabalho, afirmando: “Para mim, isso tira todo o resto do rádio: é limpo como os Dolls nunca foram, alegre como os Velvets nunca foram, e simplesmente audível como o Black Sabbath nunca foi”. A crítica atual reconhece a importância e a influência deste disco.


Após o lançamento de seu álbum de estreia, a banda se apresentou em mais de 60 shows para sua promoção. Embora a maioria dos shows tenha sido agendada na América do Norte, duas datas - 4 e 5 de julho - foram no Roundhouse, em Londres, e no Dingwalls, respectivamente. Linda Stein pressionou para que esses eventos acontecessem, organizando apresentações da banda no Reino Unido durante o Bicentenário dos Estados Unidos.


A banda esgotou sua primeira apresentação em Londres, com um público de cerca de 3.000 pessoas. Leigh descreveu o show no Dingwalls como muito semelhante às apresentações no CBGB. Da mesma forma, esses locais no futuro foram encabeçados por outras bandas punk como Clash e Sex Pistols. A banda realizou mais de 100 shows no ano seguinte.


Tommy



Prêmios


O álbum foi incluído na lista dos dez melhores clássicos cult universitário da revista Spin (1995). O Spin Alternative Record Guide nomeou-o como o álbum de rock alternativo número 1. Em 2001, a revista também incluiu o álbum em sua edição especial 25 Years of Punk com uma lista dos 50 discos punk mais essenciais, onde ficou no primeiro lugar. Naquele mesmo ano, foi eleito o quarto melhor álbum de punk pela Mojo.


A banda foi incluída no Hall da Fama do Rock and Roll na cerimônia de posse de 2002, com o site afirmando que seu primeiro álbum mudou o gênero rock de "inchado e narcisista" para rock and roll "básico". Em 2003, Ramones foi considerado por Chuck Klosterman, Greg Milner e Alex Pappademas da Spin como o sexto álbum mais influente de todos os tempos.


A Q Magazine incluiu o álbum em sua lista "100 melhores álbuns de todos os tempos" (2003), onde foi listado em 74º lugar. Em 2006, foi escolhido pela Time como um dos 100 melhores álbuns de todos os tempos. Ramones foi incluído no livro 101 Albums That Changed Popular Music de Chris Smith, de 2009. Também está no Livro de 2005, 1001 álbuns que você deve ouvir antes de morrer. Em 2010, foi classificado como o melhor álbum de estreia do ano em 1976. Foi colocado em primeiro lugar na lista dos 100 melhores álbuns de estreia de todos os tempos da Rolling Stone em 2022.


Apesar da falta de popularidade em sua época, a importância do álbum para o desenvolvimento da música punk rock foi incrível, influenciando muitos dos nomes mais conhecidos do punk rock, incluindo Damned, the Clash, Black Flag, Misfits e Green Day.


Resta dizer que, segundo algumas estimativas, o álbum supera a casa das 500 mil cópias vendidas apenas nos EUA.





Formação:

Joey Ramone – Vocal

Johnny Ramone – Guitarra

Dee Dee Ramone – Baixo, Backing vocals, co-vocais principais em "53rd & 3rd"
Tommy Ramone – Bateria, Backing vocals

Músicos adicionais:

Craig Leon – órgão em "Let's Dance", guitarra adicional, backing vocals

Mickey Leigh – backing vocals

Rob Freeman – backing vocals

Arturo Vega – palmas

Danny Fields – palmas


Faixas:

(no original, as músicas foram creditadas a todos os membros da banda)

01. Blitzkrieg Bop (Tommy/Dee Dee) - 2:12

02. Beat on the Brat (Joey) - 2:30

03. Judy Is a Punk (Joey) - 1:30

04. I Wanna Be Your Boyfriend (Tommy) - 2:24

05. Chain Saw (Joey) - 1:55

06. Now I Wanna Sniff Some Glue (Dee Dee) - 1:34

07. I Don't Wanna Go Down to the Basement (Dee Dee/Johnny) - 2:35

08. Loudmouth (Dee Dee/Johnny) - 2:14

09. Havana Affair (Dee Dee/Johnny) - 2:00

10. Listen to My Heart (Dee Dee) - 1:56

11. 53rd & 3rd (Dee Dee) - 2:19

12. Let's Dance (Chris Montez cover) (Jim Lee) - 1:51

13. I Don't Wanna Walk Around With You (Dee Dee) - 1:43

14. Today Your Love, Tomorrow the World (Dee Dee) - 2:09


Opinião do Blog:

O álbum Ramones é um daqueles discos que muda a história da música. Muitas vezes é apontado como o pontapé inicial da musicalidade Punk.


Ao caminhar na contramão da cada vez mais megalomaníaca viagem e complexidade do Rock Progressivo, o álbum Ramones aposta numa reinvenção do Rock pré-Beatles, com uma abordagem absolutamente simples, influenciados também pelo chamado surf rock.


Desta maneira as canções são curtas, muitas vezes com menos de 2 minutos, mas são tocadas de modo muito rápido. A abordagem musical é simples assim: música veloz (e alta), recheadas pelos vocais impressivos de Joey. E, claro, um disco totalmente divertido.


Outra característica são letras com toques cômicos, mesmo mencionando assuntos pesados como violência ("Beat on the Brat") ou nazismo.


Loudmouth” possui um refrão marcante e empolga. A intensidade de “Havanna Affair” é uma diretriz do que o Punk poderia ser. O mesmo pode ser dito a eletricidade que perfaz a ótima “Chain Saw”.


Mas nossas preferidas não fogem do óbvio: o ritmo envolvente de “Beat on the Brat”, a proposta mais tradicional da excelente “I Wanna Be Your Boyfriend” e o magnetismo praticamente instantâneo da inesquecível “Blitzkrieg Bop”.


Simplicidade. Esta é uma ótima palavra pra definir o som dos Ramones. Este excelente e influente disco é uma das melhores amostras que, por diversas vezes, uma obra genial não necessita de rebuscamento técnico e alta complexidade. Em outras palavras: o simples pode ser tão essencial quanto o complexo.

0 Comentários:

Postar um comentário