4 de abril de 2023

BACHMAN-TURNER OVERDRIVE - BACHMAN-TURNER OVERDRIVE (1973)

 


Bachman-Turner Overdrive é o autointitulado álbum de estreia da banda canadense de mesmo nome. Seu lançamento oficial aconteceu em 17 de maio de 1973, através do selo Mercury Records. As gravações ocorreram entre 1972 e 1973 no RCA Studios, em Toronto. A produção ficou sob responsabilidade da própria banda.


Hora do site dar uma passeada por uma das mais interessantes – e pouco lembradas – bandas canadenses dos anos 1970 através de seu disco de estreia.





Brave Belt


Depois de obter sucesso com a banda The Guess Who, Randy Bachman surpreendentemente deixou o grupo, no auge da popularidade, em 1970, citando problemas de saúde e diferenças de estilo de vida com os outros membros da banda. Ele se lembra de ter sido rotulado como "um lunático e um perdedor" e que "ninguém queria trabalhar comigo".


A exceção foi Chad Allan, ex-vocalista do Guess Who, que havia deixado a banda quatro anos antes de Randy. Os dois concordaram em explorar um projeto musical, e Randy então se voltou para a família. O resultado foi a banda Brave Belt, formada em Winnipeg em 1971 com a adição do irmão de Randy, Robin "Robbie" Bachman na bateria, e Gary Bachman atuando como empresário da banda.


O primeiro álbum autointitulado da Brave Belt, que tinha Randy tocando guitarra e baixo, não vendeu muito bem. A gravadora ainda queria que a Brave Belt fizesse uma turnê, então Randy (por sugestão de Neil Young) contratou o colega baixista/vocalista da Winnipeg, CF ("Fred") Turner, para se apresentar nos shows programados da banda.


Turner logo foi convidado para ser membro em tempo integral e cantar para a gravação de Brave Belt II em 1972. Chad Allan apareceu como vocalista em duas canções de Brave Belt II, mas deixou a banda logo após a gravação do álbum.


Durante a turnê de divulgação do álbum, outro irmão de Bachman, Tim Bachman, foi adicionado como segundo guitarrista porque a banda sentiu que seu arranjo de três integrantes era muito restritivo.


Brave Belt II também não conseguiu nenhum sucesso notável nas paradas e, em meados de 1972, sua turnê de apoio foi cancelada no meio do caminho. Mas a influência de Turner começou a se fazer sentir, já que ele compôs cinco canções para o álbum Brave Belt II e cantou nove das onze canções do álbum. Brave Belt II tinha um som mais pesado de guitarra do que seu antecessor, complementado pela voz gutural e poderosa de Turner.


De acordo com a autobiografia de Randy Bachman, o Bachman-Turner Overdrive foi formado em um show universitário em Thunder Bay, Ontário, logo após a saída de Allan. Um promotor, desanimado com as reações às canções country de Allan, que a banda ainda estava tocando, decidiu demitir o Brave Belt para o show de sábado à noite e trazer um substituto mais voltado para o rock de Toronto. Quando isso não se materializou, ele implorou ao Brave Belt para ficar e tocar um conjunto de covers de clássicos do rock.


Enquanto a banda tocava músicas como "Proud Mary", "Brown Sugar" e "All Right Now", a pista de dança se encheu e, de acordo com Randy, "vimos instantaneamente a diferença entre tocar música sentada que as pessoas podiam conversar e tocando música que eles pulavam de seus assentos e dançavam."


Depois que a Reprise Records retirou o Brave Belt de sua gravadora, Randy Bachman esvaziou sua própria conta bancária para financiar outro conjunto de gravações com a formação do Brave Belt II e começou a financiar seu próximo álbum. Ele afirma que procurou diversos selos para lançamento do material, mas todos disseram não à proposta.


Randy Bachman



Mudanças


A banda acabou fechando um contrato com a Mercury Records, o que Randy proclamou como um puro golpe de sorte. Em abril de 1973, Charlie Fach, da Mercury Records, voltou ao seu escritório após uma viagem à França para encontrar uma pilha de fitas demo não tocadas esperando em sua mesa. Querendo começar do zero, ele pegou uma lata de lixo e deslizou todas as fitas para dentro dela, exceto uma que errou a lata e caiu no chão.


Fach pegou a fita e notou o nome de Bachman nela. Ele se lembra de ter falado com ele no ano anterior e disse a Bachman que se ele fizesse uma demo para enviá-la a ele. Coincidentemente, a Mercury havia acabado de perder Uriah Heep e Rod Stewart para outras gravadoras, e Fach estava procurando por novas bandas de rock para substituí-los.


Nesse ponto, a fita demo da banda ainda se chamava Brave Belt III. Fach convenceu a banda de que um novo nome era necessário; um que capitalizasse o reconhecimento do nome dos membros da banda.


O grupo já havia pensado em usar seus sobrenomes (à la Crosby, Stills, Nash & Young). No caminho de volta de um show em Toronto, o grupo viu uma cópia de uma revista de caminhoneiros chamada Overdrive enquanto jantava no Colonial Steak House em Windsor, Ontário, administrado pelo Colonial Jim Lambros.


Depois disso, Fred Turner escreveu "Bachman–Turner Overdrive" e as iniciais "B.T.O." em um guardanapo. O resto da banda decidiu que a adição de "Overdrive" era a maneira perfeita de descrever sua música.


Fred Turner



O álbum de estreia


Originalmente, o disco seria intitulado Brave Belt III, seguindo o álbum Brave Belt II, feito pela formação anterior do grupo, chamada Brave Belt.


O álbum não produziu um verdadeiro single de sucesso, mas foi certificado como "Ouro" pela RIAA em 1974, em grande parte impulsionado pelas fortes vendas dos próximos dois álbuns do conjunto (Bachman–Turner Overdrive II e Not Fragile).


"Gimme Your Money Please" e "Little Gandy Dancer" foram lançadas em um single duplo A-side apenas no Canadá. Após o lançamento de Bachman – Turner Overdrive II, este primeiro álbum foi muitas vezes referido como "BTO 1".


O disco foi gravado no RCA studios, em Toronto, no Canadá, entre 1972 e 1973. A produção ficou a cargo da própria banda, especialmente de Randy Bachman.


GIMME YOUR MONEY PLEASE


Um riff muito legal, na linha do Rock do Creedence, e ótimos vocais de Turner formam uma canção empolgante.


A letra se refere aos perigos de Nova York:


Being born and raised in New York

There ain't nothing you won't see

'Cause the streets are filled with bad goings-on

And you know that's no place to be


HOLD BACK THE WATER


Hold Back the Water” bebe mais na fonte do Blues Rock, com um ritmo bem contagiante e ótimo trabalho das guitarras.


A letra é uma metáfora sobre a busca por uma vida melhor:


Headed cross the border

Looking for a place to play

I left the Sun behind, I don't mind

But I think that it looked like rain


BLUE COLLAR


Blue Collar” flerta com uma certa latinidade e com toques de Jazz, sendo uma grande composição.


A letra se refere a pessoas com poder:


You keep that beat

And I keep mine

Your restless face

Is no longer mine

I rest my feet while this world's in heat and I wish that you cddo the same

Blue collar


Blue Collar” foi lançada como single, atingindo a 68ª posição na principal parada norte-americana desta natureza, também ficando com a 21ª colocação na sua correspondente canadense.


LITTLE GANDY DANCER


Little Gandy Dancer” é mais arrastada, com andamento mais lenta, embora com bom trabalho das guitarras, ganhando intensidade da metade para o final.


A letra se refere a uma mulher:


She's a high-stepping prancer

A tried true romancer

She's a little gandy dancer

And she's too much for me (Ow!)

Little gandy dancer





STAYED AWAKE ALL NIGHT


Stayed Awake all Night” apresenta os irmão Randy e Tim dividindo os vocais em um Hard Rock mais convencional, embora de muita qualidade.


A letra é divertida:


In the cool cool cool of the morning

That's when I'm coming home

In the cool cool cool of the morning

That's when I'm coming home


DOWN AND OUT MAN


Tim Bachman lidera os vocais na ótima “Down and Out Man”, uma faixa com fortes influências sessentistsas.


A letra fala sobre um homem tentando se encontrar:


I'm a down and out man

Guess you wonder why I am

I'm a down and out man

Guess you wonder why I am


DON’T GET YOURSELF IN TROUBLE


Randy retorna aos vocais em uma canção que aponta para o futuro do BTO, sendo a mais agressiva e potente faixa do disco.


A letra fala sobre perseverança:


Come on and get a few things back together

Don't get lost in the stormy weather

And when you're flying around like birds of a feather


THANK YOU FOR THE FEELIN’


Turner volta ao vocais na divertida música que encerra o disco, “Thank you for the Feelin’”.


A letra fala sobre um arrependimento:


Thank you for the feelin'

But I think I've had enough

For the sun came late this morning

And I sure am feeling rough


Considerações Finais


Mesmo sem um single de grande sucesso, Bachman-Turner Overdrive acabou atingindo a 70ª posição da principal parada norte-americana de discos, alcançando a 9ª colocação em sua correspondente canadense.


O maior sucesso comercial do álbum acabou mesmo acontecendo depois que os álbuns posteriores do BTO fizeram sucesso nos Estados Unidos e os fãs foram resgatando este ótimo álbum de estreia.


Joe Viglione, do site AllMusic, dá uma nota 2,5 (em 5) ao disco, apontando: “(…) este é um conjunto muito consistente, sem hits e com foco em sons pesados de fundo. Não heavy metal, mais como “metal derretido”, escorrendo e pingando sem a alta energia de ZZ Top e de Led Zeppelin injetados em seus números de condução”.


O eventual sucesso do álbum foi em grande parte o resultado da turnê implacável da banda. Alegadamente, Fach concordou em colocar este álbum no selo Mercury apenas se a banda o promovesse com uma agenda de shows pesada. Onde quer que a banda estivesse tendo um airplay significativo, o Bachman-Turner Overdrive imediatamente viajou para lá, independentemente do roteiro da turnê, para ganhar impulso.


Uma dessas oportunidades ocorreu em St. Louis, Missouri. Fred Turner disse:


"Recebemos uma ligação da estação de rádio KSHE que estava oferecendo um benefício. Eles queriam uma banda como atração principal da qual ninguém ouviu falar porque as atrações principais que eles haviam agendado receberam ofertas maiores e não estavam chegando. Tínhamos o BTO Eu lancei um álbum então, então eles pelo menos tinham algo para tocar e fazer parecer que éramos grandes. Eles começaram a tocar nosso disco a cada hora, a cada corte do álbum, em seis estados - 150.000 watts. A gravadora ligou e disse: "Que diabos está acontecendo? Enviamos dez mil discos para St. Louis em uma semana!" Chegamos lá e era um drive-in ao ar livre, de quinze a vinte mil pessoas. A região estava saturada com o nosso álbum. Eles não sabiam que éramos canadenses, só conheciam as músicas. Foi incrível."


Apoiada pelo empresário Bruce Allen, a banda registrou mais de 300 datas em seu primeiro ano de existência, e valeu a pena. BTO I mais tarde seria certificado ouro em 1974 pela Recording Industry Association of America.


Bachman-Turner Overdrive supera 500 mil cópias vendidas apenas nos Estados Unidos.





Formação:

Randy Bachman – Guitarra-Solo, Vocal em (5,7)

Tim Bachman – Guitarra-Base, Vocal em (5,6)

C.F. Turner – Baixo, Vocal em (1 a 4, 7, 8)

Robbie Bachman – Bateria, Percussão

Músicos Adicionais:

Barry Keane - Congas

Will MacCalder - Piano

Garry Peterson – Percussão, Bateria, Backing Vocal


Faixas:

1. Gimme Your Money Please (Turner) - 4:41

2. Hold Back the Water (Ra. Bachman/Ro. Bachman/Kelly) - 5:06

3. Blue Collar (Turner) - 6:10

4. Little Gandy Dancer (Ra. Bachman) - 4:22

5. Stayed Awake All Night (Ra. Bachman) - 4:07

6. Down and Out Man (T. Bachman/Ra. Bachman) - 3:12

7. Don't Get Yourself in Trouble (Ra. Bachman) - 4:54

8. Thank You for the Feelin' (Turner) - 4:07


Letras:

Para o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a: https://www.letras.mus.br/bachman-turner-overdrive/#G


Opinião do Blog:

Talvez até pelo próprio brilho de seus trabalhos posteriores, a estreia do Bachman-Turner Overdrive é um álbum menos comentado.


Para quem conhece a banda, é fácil perceber que neste disco o grupo parece procurar sua identidade musical, variando bastante entre estilos, embora consiga considerável êxito nas canções propostas.


A parte instrumental demonstra notável competência enquanto os vocais apostam na agressividade, excetuando-se quando Tim Bachman os assume na ótima e contida “Down and Out Man”.


Ótimos toques de Jazz e de latinidade são percebidos na já clássica “Blue Collar”, mas, pessoalmente, penso que a banda acerta em cheio quando encontra a sonoridade que seria seu “carro-chefe”, na melhor canção do álbum, “Don't Get Yourself in Trouble”.


Em suma, Bachman-Turner Overdirve demonstra uma banda talentosa, ainda à procura de sua sonoridade definidora, mas acertando bastante em seus diferentes caminhos propostos. A estreia do grupo ´prometia – e o BTO provou que a promessa seria paga no futuro.

2 comentários:

  1. Como mencionei no comentário na Consultoria, o BTO é uma grande banda que ficou menos conhecida no Brasil, talvez até porque a concorrência era acirrada. Gosto bastante do Tim Bachman, é pena que ele ficou relativamente pouco tempo na banda; mas acho que a cara do grupo era dada pelo C. F. Turner, cuja voz inconfundível dava um charme todo especial ao som da banda, simultaneamente pesado para a sua época e acessível. Gosto da discografia do grupo como um todo, mas os primeiros quatro discos são discoteca básica para quem gosta do rock setentista. Valeu a recuperação do BTO!

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    1. Obrigado, meu amigo. Acho que vc foi cirúrgico no comentário: eles aliavam peso e acessibilidade em doses precisas, especialmente nos 4 primeiros álbuns. Acho uma banda extremamente subestimada. Grande abraço!

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