26 de maio de 2025

BOB SEGER - NIGHT MOVES (1976)

 


Night Moves é o nono álbum de estúdios do artista norte-americano Bob Seger. Seu lançamento oficial aconteceu em 22 de outubro de 1976, através do selo Capitol Records. As gravações ocorreram nos estúdios Muscle Shoals (Sheffield) e Pampa (Warren), ambos nos Estados Unidos, e no Nimbus Nine (Toronto, Canadá). A produção ficou a cargo de Bob Seger, de Punch Andrews, da Muscle Shoals Rhythm Section e de Jack Richardson.





Bob Seger (finalmente) retorna às nossas páginas.


Antecedentes


Em 1974, Seger formou a Silver Bullet Band. Seus membros originais eram o guitarrista Drew Abbott, o baterista e vocalista Charlie Allen Martin, o tecladista Rick Manasa, o baixista Chris Campbell e o saxofonista Alto Reed. Com essa nova banda, Seger lançou o álbum Seven (1974), que continha o hit "Get Out of Denver". Esta faixa foi um sucesso moderado, alcançando a 80ª posição em nível nacional.


Em 1975, Seger lançaria Beautiful Loser. Este álbum marcou o retorno de Seger à Capitol Records após quatro anos.


O álbum contou principalmente com músicos da Muscle Shoals Rhythm Section (uma vez que foi gravado naquele estúdio), mas os membros da Silver Bullet Band foram usados separadamente em algumas músicas e juntos em "Nutbush City Limits", uma música cover de Ike & Tina Turner.


Bob Seger



Em abril de 1976, Seger e a Silver Bullet Band lançaram o álbum Live Bullet, gravado em duas noites na Cobo Arena, de Detroit, em setembro de 1975. Ele continha a versão de Seger de "Nutbush City Limits", bem como a versão clássica de Seger sobre a vida na estrada, "Turn the Page", de Back in '72. O disco também incluía seus lançamentos de sucesso do final dos anos 1960 - "Heavy Music" e "Ramblin' Gamblin' Man".


Um best-seller instantâneo em Detroit, Live Bullet começou a chamar a atenção em outras partes do país, vendendo melhor do que os álbuns anteriores de Seger, obtendo repercussão de rádios voltadas ao rock progressivo e outras estações que tocavam AOR, permitindo que Seger fosse a atração principal de mais shows.


Entretanto, Seger ainda tinha um desequilíbrio de popularidade; em junho de 1976, ele foi um artista de destaque no Pontiac Silverdome, de Detroit, na frente de quase 80.000 fãs, mas uma noite depois tocou para menos de mil pessoas em Chicago.


Night Moves


Night Moves é o primeiro álbum de estúdio de Seger a creditar sua banda de apoio, a Silver Bullet Band, embora eles só se apresentem em cinco das nove músicas do álbum; as outras quatro contam com o apoio da Muscle Shoals Rhythm Section. As faixas 1, 2, 3, 4 e a 9 foram gravadas pela Silver Bullet Band.


Bob Seger



Vamos às canções:


ROCK AND ROLL NEVER FORGETS


Rock and Roll Never Forgets” é uma canção roqueira e bem direta, com ótimos vocais de Seger.


A letra fala sobre saudosismo:


So you're a little bit older and a lot less bolder

Than you used to be

So you used to shake 'em down

But now you stop and think about your dignity

So now sweet sixteen's turned thirty-one

You get to feelin' weary when the work day's done

Well all you got to do is get up and into your kicks

If you're in a fix

Come back baby

Rock and roll never forgets







A canção é um clássico do Bob Seger. Ela foi lançada como single e atingiu a 41ª posição da principal parada norte-americana desta natureza.


NIGHT MOVES


Night Moves” é uma linda música, suave e comovente, sendo um clássico de Bob Seger.


A letra fala sobre liberdade:


Way up firm and high

Out past the cornfields where the woods got heavy

Out in the back seat of my '60 Chevy

Workin' on mysteries without any clues





Foi o principal single do disco e atingiu a 4ª colocação da principal parada norte-americana desta natureza.


THE FIRE DOWN BELLOW


The Fire Down Bellow” é mais bluesy, tendo uma guitarra afiada ‘cortando’ toda a faixa.


A letra traz uma crítica à sociedade:


Here come the rich man in his big long limousine

Here come the poor man all you got to have is green

Here come the banker and the lawyer and the cop

One thing for certain it ain't never gonna stop

When it all gets too heavy

That's when they come and they go (They go)

With only one thing in common

They got the fire down below


SUNBURST


Sunburst” é mais intimista e calma, mas com bela melodia.


A letra fala sobre alguém com poder:


The smoke begins to rise

A sea of staring eyes

Gaze on the sunburst

His weapon at his side

He flashes it with pride

Before his legions

Fires begin to rage

And they engulf the stage

All right

Bring on the night





SUNSPOT BABY


Sunspot Baby” é animada e divertida, e também aposta na pegada bluesy.


A letra fala sobre uma garota:


But she packed up her bags, she took off down the road

She said she was going to visit sister Flo

She used my address and my name

And man that was sure unkind

Sunspot baby

I'm gonna catch up sometime

Sure had a real good time

(Oh, yeah, oh, ooh)

See upcoming pop shows

Get tickets for your favorite artists

You might also like


MAINSTREET


Outra balada simples e eficaz no disco é a bonita “Mainstreet”.


A canção narra sobre a Mainstreet em Ann Arbor:


In the pool halls, the hustlers and the losers

Used to watch 'em through the glass

Well I'd stand outside at closing time

Just to watch her walk on past

Unlike all the other ladies, she looked so young and sweet

As she made her way alone down that empty street





A faixa foi lançada como single, alcançando a 24ª colocação da principal parada norte-americana.


COME TO POPPA


Come to Poppa” é uma versão para a música omposta por Earl Randle e Willie Mitchell e traz bastante swing.


A letra fala sobre um cara autoconfiante:


If life gets hard to understand

And the whole thing is getting out of hand

Come to poppa

Come see your poppa, yeah


Trata-se de um cover para a faixa composta por Earl Randle e Willie Mitchell.


SHIP OF FOOLS


Ship of Fools” tem uma pegada country e é uma música mais suave.


A letra fala sobre navios:


All along the fateful coast

We moved silent like a ghost

The timeless sea of tireless host possessed us

The wind came building from the cold northwest

And soon the waves began to crest

Crashing cross the forward deck, all hands lost

I alone survived the sinking

I alone possess the tools

On that ship of fools


MARY LOU


Uma versão bem animada para “Mary Lou”, de Young Jessie, encerra o disco.


A letra é bem divertida:


Come back into town about a week ago

Told me she was sorry that she hurt me so

I had a fifty-five Ford and a two dollar bill

The way she looked at that man gave me a chill


Trata-se de um cover da faixa criada por Young Jessie.


Considerações Finais


Night Moves fez bastante sucesso, atingindo a 8ª posição da principal parada norte-americana de álbuns.


O crítico do Village Voice, Robert Christgau, escreveu que os riffs de Night Moves eram riffs clássicos de rock and roll, como aqueles tocados por Chuck Berry ou os Rolling Stones, e que o álbum era sobre rock and roll para aqueles que não eram mais adolescentes, como a música "Rock and Roll Never Forgets".


A crítica da Rolling Stone ao álbum, por Kit Rachlis, afirmou que o disco foi um dos melhores de 1976-77, que Seger soou como Rod Stewart e escreveu letras como Bruce Springsteen, e que o álbum era rock and roll clássico. A única crítica que Rachlis fez ao trabalho foi que a produção não era forte o suficiente.


Uma crítica posterior do álbum por Stephen Thomas Erlewine para a AllMusic disse que ele era muito semelhante a Beautiful Loser (1975), mas que Night Moves era mais pesado. Erlewine também disse que o álbum tinha uma ampla gama de estilos e não havia perdido nada de sua influência anos depois, dando nota máxima ao trabalho.


Night Moves foi o primeiro álbum de Seger a ficar entre os dez primeiros na parada de álbuns da Billboard e no futuro acabou tornando-se o álbum de estúdio mais vendido de toda a sua carreira. O sucesso de Night Moves também impulsionou as vendas dos lançamentos anteriores de Seger. O lançamento de Seger em 1975, Beautiful Loser, acabaria vendendo dois milhões de cópias e o álbum de 1976, Live Bullet, venderia seis milhões de cópias nos Estados Unidos. Live Bullet acabaria sendo citado como um dos maiores álbuns ao vivo de todos os tempos.


Night Moves ultrapassa a casa de 6 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos.





Formação:

Bob Seger – Vocal, Guitarra

The Silver Bullet Band

Drew Abbott – Guitarra (faixas 1, 3, 4, 8, 9); vocais de apoio em "Mary Lou" (faixa 9)

Robyn Robbins – Piano, Órgão (faixas 1, 3, 4, 9)

Alto Reed – Saxofone tenor, Saxofone alto, Saxofone barítono, Flauta (faixas 1, 3, 4, 9)

Chris Campbell – Baixo (faixas 1, 2, 3, 4, 9); vocais de apoio em "Mary Lou" (faixa 9)

Charlie Allen Martin – Bateria, Pandeiro, Maracas (faixas 1, 2, 3, 4, 9); vocais de fundo em "Mary Lou" (faixa 9)

Muscle Shoals Rhythm Section

Pete Carr – Guitarra solo, Guitarra base, Violão (faixas 5, 6, 7, 8)

Jimmy Johnson – Guitarra base (faixas 5, 6, 7, 8)

Barry Beckett – Piano, Órgão, Sintetizador ARP, Clavinete (faixas 5, 6, 7, 8)

David Hood – Baixo (faixas 5, 6, 7, 8)

Roger Hawkins – Bateria, Pandeiro, Maracas, Congas, Tímpanos (faixas 5, 6, 7, 8)

Músicos adicionais:

Jerry Luck – Acordeão em "Ship of Fools" (faixa 8)

Joe Miquelon – Guitarra em "Night Moves" (faixa 2)

Doug Riley – Piano, Órgão em "Night Moves" (faixa 2)

Sharon Lee Williams – Backing vocals em "Night Moves" (faixa 2)

Rhonda Silver – Backing vocals em "Night Moves" (faixa 2)

Laurel Ward – Backing vocals em "Night Moves" (faixa 2)


Faixas:

01. Rock and Roll Never Forgets (Seger) - 3:52

02. Night Moves (Seger) - 5:25

03. The Fire Down Below (Seger) - 4:28

04. Sunburst (Seger) - 5:13

05. Sunspot Baby (Seger) - 4:38

06. Mainstreet (Seger) - 3:43

07. Come to Poppa (Randle/Mitchell) - 3:11

08. Ship of Fools (Seger) - 3:24

09. Mary Lou (Jessie/Ling) - 2:56


Opinião do Blog:

É sempre uma ótima oportunidade falar sobre a obra de Bob Seger.


Night Moves foi o álbum que realmente fez Bob Seger ter sucesso nos Estados Unidos. Musicalmente, ele é uma continuação do já muito bom Beautiful Loser, embora as canções aqui sejam mais caprichadas.


O rock ‘n’ roll tradicional de Seger é fundido às suas influências de Country e Blues, como em “Ship of Fools” e “Sunspot Baby”. Há espaço para baladas como “Mainstreet” e “Night Moves” esta, uma das melhores composições de Seger.


A união com a Silver Bullet Band se mostra mais que acertada em canções como “Rock and Roll Never Forgets” e a excelente “The Fire Down Below”.


Enfim, Night Moves é um disco clássico da vasta carreira de Bob Seger, sendo uma amostra do início da fase mais brilhante deste músico incrível.

0 Comentários:

Postar um comentário