21 de fevereiro de 2022

PAUL KOSSOFF - BACK STREET CRAWLER (1973)

 


Back Street Crawler é o álbum solo de estreia do guitarrista inglês chamado Paul Kossoff. Seu lançamento oficial aconteceu em 16 de novembro de 1973, através do selo Island Records. As gravações aconteceram em Londres, nos estúdios Island. A produção ficou a cargo de Bob Potter, Richard Digby Smith, Jean Roussel e do próprio Kossoff.

 

O Rock: Álbuns Clássicos traz a estreia solo do ótimo guitarrista Paul Kossoff, em mais um texto que procura resgatar um álbum pouco comentado.

 

Origens

 

Paul Francis Kossoff nasceu em 14 de setembro de 1950, em Londres, na Inglaterra, sendo filho do ator David Kossoff. Paul começou a aprender guitarra aos 9 anos de idade e se interessou por comprar uma Gibson Les Paul após assistir a Eric Clapton em uma apresentação com a John Mayall's Bluesbreakers.

 

Em 1966, Kossoff se juntou a uma banda chamada Black Cat Bones, a qual chegou fazer abertura para o lendário Fleetwood Mac. O baterista da banda era Simon Kirke que seria companheiro de Kossoff no Free.




 

Free

 

Em abril de 1968, Kossoff e Kirke se uniram a Paul Rodgers (vocal) e Andy Fraser (baixo) para formarem o Free.

 

A banda fez turnês por dois anos, durante os quais gravaram dois álbuns: Tons of Sobs (1968) e Free (1969). Ambos os discos apresentaram o som do conjunto, influenciado pelo blues e pelo soul, um estilo que contrastava com alguns grupos da época, mais voltados a sonoridades mais progressivas e mais pesadas.

 

O sucesso veio em 1970 quando seu terceiro álbum, Fire and Water (1970), gerou o hit "All Right Now". A banda tocou no conhecido festival Isle of Wight para aclamação de público e da crítica, gerando turnês esgotadas no Reino Unido, Europa e Japão.

 

No entanto, após o lançamento do quarto disco, Highway (1970), e suas vendas relativamente fracas, as pressões da banda levaram a uma passageira separação. O álbum ao vivo Free Live! foi gravado em 1970 e lançado em 1971 como um disco de despedida.

 

Durante o hiato do Free, Kossoff e Kirke se uniram ao tecladista texano John "Rabbit" Bundrick e ao baixista japonês Tetsu Yamauchi para lançarem o álbum Kossoff, Kirke, Tetsu and Rabbit (1971). Rodgers e Fraser investiram projetos solo sem sucesso.

 

O Free se juntou novamente e lançou o disco Free at Last (1972). Após seu lançamento, Fraser decidiu que já havia tentado o suficiente e deixa o grupo para formar a banda Sharks.

 

O Free convidou Tetsu e Rabbit para o lançarem o álbum Heartbreaker (1973) após o qual o conjunto acabou definitivamente.




 

Back Street Crawler

 

Neste mesmo ano de 1973, Paul Kossoff decide lançar sua estreia como artista solo. Kossoff, durante os últimos anos do Free, sofria com o abuso de drogas.

 

Kossoff conseguiu se recompor, moderando seu vício em drogas o suficiente para gravar um álbum solo, Back Street Crawler, que, surpreendentemente, contou com contribuições de seus ex-colegas de banda do Free, bem como do baterista do Yes, Alan White.

 

A canção "Time Away" apresenta três quintos da segunda formação do Free (Kossoff, Kirke, Yamauchi), junto com o vocalista, compositor e guitarrista John Martyn, que em 1975, convidaria Kossoff para sua própria turnê. Esta colaboração pode ser ouvida em edições expandidas do álbum Live at Leeds de Martyn.




 

A capa apresenta uma fotografia de Paul Kossoff. Vamos às faixas:

 

TUESDAY MORNING

 

“Tuesday Morning” é uma jam session de 17 minutos, com destaque para a bateria de Alan White e as guitarras de Kossoff.

 

I’M READY

 

“I’m Ready” tem uma forte influência do soul norte-americano, com vocais brilhantes de Jess Roden.

 

A letra revela algum tipo de mágoa do eu lírico:

 

And I'm ready, yeah (ready)

I call your bluff, so you call mine

To give you the answers, I gotta have the time

And I'm ready (ready) sometime

 

TIME AWAY

 

“Time Away” é outra faixa instrumental, bem mais intimista, contando com a seção rítmica da segunda encarnação do Free.

 

MOLTEN GOLD

 

“Molten Gold” é uma canção do Free, que ficou de fora do álbum Free at Last, e recebeu algum trabalho para o disco. Vocais incríveis de Paul Rodgers.

 

O eu lírico revela certa angústia:

 

But there's a big low song

Keeps a pushing me along

Day by day, on and on

And there's a sound like molten gold

Keeps a burning to my soul

To my soul, to my soul

 

BACK STREET CRAWLER (DON’T NEED YOU NO MORE)

 

Também instrumental, “Back Street Crawler (Don’t Need You No More)” traz Kossoff com uma abordagem feroz em um clima de blues rock.

 

Considerações Finais

 

A pesar da qualidade inconteste de Back Street Crawler, o álbum não foi um grande sucesso comercial e acabou sendo o único álbum solo de Kossoff.

 

A crítica tem o trabalho em alta conta. Rob Caldwell, do site AllMusic, em uma análise retrospectiva, dá uma nota 4 (em 5), apontando: “Back Street Crawler, apesar de ser o primeiro álbum pós-Free de Paul Kossoff, contém contribuições de todos os membros daquela banda. "Molten Gold", a música mais acessível do álbum, apresenta o talento do vocalista do Free, Paul Rodgers, e é um hit esquecido. Por outro lado, o álbum é destacado pela guitarra baseada em blues e rock de Kossoff”.

 

Caldwell reforça: “este é um daqueles álbuns que merece um lugar no panteão do rock clássico”.

 

Além de várias participações como músico de estúdio durante sua carreira, Kossoff ainda fundaria uma banda, a Back Street Crawler (sim, homônima ao álbum), lançando 2 discos de estúdios: The Band Plays On (1975) e 2nd Street (1976).

 

Infeliz e precocemente, Paul Kossoff morreu aos 25 anos, em um vôo que ia de Los Angeles para New York, nos Estados Unidos, devido a uma embolia pulmonar.




 

Formação:

Paul Kossoff – Guitarra-solo

Trevor Burton – Baixo ("Tuesday Morning")

Alan White – Bateria ("Tuesday Morning", "I'm Ready")

John "Rabbit" Bundrick – Teclados ("Tuesday Morning"); Órgão, Piano ("Molten Gold")

Alan Spenner – Baixo ("I'm Ready")

Jean Roussel – Teclados ("I'm Ready", "Back Street Crawler (Don't Need You No More)")

Jess Roden – Vocal ("I'm Ready")

Tetsu Yamauchi – Baixo ("Time Away")

Simon Kirke – Bateria ("Time Away", "Molten Gold")

John Martyn – Vocal, Guitarra (“Time Away")

Paul Rodgers – Vocal ("Molten Gold")

Andy Fraser – Baixo ("Molten Gold")

Conrad Isidore – Bateria ("Back Street Crawler (Don't Need You No More)")

Clive Chaman – Baixo ("Back Street Crawler (Don't Need You No More)")

 

Faixas:

1. Tuesday Morning (Kossoff) - 17:32

2. I'm Ready (Roden/Roussel) - 2:26

3. Time Away (Kossoff/Martyn) - 5:46

4. Molten Gold (Kossoff) - 5:48

5. Back Street Crawler (Don't Need You No More) (Kossoff) - 4:22

 

Letras:

Não conseguimos encontrar uma fonte confiável para letras. Se o leitor encontrar, gentileza nos informar, até para atualizarmos o post.

 

Opinião do Blog:

Paul Kossoff tentava seguir sua vida após o colapso do Free e a primeira tentativa foi este disco.

 

Back Street Crawler é um álbum majoritariamente instrumental e é um atestado da luta do guitarrista para continuar atuando como músico e enfrentando seu vício em drogas.

 

E, se há um traço de unidade no trabalho, é a guitarra feroz e profundamente melódica de Paul Kossoff. Seus solos atravessam toda a audição e seu estilo é inconfundível.

 

“Molten Golden” é uma joia perdida do Free e é uma das melhores faixas do disco, junto a “Tuesday Morning”, a qual conta com Alan White imparável na bateria.

 

Enfim, Paul Kossoff viveu pouco demais para que os amantes da boa música pudessem usufruir todo o seu talento, mas, naquilo que deixou como obra, fica evidente seu imenso talento.

 

Back Street Crawler é um álbum que permanece, sobretudo, como um atestado do espírito indomável de Kossoff.

2 comentários: