22 de abril de 2025

TESLA - THE GREAT RADIO CONTROVERSY (1989)

 


The Great Radio Controversy é o segundo álbum de estúdios da banda norte-americana Tesla. Seu lançamento oficial aconteceu em 1º de fevereiro de 1989, através do selo Geffen Records. As gravações ocorreram durante o ano de 1988, no Bearsville Sound Studios, em Woodstock, nos EUA. A produção ficou a cargo de Steve Thompson e Michael Barbiero.


Após aproximadamente 11 anos, o Tesla volta ao Blog com outro disco.





Antecedentes


Mechanical Resonance, álbum de estreia da banda, foi lançado em dezembro de 1986, vendendo mais de 1 milhão de cópias nos Estados Unidos., muito graças às canções “Modern Day Cowboy” e “Little Suzi”, as quais tiveram boa circulação nas rádios especializadas em Rock e ajudaram na divulgação do trabalho.


Há que se lembrar também que no ano de seu lançamento, 1986, o Glam Metal estava no auge nos Estados Unidos, fato que ajudou na popularização de Mechanical Resonance, embora este não se enquadre exatamente no estilo.


O sucesso do disco permitiu ao Tesla entrar em turnê como show de abertura para o Def Leppard, banda que era um dos grandes nomes do Hard Rock nos anos oitenta.


Nos primeiros dias de sua carreira, o Tesla excursionou com David Lee Roth, Alice Cooper, Def Leppard e Poison, o que resultou na banda sendo categorizada como uma banda de glam metal. Entretanto, os membros da banda se ressentiram dessa rotulação.


Troy Luccketta



Atualmente, a banda, de acordo com Troy Luccketta, o grupo não se importa em ser rotulado como parte daquela cena.


O disco


O título foi retirado da controvérsia sobre a identidade do inventor do rádio. É postulado que o engenheiro sérvio Nikola Tesla (que dá nome à banda) é o verdadeiro inventor do rádio, enquanto o italiano Guglielmo Marconi levou o crédito e é amplamente considerado como tendo o título.


O encarte do disco original conta essa história.


Frank Hannon



A produção ficou a cargo do produtor Steve Thompson (Guns N’ Roses e Madonna, entre outros) e de Michael Barbiero, que foi o produtor do primeiro trabalho da banda.


HANG TOUGH


Hang Tough” abre o disco com potência e com peso.


A letra possui temática romântica:


You've gotta give it your best shot

Give it everything you got

Oh, you gotta hang tough

Hang tough

When the goin' gets rough

Hang tough

You got to give it all you've got

(Hang tough) keep your head above the ground

Don't you let it get you down

Oh, you gotta hang tough

Hey, oh

Hey, oh


A faixa foi um dos singles lançados para promoção do grupo, mas sem maiores repercussões.


LADY LUCK


Lady Luck” é mais convencional, bem na linha do Glam Metal oitentista.


A letra menciona uma dama:


Lady Luck took a walk

When all I wanted was some company

Lady Luck took a walk

You know she walked right out on me


HEAVEN’S TRAIL (NO WAY OUT)


Heaven’s Trail (No Way Out)” é mais cadenciada e com toque bluesy.


A letra possui um tom sombrio:


There's no way out, no way out

Of this living hell

No way out, no way out

Unless you walk Heaven's trail

No way out, no way out

Of this living hell, living hell


A canção foi outro single do disco e é tida como uma das “músicas assinaturas” do Tesla.


BE A MAN


Be a Man” é um Hard oitentista padrão, com bons vocais de Keith.


A letra fala sobre um homem comum:


Done all I could

Everything that a man should do

Still they refuse to call me

Call me what I am, hey


LAZY DAYS, CRAZY NIGHTS


Lazy Days, Crazy Nights” tem uma pegada mais Mötley Crüe, o que é um ótimo sinal.


A letra fala sobre uma vida desregrada:


But I love those lazy days and crazy nights

Now, it's my way, it's my life

I love those lazy days and crazy nights

I love those lazy days and crazy nights


DID IT FOR THE MONEY


Did It for the Money” é uma canção mais padrão, seguindo o mesmo ritmo do álbum.


A letra fala sobre uma meretriz:


Did you do it for love?

Did you do it in the name of love?

No, it ain't love she's gonna find

She's got just one thing on her mind


YESTERDAZE GONE


Yesterdaze Gone” é bem mais rápida e mais acelerada, sendo uma das melhores do disco.


A letra fala do eu lírico tentando esquecer uma mulher:


Day after day

Night after night

I'll keep on lookin' till I find a way

To get her off my mind


MAKIN’ MAGIC


Makin’ Magic” possui um bom refrão e uma curiosa alternância de momentos.


A letra fala sobre um relacionamento:


I got you, now you got me

Feels so good to be

Makin' magic, makin' magic

It ain't no mystery, come on


THE WAY IT IS


The Way It Is” é uma balada eficiente, com a roupagem daquela época.


A letra, outra vez, é romântica:


Even though we could never seem to work things out

I still love you just the same

I miss your smile and that sparkle in your eyes

You're so beautiful, never change


A canção é um dos principais singles do álbum, atingindo a 55ª colocação da principal parada desta natureza nos EUA.


FLIGHT TO NOWHERE


Flight to Nowhere” segue o Glam Metal oitentista.


A letra pode ser inferida como autobiográfica:


Now, the more you look, the more you're gonna find

More than enough to blow your mind

It's such a mess, it's a cryin' shame

And we've only got ourselves to blame


LOVE SONG


Love Song” é uma canção assinatura da banda, uma balada com classe.


A letra fala sobre o amor:


Love is all around you, yeah

Love is knockin' outside your door

Waitin' for you is this love made just for two

Keep an open heart and you'll find love again, I know


Love Song” é um grande sucesso da banda Tesla. A faixa foi um single que atingiu a 10ª posição da principal parada norte-americana desta natureza e somente este single vendeu mais de 500 mil cópias naquele país.


PARADISE


Paradise” é mais uma balada, mas penso que esta é mais pálida.


A letra é sobre um sentimento:


Days go by and life goes on

I feel I've been away too long

What I would give to be with you

Days go by and life drags on

Feel I've been away too long

For much too long, yeah


PARTY’S OVER


Party’s Over” encerra o álbum com mais peso e mais agressividade.


A letra fala sobre um término:


You know, it took so long for me to realize

You got a cheatin' heart full of dirty lies

Now listen baby, I got news for you

Now don'tcha come knockin' on my door

'Cause I don't want your love no more

I don't need nobody like you


Considerações Finais


Muito graças ao enorme sucesso de “Love’s Song”, o disco acabou indo muito bem, atingindo a 18ª colocação da principal parada norte-americana, a Billboard 200. Ainda beliscou o 34º lugar da parada britânica.


Kirk Blows do jornal britânico Music Week deu uma resposta positiva ao álbum. Ele disse que o material musical do álbum iria "satisfazer até mesmo o fã de rock mais exigente", e que "há muita luz e sombra aqui também, tudo transmitido com um ar avassalador de confiança de uma banda pronta para expandir sua base promissora".


Steve Huey, do AllMusic, dá uma nota 4 (em 5) apontando: “The Great Radio Controversy amplia o som de Mechanical Resonance um pouco com o uso aumentado de instrumentos acústicos, o que fornece contrastes mais texturais e dinâmicos, e os momentos mais fracos ainda são animados pelo ataque de guitarra dupla de Frank Hannon e Tommy Skeoch”.


Em 1990, o Tesla lançou Five Man Acoustical Jam, um álbum ao vivo com versões acústicas de sucessos como "Comin' Atcha Live", "Gettin' Better", "Modern Day Cowboy" e "Love Song". O álbum também apresentou uma série de covers, mais notavelmente uma versão de "Signs", um sucesso de da Five Man Electrical Band. Em 1991, a banda lançou seu terceiro álbum de estúdio, Psychotic Supper.


A revista Rolling Stone coloca o disco na 11ª posição da sua lista 50 Greatest Hair Metal Albums of All Time, em 2015. O L.A. Weekly coloca o disco na 18ª posição da lista de Chuck Klosterman, Favorite Hair Metal Albums, de 2011. O crítico Martin Popoff põe o disco no 415º lugar do seu The Top 500 Heavy Metal Albums of All Time.


Segundo algumas estimativas, The Great Radio Controversy ultrapassa a casa de 2 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos.





Formação:

Jeff Keith – Vocal

Tommy Skeoch – Guitarras, Backing vocals

Frank Hannon – Guitarras, Piano, Sintetizador, Órgão

Brian Wheat – Baixo, Backing vocals

Troy Luccketta – Bateria


Faixas:

01. Hang Tough (Keith/Skeoch/Hannon/Wheat) - 4:21

02. Lady Luck (Keith/Skeoch/Hannon/Wheat) - 3:39

03. Heaven's Trail (No Way Out) (Keith/Skeoch) - 4:41

04. Be a Man (Keith/Hannon/Skeoch) - 4:20

05. Lazy Days, Crazy Nights (Keith/Skeoch) - 4:26

06. Did It for the Money (Keith/Skeoch/Hannon) - 4:25

07. Yesterdaze Gone (Keith/Hannon) - 3:43

08. Makin' Magic (Keith/Skeoch/Hannon/Wheat) - 5:03

09. The Way It Is (Keith/Skeoch/Hannon/Luccketta) - 5:14

10. Flight to Nowhere (Keith/Skeoch/Hannon/Wheat) - 4:43

11. Love Song (Keith/Hannon) - 5:20

12. Paradise (Keith/Hannon/Wheat) - 4:59

13. Party's Over (Keith/Hannon/Skeoch) – 4:24


Letras:

Para o conteúdo completo da letra, recomenda-se o acesso a: https://genius.com/albums/Tesla/The-great-radio-controversy


Opinião do Blog:

O Tesla retorna ao canal, depois de um longo tempo, com um de seus melhores álbuns, The Great Radio Controversy.


Embora a banda rejeita-se o rótulo Glam Metal, eu penso que é impossível de se fugir dele para se definir a sonoridade do disco. Claro, o Tesla não faz o Glam Metal suave padrão de bandas como o Poison, mas traz uma musicalidade que não é tão diferente de bandas como o Cinderella, por exemplo. E nisto há ótimas canções como “Heaven's Trail (No Way Out)” ou “Lazy Days, Crazy Nights”.


Claro, a música de maior sucesso do disco é mesmo “Love Song”, uma balada de bom gosto que oscila entre leveza e mais intensidade. Um problema são o excesso de canções e sua longa duração, que trazem uma certa saturação.


Mas, concluindo, The Great Radio Controversy é um bom álbum de Glam Metal com algumas faixas muito boas – e outras nem tanto – mas que, na média geral, irão agradar os ouvintes deste tipo de sonoridade.


2 comentários:

  1. Ótima matéria! Vou ouvir com atenção esse disco, que sempre passou ao largo por mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, muito obrigado.
      Eu curto, é um bom disco de Hard Rock.

      Excluir