8 de dezembro de 2025

KROKUS - HEADHUNTER (1983)

 


Headhunter é o sétimo álbum de estúdio da banda suíça Krokus. O lançamento aconteceu em 25 de abril de 1983, através do selo Arista. As gravações ocorreram no Bee Jay Studios, em Orlando, nos Estados Unidos. A produção ficou a cargo de Tom Allom.


Finalmente o Krokus retorna às páginas do site.





Antecedentes


O guitarrista principal do Krokus, Tommy Kiefer, foi forçado a deixar a banda no início da turnê de divulgação do álbum Hardware, 1981, devido ao vício em heroína, sendo substituído pelo estreante Mandy Meyer (ex-BM Smith). Kiefer tirou sua própria vida em 24 de dezembro de 1986, aos 34 anos, após não conseguir vencer seu vício em heroína.


Meyer logo saiu, sendo substituído por Mark Kohler, e se juntou ao baixista Tommy Keiser da banda suíça Roxane para formarem sua própria banda.


Estabelecendo sua base em Memphis, Tennessee, sob a orientação do empresário do Krokus, Butch Stone, a dupla ainda recrutou o ex-vocalista do Target, Jimi Jamison, o ex-guitarrista/tecladista do Black Oak Arkansas, Jack Holder, e o baterista Jeff Klaven, lançando seu único álbum, First Strike, sob o nome Cobra em 1983.


Klaven e Keiser posteriormente se juntariam ao Krokus. Meyer entrou para o Asia e também formou a efêmera banda Katmandu, embora tenha retornado ao Krokus alguns anos depois. Jamison continuou fazendo backing vocals em gravações do Krokus, além de substituir Dave Bickler na banda Survivor e alcançar grande sucesso com o grupo.


Marc Storace



One Vice at a Time


Em 1982, sob nova direção nos Estados Unidos, o Krokus gravou One Vice at a Time, o qual incluía os sucessos "Long Stick Goes Boom" e o cover de "American Woman", do The Guess Who. Na época da gravação deste álbum, a banda já havia se separado do baixista Jürg Naegeli, e o multi-instrumentista Chris von Rohr assumiu também o papel de baixista principal.


Este álbum também marcou a estreia de Mark Kohler na guitarra. Chris von Rohr descreveu o álbum na época como "o álbum que o AC/DC nunca fez", já que a influência da banda australiana é inegável. As comparações, na verdade, lançaram dúvidas sobre a criatividade do grupo, pois muitos ouvintes, apesar do espectro musical muito mais amplo da banda suíça, passaram a considerar o Krokus meramente como imitadores do AC/DC.


Ainda assim, o Krokus se tornou cada vez mais popular na Europa e começou a receber atenção e sucesso nos Estados Unidos.


Fernando von Arb



Headhunter


Headhunter foi gravado no Bee Jay Studios, em Orlando, na Flórida, e lançado em 25 de abril de 1983. Alcançou o status de Ouro nos Estados Unidos.


"Screaming in the Night", o maior sucesso da banda até hoje, ainda é tocado em estações de rádio de rock clássico e está no trabalho. Headhunter também é o único álbum do Krokus com Steve Pace na bateria e incluía o cover de "Stayed Awake All Night", do Bachman-Turner Overdrive.


Vamos às faixas:


HEADHUNTER


Headhunter” abre o disco com uma pegada glam metal, que lembra bastante os primeiros álbuns do Mötley Crüe.


A letra tem sentido sexual:


I am the animal

My god, I am the beast

I love to see you bleed

So welcome to my feast

There's some evil flesh

To keep you satisfied

Everbody's glad to eat

Another's going to die


EAT THE RICH


Eat the Rich” segue a mesma sonoridade da canção anterior, mas com menos peso e menos velocidade.


A letra reflete a dificuldade da vida:


Eat the rich, eat the rich

Don't you know life is a bitch

Eat the rich, eat the rich

Out of the palace and into the ditch





A música foi um single na Austrália.


SCREAMING IN THE NIGHT


Screaming in the Night”, um verdadeiro clássico do Krokus, é uma balada poderosa e repleta de feeling, com ótima atuação de Storace.


A letra reflete o sofrimento amoroso:


Screaming in the night, fighting for my life, I'd die for you

I knew it all along, headed for the sun, our love was true (our love was true)

Screaming in the night, fighting for my life, I'd die for you

I knew it all along, headed for the sun, our love was true, oh


A canção foi um single que não repercutiu nas principais paradas de singles.


READY TO BURN


Em “Ready to Burn”, as influências de AC/DC ficam realmente explícitas, com um Hard Rock bem vigoroso.


A letra fala de uma mulher sensual:


She's got chrome wire wheels, bucketseats made of leather

She's as tough as steel and light as a feather

You feel the power as you touch the petal

She's hot as hell, she's real heavy metal


NIGHT WOLF


Já “Night Wolf” é um Hard Rock mais veloz, com bastante potência e aceleração.


A letra fala sobre um eu lírico em busca de diversão:


Night wolf, Night wolf

Burning with desire

Night wolf, night wolf

Turn my heart on fire


A canção foi composta originalmente para o filme de animação Metal Hollywood.


Chris von Rohr



STAYED AWAKE ALL NIGHT


Uma competente (e pesada) versão para “Stayed Awake All Night”, da Bachman-Turner Overdrive, traz as guitarras bem afiadas.


A letra fala sobre um eu lírico boêmio:


In the cool cool cool of the morning

That's when I'm coming home

In the cool cool cool of the morning

That's when I'm coming home





A canção foi lançada como single, mas não repercutiu nas principais paradas de sucesso desta natureza. Trata-se de um cover da canção originalmente lançada pela banda canadense Bachman-Turner Overdrive.


STAND AND BE COUNTED


Mais cadenciada, mas sem abrir mão de uma boa dose de peso, “Stand and Be Counted” também empolga.


A letra possui um sentido revolucionário:


Some people call it revolution

While others, well they just frown

So far away in their illusion

It's our job, let's get it done

I live to taste a sense of shadow

The kind of places we all know

Let's not wait until tomorrow

Time is right we gotta go


WHITE DIN


White Din” é um pequeno interlúdio que antecede a derradeira música do trabalho.


RUSSIAN WINTER


Russian Winter” encerra o disco com peso e intensidade, em um ótimo Hard Rock.


A letra conta sobre a batalha de Tasquente, no século XIV:


So the bear and the tiger lost in the snow

Tashkent's far away

To feel the fire, to save the bear

Nothing can stand in his way


Considerações Finais


Headhunter foi muito bem-sucedido, atingindo a 25ª posição da principal parada norte-americana e a 74ª de sua correspondente britânica.


Eduardo Rivadavia, do site AllMusic, dá uma nota 4 (em 5) ao disco, e constata enquanto zomba do Krokus: “Embora a tentativa ridícula de imitar a postura pop-metal da época (o bico incessante do guitarrista Fernando Von Arb continua sendo uma imagem particularmente horrível) não lhes tenha trazido muitos benefícios, Headhunter, pelo menos, permanece o melhor momento do Krokus”.


O álbum foi o de maior sucesso do Krokus até então, tanto comercialmente quanto em termos de crítica. Ele incluía o hit "Screaming in the Night", uma balada que teve grande repercussão na MTV e se tornaria uma das músicas mais conhecidas da banda. Rob Halford, do Judas Priest, contribuiu com backing vocals na música "Ready to Burn".


O baixista/tecladista/percussionista Chris von Rohr foi demitido no final de 1983 por ter escrito um artigo publicado em um importante jornal suíço expondo os hábitos rock 'n' roll da banda, antes da apresentação do grupo no Festival RockPop, em Dortmund, Alemanha. O guitarrista rítmico Mark Kohler passou para o baixo e Patrick Mason, também conhecido como Patrick Mahassen, que havia tocado na banda suíça Crown, assumiu a guitarra rítmica pelo restante da turnê Headhunter. No entanto, Mahassen deixou a banda antes da gravação do álbum seguinte, The Blitz, outro disco no qual a banda concluiu como um quarteto. A turnê deste álbum contou com o retorno de Mark Kohler ao seu instrumento principal, com Andy Tanas, ex-integrante do Black Oak Arkansas, no baixo.


Enquanto isso, von Rohr produziria o álbum homônimo da banda Headhunter em 1985, com os futuros membros do Krokus, Peter Tanner e Many Maurer, e lançaria um álbum solo em 1987, intitulado Hammer & Tongue, que contou com a participação de seus ex-companheiros de banda do Krokus, Marc Storace e Fernando von Arb.


Headhunter supera a casa de 500 mil cópias vendidas apenas nos Estados Unidos.





Formação:

Marc Storace – Vocal

Fernando von Arb – Guitarra, Baixo, Piano

Mark Kohler – Guitarra, Baixo

Chris von Rohr – Baixo, Piano, Bateria, Percussão

Steve Pace – Bateria, Percussão

Músicos Adicionais:

Rob Halford – Backing Vocal em "Ready to Burn"

Jimi Jamison – Backing Vocal em "Screaming in the Night"


Faixas:

1. Headhunter (Arb/Rohr/Storace) - 4:30

2. Eat the Rich (Arb/Rohr/Storace) - 4:14

3. Screaming in the Night (Arb/Rohr/Storace) - 6:38

4. Ready to Burn (Arb/Rohr/Storace) - 3:54

5. Night Wolf (Arb/Rohr/Storace) - 4:10

6. Stayed Awake All Night (Randy Bachman) - 4:41

7. Stand and Be Counted (Arb/Rohr/Storace) - 4:07

8. White Din ((Arb/Rohr) - 1:50

9. Russian Winter (Arb/Rohr/Storace) - 3:31


Letras:

Conteúdo completo das letras está disponível em:

https://www.letras.mus.br/krokus/


Opinião do Blog:

Depois de mais de uma década, o Krokus finalmente retorna ao Blog.


Headhunter traz o Krokus em seu auge, tanto comercial quanto musicalmente. Se a banda não inventa nada – e realmente não – executa o que se propõe com muita competência. Assim, as guitarras são um ponto fundamental da musicalidade do Krokus.


O disco representa bem as fontes em que o grupo bebia: o AC/DC é uma influência inegável em canções como “Ready to Burn” e “Russian Winter”, por exemplo. Os vocais de Storace me lembram bastante os de Bon Scott.


Entretanto, querendo conquistar o mercado dos EUA, o flerte com o Glam Metal era notório musicalmente (além do visual), em faixas como “Headhunter” e a ótima balada “Screaming in the Night”.


Pelo exposto, cabe ressaltar que Headhunter é forte candidato ao posto de melhor álbum do Krokus – sendo o meu preferido!

0 Comentários:

Postar um comentário