Imaginations from the Other Side é o quinto álbum de estúdios da banda alemã Blind Guardian. O seu lançamento oficial ocorreu em 4 de abril de 1995, através dos selos Virgin e Century Media. As gravações aconteceram entre agosto de 1994 e março do ano seguinte no famoso Sweet Silence Studios, em Copenhague, Dinamarca, com o famoso produtor Flemming Rasmussen.
Hora do Blind Guardian finalmente retornar as nossas páginas.
Somewhere Far Beyond
Somewhere Far Beyond, o quarto álbum de estúdio da banda, foi lançado em 1992 e produzido por Kalle Trapp. O álbum viu a banda criar seu próprio som original, sem deixar de empregar a maioria de suas técnicas de speed/power metal.
A arte da capa e as duas "The Bard’s Song" deram à banda o apelido de "Os Bardos". O uso do apelido também se estendeu aos fãs do grupo, sendo o fã-clube extinto Círculo dos Bardos, e Hansi Kürsch, baixista e vocalista do Blind Guardian, frequentemente chamando os fãs de "Bardos".
O álbum foi aclamado pelos fãs de power metal em toda a Europa, e especialmente no Japão, permitindo-lhes fazer uma turnê pela primeira vez fora da Alemanha. A turnê pelo Extremo Oriente levou ao lançamento do primeiro álbum ao vivo da banda, Tokyo Tales.
Sequência
Tendo obtido muito sucesso com seus lançamentos anteriores, Somewhere Far Beyond e Tokyo Tales, a banda estava otimista ao recomeçar a compor um novo álbum. Logo notaram a lentidão do processo em comparação com as sessões de composição anteriores. Para essas novas músicas, os padrões pessoais foram elevados às partes que deveriam ser incluídas, e as ideias que não eram satisfatórias foram descartadas.
No entanto, após as duas primeiras músicas, "Imaginations from the Other Side" e "The Script for my Requiem", serem gravadas em demo, os integrantes da banda ficaram satisfeitos com sua qualidade excepcional, e assim que as duas músicas seguintes, "I'm Alive" e "A Past and Future Secret", foram compostas e adicionadas à fita demo, eles estavam confiantes em seguir em frente.
Insatisfeitos com a produção de seus dois últimos lançamentos, Somewhere Far Beyond e Tokyo Tales (ambos produzidos por Kalle Trapp), Kürsch e o guitarrista Andre Olbrich logo começaram a procurar um novo produtor enquanto viajavam pela Europa.
Novo produtor
Em sua primeira parada, na Dinamarca, eles conheceram o produtor Flemming Rasmussen, que já havia trabalhado com as bandas Rainbow, Pretty Maids e Metallica (uma influência predominante no estilo da banda).
Depois de visitar outros estúdios ao longo do verão, até mesmo aqueles onde álbuns dos Beatles e dos Rolling Stones foram gravados, os dois sentiram que Rasmussen, que havia ficado visivelmente impressionado com a fita demo, era a escolha óbvia.
Apesar do produtor esperar mais da banda do que estavam acostumados com Trapp (especificamente na guitarra base e nas performances vocais), havia uma química notável entre Rasmussen e a banda. O guitarrista base, Marcus Siepen, refletiria mais tarde que ele "os levou a um nível completamente diferente, em todos os aspectos".
Composição
Seguindo os passos dos álbuns anteriores da banda, o Imaginations continuou a se distanciar das tendências puramente speed metal. Além de riffs de guitarra rápidos, vocais (distorcidos e agudos) e a bateria extrema (características do speed metal), surgiram progressões de acordes cativantes e vocais limpos – componentes que lembram a música folk europeia clássica.
Duas faixas, "A Past and Future Secret" e "Mordred's Song" (comparável a "The Bard's Song (In the Forest)" do álbum anterior pelo uso semelhante do violão), poderiam até ser consideradas baladas.
"Bright Eyes", de acordo com uma entrevista com Hansi, é a sua própria história, ao contrário de muitas outras canções da banda que são baseadas em obras populares de fantasia.
Vamos às faixas:
IMAGINATIONS FROM THE OTHER SIDE
“Imaginations from the Other Side” abre o disco com muita categoria, um Power Metal com influências de Thrash Metal.
A letra explora o tema da perda da inocência, contrapondo realidade e fantasia:
Stranded in the real world
Left in a world no place for daydreams
Serious life I fall into
I fall into a dark hole
And I can't come out
I’M ALIVE
“I’m Alive” traz peso e forte influência do Metallica (antigo), com a faixa oscilando entre passagens intensas e outras mais amenas.
A letra é um chamado a resistir:
I'm alive my friend
I can feel the shadows everywhere
I'm alive
I left the shadows
Far behind me
Another one is waiting in the dark
A PAST AND FUTURE SECRET
Uma linda balada, a qual possui influências folk, “A Past and Future Secret” traz a voz de Kürsch em sua grande versatilidade.
A letra é influenciada pelas lendas do Rei Arthur:
I feel cold
When I cry out for the dark
Take him back to Avalon
Dwell on for a new age
So long sleep well my friend
Take him back to Avalon
I will wait and guard
The future king's crown
A canção foi um single que não repercutiu nas principais paradas de sucesso.
THE SCRIPT FOR MY REQUIEM
Com várias passagens que remetem a um Heavy Metal mais clássico, “The Script for My Requiem” é das melhores canções do trabalho.
A letra possui reflexões sobre religião:
Still I hear the scream of thousands:
"Crucify, crucify
Take it all
our gold, our home, our life,
but we didn't kill your Christ!!
Reach out for your holy grail
enslave us and make us
your god's sacrifice!!"
MORDRED’S SONG
“Mordred’s Song” segue na pegada do disco, com seu Power Metal muito intenso e vocais incríveis de Kürsch.
A letra explora a condição crítica da personagem Mordred, do universo do Rei Arthur:
I've lost my battle before it starts
My first breath wasn't done
My spirit's sunken deep
Into the ground
Why am I alone
I can hear my heartbeat
Silence's all around
BORN IN A MOURNING HALL
A influência Thrash fica mais evidente na ótima “Born in a Mourning Hall”.
A letra versa sobre desesperança:
World's dressed in black
On earth's judgement day
And I?
I know it can't go on
Forbidden signs increase
I'm sitting still at home
And watching
BRIGHT EYES
“Bright Eyes” traz mais momentos cadenciados e bons solos de Olbrich.
A letra fala sobre a ausência de Merlin e seus efeitos para a corte do Rei Arthur:
Bright eyes
Blinded by fear of life
Betrayed by sunrise
Bright eyes
Blinded by fear of life
No Merlin is by my side
Foi outro single do disco, mas também não repercutiu nas principais paradas desta natureza.
ANOTHER HOLY WAR
Um Power Metal bem pesado está presente em “Another Holy War”, com vocais bem agressivos de Kürsch.
A letra fala sobre guerras causadas por razões religiosas:
Why am I born?
Will I fail to rise again?
Another crucifixion for
Another holy war (another holy war)
Another holy war (another holy war)
Can't stop what's going on?
AND THE STORY ENDS
“And the Story Ends” encerra o trabalho com categoria e as guitarras bem afiadas.
A letra fala sobre loucura:
And the story ends
insanity said coldly
still waiting for the chance
so out of nowhere it will rise
oh, and another journey starts
into insanity's claws
Considerações Finais
Embora não tenha repercutido nas paradas de Estados Unido e de Reino Unido, Imaginations from the Other Side fez barulho. Conquistou o 11º, o 13º e o 33º lugares nas paradas de Japão, de Alemanha e de uíça, respectivamente.
Steve Huey, do AllMusic, dá uma nota 4 (em 5), resumindo: “Imaginations from the Other Side junta o Blind Guardian ao produtor do Metallica, Flemming Rasmussen. Como o Blind Guardian sempre foi influenciado pelo Metallica, a união é natural e resulta em um dos melhores álbuns da banda, equilibrando perfeitamente os elementos épicos e neoclássicos do seu som com os grooves do power metal. A habilidade composicional da banda atinge seu ápice em Imaginations, tornando-o seu melhor e mais complexo trabalho até hoje.”
Em 2005, Imaginations from the Other Side foi classificado como número 373 no livro da revista Rock Hard, Os 500 Maiores Álbuns de Rock & Metal de Todos os Tempos. A Loudwire nomeou o álbum em segundo lugar em sua lista "Top 25 Álbuns de Power Metal de Todos os Tempos" e a Metal Hammer o classificou em terceiro em uma lista semelhante.
Em 1996, aproveitando o sucesso, o grupo lançou a coletânea The Forgotten Tales, um álbum que apresentou uma mistura de covers e novas versões para material original lançado anteriormente. Um novo álbum de inéditas sairia em 1998, com o clássico Nightfall in Middle-Earth.
Formação:
Hansi Kürsch – Vocal, Baixo
André Olbrich – Guitarras, Violão
Marcus Siepen – Guitarra Base
Thomen Stauch – Bateria, Percussão
Músicos Adicionais:
Mathias Wiesner – Efeitos
Jacob Moth – Violão em "A Past and Future Secret"
Billy King, "Hacky" Hackmann, Rolf Köhler, Piet Sielck, Ronnie Atkins – Backing Vocal
Faixas:
Todas as canções compostas por Hansi Kürsch e André Olbrich.
1. Imaginations from the Other Side - 7:19
2. I'm Alive - 5:31
3. A Past and Future Secret - 3:48
4. The Script for My Requiem - 6:09
5. Mordred's Song - 5:29
6. Born in a Mourning Hall - 5:14
7. Bright Eyes - 5:16
8. Another Holy War - 4:32
9. And the Story Ends - 6:00
Letras:
As letras inteiras podem ser encontradas em: https://www.letras.mus.br/blind-guardian/
Opinião do Blog:
Durante o texto, penso que ficou bem claro como Imaginations from the Other Side é um excelente trabalho do Blind Guardian.
Imaginations from the Other Side traz a banda em seu melhor momento, quando seu estilo único estava se consolidando. Um Power Metal repleto de nuances épicas e neoclássicas, e com forte influência do Thrash Metal – particularmente do Metallica.
Desta forma, o Power Metal do Blind Guardian quando é pesado, é realmente muito intenso: riffs poderosos, seção rítmica pulsante e vocais rasgados de Hansi Kürsch. Tudo isto leva a sonoridade a um patamar diferenciado dentro do estilo.
Porém, há muito espaço para melodias belíssimas por todo o álbum, que podem ser condensadas na belíssima “A Past and Future Secret”, na qual todo o poder da voz de Kürsch é sentido.
Kürsch, o grande destaque do álbum, utiliza bem mais vocais limpos neste álbum, assim como o uso de corais nos refrões passa a ser bem mais frequente – características que se tornariam marcas registradas da banda.
“The Script for My Requiem”, a faixa título e “Bright Eyes” estão entre as melhores canções da discografia da banda.
Portanto, para quem ama power metal, não tem erro: Imaginations from the Other Side é um dos melhores disco da história do gênero.







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