Crystal Logic é o terceiro álbum de estúdios da banda estadunidense Manilla Road. O seu lançamento oficial aconteceu em dezembro de 1983, através do selo Roadster. As gravações se deram entre maio e junho daquele mesmo ano no Miller Studio, no Kansas, Estados Unidos. A produção ficou a cargo de Mark Manzur.
Trazemos pela primeira vez a ótima banda Manilla Road.
Antecedentes
A banda Manilla Road foi criada pelo guitarrista e vocalista Mark Shelton, em 1977, com os colegas de quarto Scott Park no baixo, Benny Munkirs na bateria e Robert Park na guitarra base. O nome do grupo, Manilla Road, surgiu em uma noite em que Shelton e Munkirs estavam bebendo enquanto assistiam a Monty Python's Flying Circus.
Após passarem um tempo tocando em bares locais ao redor de Wichita, o conjunto ganhou atenção pela primeira vez com sua música "Herman Hill", inspirada pelo motim de Herman Hill. Após um acidente que tirou a vida do engenheiro de som e luz da banda, o baterista Benny Munkirs decidiu sair do grupo, junto com Robert, e o primeiro foi substituído por Myles Sype na bateria.
Em 1979, a banda gravou uma demo de três músicas, intitulada Manilla Road Underground, da qual foram distribuídas cerca de cem cópias em fita cassete para estações de rádio locais além de qualquer um que quisesse ouvi-la.
Insatisfeitos com a bateria de Sype, o restante do grupo encontrou um substituto em Rick Fisher, um amigo de colégio de Shelton. Foi com essa formação inicial que o Manilla Road lançou seu primeiro álbum de estúdio, Invasion, em 1980, pelo selo da banda, a Roadster Records.
Entre essa época e o lançamento seguinte, o conjunto gravou material em 1981 para um álbum que seria provisoriamente intitulado Dreams of Eschaton, porém este só foi lançado em 2002 pela Monster Records (sob o nome Mark of the Beast), pois Shelton não estava satisfeito com o som. Desde então, Shelton foi citado dizendo que a música "não era metal o suficiente" e "soava uma merda". Apesar disso, Mark of the Beast foi bem recebido pela crítica quando finalmente foi lançado. Ao lado de Invasion, esses primeiros álbuns têm mais em comum com o rock progressivo e o space rock do que com o som heavy metal posterior da banda.
O próximo álbum de estúdio foi Metal, em 1982, que começou a definir a futura direção musical do Manilla Road. Seu som "clássico" seria verdadeiramente consolidado com o lançamento de Crystal Logic, em 1983.
O álbum
Crystal Logic foi gravado entre maio e junho de 1983, em North Newton, no Kansas, Estados Unidos, através do estúdio Miller. O selo foi o Roadster, do próprio grupo. A produção ficou a cargo de Mark Manzur.
O grupo continuava com a formação que tinha Mark Shelton nos vocais e nas guitarras, Scott Park no baixo e Rick Fisher na bateria. Neste álbum, a banda abraçou completamente o heavy metal, deixando as influências psicodélicas, progressivas e de hard rock que podiam ser encontradas nos dois discos anteriores.
Vamos às faixas:
PROLOGUE
“Prologue” é um pequeno trecho que serve de abertura para a faixa seguinte.
A letra enuncia o que viria a seguir:
In the misty jungles of the Styx
Hides the lost city of the dead
The tomb of ancient kings
The forgotten graveyard of Volusia
NECROPOLIS
“Necropolis” demonstra uma sonoridade com forte influência da NWOBHM.
A letra descreve a vida em Necropolis:
Now I know what it's like to be
Inside the city of the dead
All I think of is breaking free
From all the spells chained to my head
Sword and axe are my destiny
I watch the stars turning blood red
There is light, yes, I've got to believe
CRYSTAL LOGIC
“Crystal Logic” é um épico de 6 minutos, trazendo ainda um leve resquício prog, por conta das mudanças de intensidade, porém sem perder nada de peso.
A letra tem um lado mágico e religioso:
We never ever will die 'cause Heavy Metal is life
And not eternal hell
We always will believe destroying Satan's league
We take a drink from The Well
FEELING FREE AGAIN
“Feeling Free Again” é mais curtinha, rápida e direta.
A letra é em tom de flerte:
I got a feel for Magik
I got a feel for games
I got a love for life girl
Hey baby I'm feeling free again
THE RIDDLE MASTER
“The Riddle Master” mantém o peso e, em seu final, a banda flerta com um pré speed metal, bem interessante.
A letra conta com um toque de terror:
I have no solution
My mind blank with fear
The riddle has slain me
The master is near
Another demon
Walking the Earth
An Angel of darkness
Lucifer
Oh no no no, oh no no no
THE RAM
“The Ram” mantém a sonoridade da música que a precede, com peso e velocidade intensos.
A letra possui um tom épico:
Beyond the mountains
Lost in the sand
The golden statue
Of The Ram
THE VEILS OF NEGATIVE EXISTENCE
Mais soturna e sombria, “The Veils of Negative Existence” é uma canção com muito peso.
Novamente, as letras possuem tom épico:
I sail the seas of negativity
To banish evil from this place
I fight with sword of fire and lightning
I am the guardian come this day
DREAMS OF ESCHATON
“Dreams of Eschaton” traz uma musicalidade um tanto quanto mais intrincada, com partes instrumentais proeminentes e muito interessantes.
A letra fala sobre o apocalipse:
I hope that can see that this is not a game
We don't just sing to thee to win fortune and fame
The souls of all of us are priceless to the last
These dreams could be our fate of living life too fast
EPILOGUE
“Epilogue” encerra o disco retomando a musicalidade de “Prologue”.
Considerações Finais
Embora excelente, Crystal Logic não repercutiu em nenhuma das principais paradas de sucesso.
A crítica possui o disco em alta conta. Na revista Metal Forces, Bernard Doe escreveu: "O Manilla Road sofre do mesmo problema que o Brocas Helm, soando um pouco datado em seu estilo. Mas não vamos tirar a musicalidade da banda, que é excelente do começo ao fim, especialmente os riffs e solos do guitarrista Mark Shelton".
Em 2005, Crystal Logic foi classificado como número 344 no livro da revista Rock Hard, "Os 500 Maiores Álbuns de Rock e Metal de Todos os Tempos".
Aaron
Lariviere, do The A.V. Club, o considerou um dos "discos
excelentes, mas tragicamente subestimados" de 1983.
A recepção do álbum Crystal Logic resultou na exposição da banda na Europa, o que, por sua vez, rendeu-lhes um contrato internacional com a gravadora francesa Black Dragon Records.
Apesar
do sucesso de Crystal Logic, o baterista Rick Fisher não se
sentia à vontade com a evolução musical da banda. Com Fisher
concordando em se aposentar, Shelton e Park partiram em busca de um
baterista que pudesse tocar bumbo duplo, de acordo com a nova
evolução sonora da banda. O baterista Randy Foxe fez um teste e foi
prontamente adicionado à banda após demonstrar sua habilidade no
contrabaixo. Essa segunda formação permaneceria unida pelos
próximos cinco álbuns de estúdio do Manilla Road (além de
um lançamento ao vivo, Roadkill, em 1988).
Em 1985, a banda estrearia esta formação com o antológico Open the Gates.
Formação:
Mark Shelton – Vocal, Guitarras
Scott Park – Baixo
Rick Fisher – Bateria, Percussão, Backing Vocals
Faixas:
Todas as canções são creditadas a Mark Shelton.
1. Prologue - 1:35
2. Necropolis - 3:10
3. Crystal Logic - 6:01
4. Feeling Free Again - 2:48
5. The Riddle Master - 4:41
6. The Ram - 3:46
7. The Veils of Negative Existence - 4:34
8. Dreams of Eschaton - 10:24
9. Epilogue - 1:55
Letras:
Para o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a:
https://www.letras.mus.br/manilla-road/
Opinião do Blog:
O Manilla Road é uma das bandas estadunidenses de Heavy Metal mais subestimadas da história.
Em Crystal Logic, o Manilla Road mergulha ainda mais na musicalidade do Heavy Metal. Percebem-se, notavelmente, as influências da chamada New Wave of British Heavy Metal, mas também há toques de Speed Metal e de Progressivo por todo o disco.
Mark Shelton é o destaque, com seu vocal repleto de personalidade e muita competência na guitarra, com solos cheios de feeling e riffs grudentos.
Canções como “Necropolis”, “The Riddle Master” e “The Ram” mostram o poder do heavy metal estadunidense, com peso e intensidade cativantes. A longa “Dreams of Eschaton” é bastante interessante, mas a favorita é mesmo “Crystal Logic”, com suas alternâncias de dinâmicas e um toque ‘priestiano’.
Enfim, Crystal Logic é um discaço de heavy metal e amostra das grandes capacidades do Manilla Road como banda!






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