22 de setembro de 2020

ALTER BRIDGE - BLACKBIRD (2007)

 


Blackbird é o segundo álbum de estúdio da banda norte-americana chamada Alter Bridge. Seu lançamento oficial ocorreu em 5 de outubro de 2007, através do selo Universal Republic. As gravações aconteceram entre fevereiro e maio daquele mesmo ano com produção de Michael Baskette.

 

O RAC traz para suas páginas o segundo disco da banda Alter Bridge, contando seus antecedentes e mostrando suas canções detalhadamente.




 

Origens

 

O guitarrista principal e fundador do Alter Bridge, Mark Tremonti, o baixista Brian Marshall e o baterista Scott Phillips eram membros da banda chamada Creed, ao lado do vocalista principal Scott Stapp, alcançando um significativo sucesso no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.

 

 Depois de lançar dois álbuns de sucesso, My Own Prison (1997) e Human Clay (1999), Marshall deixou o Creed em 2000, no que foi seguido pelo lançamento do terceiro álbum, Weathered, em 2001.

 

O Creed tornou-se inativo em 2003 após a conclusão de uma turnê polêmica.

 

Naquele ano, Tremonti começou a escrever novo material com planos de formar uma nova banda com Phillips e Marshall. Sendo fãs da antiga banda de Myles Kennedy, a The Mayfield Four, eles o convidaram para se juntar como seu novo vocalista.

 

Eles nomearam a nova banda de Alter Bridge, em homenagem a uma ponte perto da casa de Tremonti em Alter Road, em Detroit, e posteriormente começaram a gravar seu álbum de estreia.

 

Citando diferenças criativas e a tensão crescente entre Stapp e os outros membros da banda, o Creed se separou oficialmente em junho de 2004.

 

Coincidentemente, o Alter Bridge lançou seu single de estreia "Open Your Eyes" em 11 de junho de 2004. Os membros da banda sentiram como se o Creed tivesse "seguido seu curso" e estavam determinados a se concentrarem em seu futuro com seu novo vocalista.

 

One Day Remains

 

O álbum de estreia do Alter Bridge, One Day Remains, foi lançado em 10 de agosto de 2004 pela Wind-up Records e recebeu críticas mistas. Produzido por Ben Grosse (que também produziu álbuns de artistas como Filter, Fuel e Sevendust), o álbum vendeu 750 mil cópias em todo o mundo e alcançou o status de ouro nos Estados Unidos, alcançando a 5ª posição nas paradas da Billboard.

 

Após "Open Your Eyes", mais dois singles retirados do disco foram lançados em 2005: "Find the Real" e "Broken Wings".

 

Outro detalhe, em parte devido ao fato de que o álbum estava quase terminado quando Kennedy se juntou à banda, é o único disco do Alter Bridge que não apresenta Kennedy como guitarrista, embora ele tenha tocado guitarra em várias canções na turnê que se seguiu.

 

Várias canções de One Day Remains tiveram conexão com a WWE, especialmente "Metalingus", a qual foi adotada pelo lutador "The Rated R Superstar" Edge como seu tema de entrada, em 2004. Em 2005, a banda lançou um EP de quatro músicas chamado Fan EP como um CD promocional na Europa.

 

O relacionamento do Alter Bridge com a Wind-up Records começou a se deteriorar quando os membros da banda começaram a ouvir rumores de que a gravadora decidiu não lançar singles ou promover o álbum como planejado.

 

A banda estava pedindo para ser liberada pelo selo logo após o lançamento de One Day Remains, mas seu pedido foi recusado consistentemente. Pouco tempo antes de 2006, o Alter Bridge e a Wind-up Records foram "finalmente capazes de negociar termos aceitáveis ​​para ambos os lados". Todos os contratos de gravação, publicação e merchandising foram finalmente rescindidos.

 

A verdadeira natureza do acordo foi posteriormente descrita por Mark Tremonti, em uma entrevista à LoudWire, como "sendo ferrado", onde ele revelou que o Alter Bridge teve que "comprar" seu acordo por uma quantia não revelada, pela qual ainda estavam pagando.


Mark Tremonti


Entretanto, o Alter Bridge continuou a enfrentar dificuldades, incluindo críticas pela separação do Creed, com pressão para reformar o grupo e vários relatos falsos de uma reunião do Creed, além de alguns críticos descrevendo a música do Alter Bridge como "um Creed com um vocalista diferente".

 

Blackbird

 

A banda declarou, no início de 2006, que o processo de composição das músicas estava “dois terços completos”. Em 8 de fevereiro de 2007, o conjunto anunciou que todas as composições do álbum estavam concluídas e que eles estariam entrando em estúdio para iniciar o processo de gravação do novo disco.

 

Foi então anunciada, em 11 de maio de 2007, que a gravação do álbum estava completa, a mixagem havia sido concluída e apenas algumas pequenas coisas menores ainda restavam por fazer.

 

Em 23 de julho de 2007, houve outro comunicado oficial à imprensa contendo a data de lançamento oficial do primeiro single do disco, a lista de faixas do trabalho e notícias de que as datas da turnê seriam lançadas posteriormente.

 

Três dias depois, o Alter Bridge carregou duas novas canções em sua página oficial do MySpace para os fãs ouvirem como uma amostra do novo disco. As canções eram "Ties That Bind" e, o single do álbum, "Rise Today".

 

Uma versão do álbum no Reino Unido foi lançada em 8 de outubro com uma faixa bônus especial intitulada "We Don't Care at All", a qual também é encontrada na versão do disco no iTunes.

 

Há também uma versão do álbum vendida exclusivamente pela Best Buy que contém duas faixas bônus "The Damage Done" e "New Way to Live", e uma versão do Walmart com um DVD bônus contendo entrevistas exclusivas e um olhar aprofundado sobre a produção do disco.

 

Além disso, antes do lançamento oficial do disco, a Universal Republic Records colocou uma página de e-cards na sua principal, em 24 de agosto de 2007, que continha as então inéditas “Before Tomorrow Comes”, “Watch Over You”, “ Buried Alive" e "Come to Life". Elas foram removidas no sábado, 25 de agosto, quando sua descoberta resultou em muitos fãs acessando-as em um curto período de tempo. Sua disponibilidade online parece ter sido um erro por parte da Universal, mas também pode ter sido uma estratégia de marketing exclusiva.

 

Embora a grande maioria das canções de One Day Remains tenha sido escrita antes de Myles Kennedy entrar a bordo, desta vez o trabalho foi um esforço colaborativo com Tremonti e Kennedy dividindo as tarefas de composição, enquanto todos os quatro membros da banda trabalharam nos arranjos. Todos os quatro membros têm créditos como compositores no disco.


Myles Kennedy


As gravações ocorreram entre fevereiro e maio de 2007, com produção de Michael Baskette.

 

Vamos às faixas:

 

TIES THAT BIND

 

“Ties That Bind” é pesada e rápida, flertando deliberadamente com sonoridades mais voltadas ao Heavy Metal.

 

A letra possui um sentido de superação:

 

One last hope

To rise and break away

Above the faded line

Way beyond the ties that bind

 

COME TO LIFE

 

“Come to Life” é uma verdadeira porrada, e, embora mais cadenciada, possui muito peso e um baixo muito presente. Ótimos vocais de Kennedy.

 

A letra conclama coragem:

 

Oh...by the way

We scream to find a reason

Never doubt or stop believing

And escape

 

BRAND NEW START

 

“Brand New Start” aponta as pontencialidades de Kennedy como vocalista, em uma ‘power ballad’ bastante competente.

 

A letra fala em seguir em frente:

 

We will make a brand new start

From the pieces torn apart

The break of day is before us

Cast your sorrows to the wind

Let the highway take us in

As we escape the disorder

 

BURIED ALIVE

 

“Buried Alive” conta com um interessante trabalho das guitarras, desta feita, com uma roupagem mais Hard Rock.

 

A letra pode ser inferida como um pedido de salvamento:

 

I've been buried alive

In a world of constant sorrow

Reached down tonight

Set me free

Save tomorrow

 

COMING HOME

 

“Coming Home” segue com o trabalho pesado, mas soa menos brilhante que suas antecedentes, seja pelo excesso de cadência, seja pela linearidade.

 

A letra mostra um eu lírico esgotado:

 

So I'm coming home

Lost on a road I don't belong

I rest my soul I'm so alone

Far from the streets I call my own

I'm coming home

 

BEFORE TOMORROW COMES

 

“Before Tomorrow Comes” possui um refrão muito bom e ótima atuação do vocalista Myles Kennedy. Um rock mais suave, mas bem inspirado.

 

A letra é sobre um despertamento:

 

I curse my worth and every comfort

That blinded me for way too long

Damnit all I'll make a difference from now on

Cause I'm wide awake to it all

Cause I'm wide awake to it all

 

A faixa foi o single final para promoção do disco, atingindo a 29ª posição da principal parada norte-americana desta natureza.

 

RISE TODAY

 

“Rise Today” é uma faixa muito boa e que segue a linha de sua imediata antecedente, mas um pouco mais ‘roqueira’, com a agressividade em uma dose exata.

 

Esta é uma letra de esperança:

 

Our time is running out

Hope we find a better way

Before we find we're left with nothing




A faixa é considerada uma das expoentes do trabalho, atingindo a 3ª colocação da principal parada de rock norte-americana.

 

BLACKBIRD

 

Com quase 8 minutos, “Blackbird” é uma pequena joia presente no disco. Oscilando entre um tom sombrio (e suave) e uma agressividade furiosa, a música transmite um sentimento de dor muito sincero. Excelente!

 

A letra é sobre luto:

 

Let the wind carry you home

Blackbird fly away

May you never be broken again

Beyond the suffering you've known

I hope you find your way

May you never be broken again

 

ONE BY ONE

 

“One By One” carrega na distorção das guitarras em uma canção de ritmo mais cadenciado com um bom refrão.

 

A letra é uma crítica a salvadores:

 

This sacrifice of flesh and blood

For a promised land that may not be won

Let us not forget the hero laid to rest

 

WATCH OVER YOU

 

Esta faixa é mais uma balada presente no trabalho, com uma sonoridade leve e muito melódica.

 

A letra fala sobre dor e comprometimento:

 

I can't go on

And let you lose it all

I'ts more than I can take

Who'll ease your pain?

Ease your pain

 

A canção foi lançada como single para promoção do álbum.

 

BREAK ME DOWN

 

“Break me Down” segue na linha de oscilar passagens mais amenas com refrãos mais agressivos, com destaque para o trabalho vocal de Kennedy.

 

A letra fala sobre decepção:

 

The weight of a thousand lies

A promise is broken on me all the time

You say that you're sure to change

But that black heart reveals that you always stay the same

 

WHITE KNUCKLES

 

“White Knuckles” volta com a agressividade, com riffs flertando novamente com o Metal noventista.

 

A letra é sobre resiliência:

 

We are the disillusioned

We've been left wanting more

Before every aspiration

Hits the floor

 

WAYWARD ONE

 

A décima-terceira – e última – faixa de Blackbird é “Wayward One”. A canção encerra o trabalho com um misto de leveza e peso em boas doses, em outra música bem competente.

 

A letra é um alerta:

 

Broken homes, broken lives,

They repeat themselves in time

It's passed on down the line,

'till we heal the wounds inside

It's not too late

To make things right

Dress the wounds with love's pure light

 

Considerações Finais

 

Blackbird fez barulho em termos das principais paradas de discos no mundo. O álbum conquistou a 13ª colocação na norte-americana e a 37ª posição na britânica.

 

A crítica especializada acabou recebendo positivamente o trabalho. Sharon Mawer, do site AllMusic, deu uma nota 3,5 (em 5), revelando: “(...) Blackbird, foi lançado e com o novo homem Kennedy totalmente integrado à programação, os fãs do Creed não ficaram desapontados, embora o som geral tenha mudado e se tornado mais pesado e mais maduro sem as brigas de Scott Stapp atrapalhando a música da banda...”

 

Mawer também foi contundente em relação à faixa-título: “Foi na faixa-título com oito minutos de emoções poderosas no trabalho que a banda realmente brilhou, a música alternando entre um número pesado de riffs de guitarra de hard rock e uma balada acústica sobre a perda de um ente querido”

 

Blackbird recebeu reviews muito positivos dos críticos e atualmente detém uma média de 9,4 (em 10) no Ultimate Guitar Archive.

 

A banda embarcou em uma turnê mundial de sucesso em apoio a Blackbird, gravando seu show em 7 de dezembro de 2008, no Heineken Music Hall, em Amsterdã, Holanda, para um DVD ao vivo intitulado Live from Amsterdam.

 

Uma versão em disco único foi vendida exclusivamente durante a turnê de reunião do Creed, em 2009, e na Amazon.com. Lançado com resenhas extremamente positivas, o DVD vendeu "milhares e milhares" de cópias em oposição às "centenas" projetadas que a Amazon esperava vender, alcançou o primeiro lugar na lista de "Mais vendidos em vídeos musicais e shows" da Amazon e permaneceu lá por várias semanas.

 

Uma versão em Blu-ray Disc e uma edição deluxe foram lançadas nas lojas na América do Norte em 11 de janeiro de 2011.

 

O Alter Bridge fez uma pausa em 2009, após a turnê de reunião do Creed, e o novo álbum. Enquanto Tremonti, Marshall e Phillips estavam em turnê com Scott Stapp como Creed, Kennedy trabalhou em seu primeiro álbum solo e começou a trabalhar extensivamente com o guitarrista Slash, do Guns N' Roses e Velvet Revolver, e mais tarde em turnê com Slash, em 2010 e 2011, como seu principal vocalista.

 

O terceiro álbum, AB III, seria lançado em outubro de 2010.




Formação:

Myles Kennedy - Vocal, Guitarra-base, Guitarra-solo em 07 e 08

Mark Tremonti - Guitarras, Backing Vocals

Brian Marshall - Baixo

Scott Phillips - Bateria, Percussão

 

Faixas:

01. Ties That Bind (Kennedy/Tremonti/Marshall/Phillips) - 3:19

02. Come to Life (Kennedy/Tremonti/Marshall/Phillips) - 3:51

03. Brand New Start (Kennedy/Tremonti/Marshall/Phillips) - 4:54

04. Buried Alive (Kennedy/Tremonti/Marshall/Phillips) - 4:35

05. Coming Home (Kennedy/Tremonti/Marshall/Phillips) - 4:19

06. Before Tomorrow Comes (Kennedy/Tremonti/Marshall/Phillips) - 4:06

07. Rise Today (Kennedy/Tremonti/Marshall/Phillips) - 4:21

08. Blackbird (Kennedy/Tremonti/Marshall/Phillips) - 7:58

09. One by One (Kennedy/Tremonti/Marshall/Phillips) - 4:20

10. Watch Over You (Kennedy/Tremonti/Marshall/Phillips) - 4:19

11. Break Me Down (Kennedy/Tremonti/Marshall/Phillips) - 3:56

12. White Knuckles (Kennedy/Tremonti/Marshall/Phillips) - 4:24

13. Wayward One (Kennedy/Tremonti/Marshall/Phillips) - 4:47

 

Letras:

Para o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a: https://www.letras.mus.br/alter-bridge/

 

Opinião do Blog:

Certamente, é bem legal trazer o Alter Bridge para as páginas do RAC.

 

Contando com aquilo que remanesceu do Creed, o acréscimo do ótimo Myles Kennedy fez surgir um conjunto criativo e consideravelmente mais agressivo que a banda de origem de três quartos do quarteto.

 

Blackbird, segundo álbum do grupo, demonstra um conjunto buscando sua sonoridade e isto está bem nítido na obra.

 

Há passagens bem pesadas, com músicas que encostam-se ao Heavy Metal, como “Ties That Bind” e “White Knuckles”. Em outras, a banda opta por um Rock ‘n’ Roll bem encorpado, com menos peso, mas personalidade, como “Rise Today”. As letras são boas e merecem uma conferida.

 

O maior expoente do disco é mesmo sua incrível faixa-título, “Blackbird”, uma canção dolorosa e, mesmo bem sombria, é repleta de energia. Fantástica.

 

Enfim, Blackbird pode pecar por ser um pouco longo, mas é um bom trabalho da banda Alter Bridge, grupo este que o RAC recomenda ao leitor dar uma chance.

0 Comentários:

Postar um comentário