21 de junho de 2021

EXODUS - BONDED BY BLOOD (1985)

 


Bonded by Blood é o álbum de estreia da banda norte-americana chamada Exodus. Seu lançamento oficial aconteceu em 25 de abril de 1985 através do selo Torrid. As gravações ocorreram em julho de 1984, no Prairie Sun Studios, em Cotati, nos Estados Unidos. A produção ficou a cargo de Mark Whitaker.

 

Origens

 

A formação inicial do Exodus surgiu no final dos anos 1970, através dos guitarristas Kirk Hammett e Tim Agnello, do baterista/vocalista Tom Hunting e do vocalista Keith Stewart, enquanto eles estudavam juntos no colégio.




A banda adicionou o baixista Carlton Melson em 1980, e o quinteto começou a se destacar tocando em festas de quintal e em vários eventos escolares. Eles tocavam principalmente covers na veia do hard rock dos anos 1970 e da nova onda do heavy metal britânico (NWOBHM), mas também desenvolveram algumas de suas próprias canções originais.

 

Stewart logo deixou a banda e Hunting se tornou o único vocalista por algum tempo. Carlton Melson foi substituído em 1981 pelo baixista Geoff Andrews. Tim Agnello também deixaria o grupo, mudando-se para Nova York e permanecendo envolvido na indústria da música como guitarrista, empresário e compositor.

 

Isso deixou o Exodus atuando como um power trio até que um substituto foi encontrado no amigo de Hammett (e roadie do Exodus), o guitarrista Gary Holt.

 

Encontrando Paul Baloff

 

Também em 1981, Hammett conheceu um morador de El Cerrito, Paul Baloff, em uma festa em North Berkeley, uma amizade que começou - de acordo com Hammett - por suas admirações compartilhadas pelo punk rock e pelo heavy metal dos anos 1970.

 

Baloff se tornou o vocalista principal da banda e o quinteto gravou uma fita demo de 3 faixas, em 1982, consistindo nas canções "Whipping Queen", "Death and Domination" e "Warlord", um lançamento que seria a única gravação de Hammett com o Exodus até 2014.

 

A música da banda começou a incorporar elementos do punk hardcore em suas raízes NWOBHM, e o Exodus foi considerado um pioneiro na cena thrash metal da Bay Area.


Paul Baloff


Em novembro de 1982, o Exodus abriu um show no Old Waldorf, em San Francisco, para o Metallica, uma banda então relativamente desconhecida (e sem gravadora) de Los Angeles. Conforme o Exodus começou a fazer mais shows em clubes da Bay Area, eles ganharam uma grande e fervorosa base de fãs, a qual ficou conhecida por seu comportamento violento nos shows.

 

Mais mudanças

 

No início de 1983, Hammett deixou o Exodus para se juntar ao Metallica, por recomendação do empresário/produtor Mark Whitaker, sobrando a Gary Holt efetivamente assumir o controle criativo da banda.

 

Hammett foi substituído por Mike Maung, seguido por Evan McCaskey, antes que o grupo finalmente encontrasse um substituto permanente no guitarrista Rick Hunolt.

 

Geoff Andrews também saiu para iniciar uma encarnação inicial da banda de death metal Possessed, e foi substituído pelo baixista Rob McKillop.

 

Seguindo em frente

 

No segundo trimestre de 1984, o Exodus entrou no Turk Street Studios com o produtor Doug Piercy para gravar demos de canções que mais tarde apareceriam em seu álbum de estreia.

 

A banda assinou contrato com a Torrid Records de Nova York e o Exodus preparou-se para entrar no Prairie Sun Recording Studios na metade daquele ano.

 

Bonded by Blood

 

Embora o álbum tenha sido concluído no meio de 1984, ele não foi lançado até 1985 devido a problemas entre o Exodus e sua gravadora. É considerado um dos álbuns de thrash metal mais influentes de todos os tempos.

 

É também o único disco de estúdio completo do Exodus a apresentar Paul Baloff nos vocais, embora ele também estivesse em sua Demo de 1982. Baloff voltou ao Exodus por cinco anos (de 1997 até sua morte em 2002), e apareceu em seu álbum ao vivo de 1997, Another Lesson in Violence.

 

Bonded by Blood foi originalmente intitulado de A Lesson in Violence, mas teve seu nome alterado quando uma ideia adequada para a capa não foi encontrada.

 

Uma cópia em fita cassete do álbum (com o título original) foi amplamente distribuída pela rede de troca de fitas após a conclusão do disco no final do verão americano de 1984, criando um imenso burburinho underground antes do lançamento oficial do LP. O lançamento foi adiado, no entanto, devido a problemas com a arte.

 

A música "Impaler" seria originalmente apresentada em Bonded by Blood, mas foi abandonada quando Kirk Hammett levou o riff principal com ele para o Metallica (foi usado em "Trapped Under Ice").

 

A arte da capa do álbum original era uma ilustração de bebês gêmeos siameses do bem e do mal. Na reedição de 1989, essa capa foi substituída pelo logotipo da banda em uma imagem em vermelho e preto de uma multidão.


Gary Holt


O disco foi remasterizado e relançado pela Century Media em 1999 apenas na Europa, com duas faixas ao vivo de seu relançamento do Combat em 1989, com Steve Souza nos vocais. Esta reedição da Century Media restaurou a arte da capa original.

 

Vamos às faixas:

 

BONDED BY BLOOD

 

O disco é aberto com a faixa-título, uma canção poderosa com guitarras furiosas e bateria frenética, no melhor estilo thrash metal.

 

A letra exalta a fúria do Heavy Metal:

 

Black Magic Rites On This Black Evil Night

Begin With The Slice Of The Blade

Metal And Blood Come Together As One

Onlookers They Gasp In Dismay

Taste The Sweet Blood Of One Another

Sharing Without Any Greed

Bang You Head As If Up From The Dead

Intense Metal Is All That You Need

 

EXODUS

 

“Exodus” continua em um ritmo intenso e furioso, o qual contagia o ouvinte pela intensidade insana – e ótimos vocais de Baloff.

 

A violência é a tônica da letra:

 

Get in our way and we're going to take your life

Kick in your face and rape and murder your wife

Plunder your town your homes they'll burn to the ground

You won't hear a sound until my knife's in your back

The exodus attack

 

AND THEN THERE WERE NONE

 

O riff inicial de “And Then There Were None” é muito bom e a música segue em um andamento mais cadenciado, sem abrir mão do peso.

 

A letra fala sobre um fim de mundo:

 

and then there were none

the world starts to burn

the world powers learn

tha satans work is done

 

A LESSON IN VIOLENCE

 

“A Lesson in Violence” continua com uma trilha Thrash feroz e um refrão matador, em um ponto alto do disco.

 

A letra apresenta um poder maligno e opressor:

 

I love to stab my victims

Until they're dead

A knife to the throat

Or a smashing blow to the head

I'm judge and jury

My sentence has just been passed

Step into the circle of hell

If you think you can last

 

METAL COMMAND

 

A excelente “Metal Command” encontra ecos do Motörhead em seu riff inicial e segue um tanto quanto mais contida, mas é outra faixa incrível.

 

A letra é uma ode ao Metal e aos seus fãs:

 

Fists are in the air, banging everywhere

Thrashing to the sound, faces melting down

It's time to fight for metal tonight

Bangers take your stand and obey

Our metal command

 

PIRANHA

 

“Piranha” é uma verdadeira porrada, uma composição insana a qual conta com guitarras afiadíssimas e vocais aguçados de Baloff.

 

A letra sugere um ataque do famoso peixe chamado piranha:

 

Piranha kill in a pack, you'll run

Piranha start to attack, you'll done

If you think you can beat, deadly shoal

If you think you can live, you're a fool

 

NO LOVE

 

“No Love” é mais lenta, mas pesadíssima, e Baloff tem mais uma atuação inspirada nos vocais.

 

A letra fala sobre magia e escuridão:

 

The darkness is my lover

She makes he feel strong

Take what I want, when I want

At night I do no wrong

When I walk the streets

Got loki on my side

Slit your throat, drink your blood

Who cares when others die

 

DELIVER US TO EVIL

 

“Deliver Us to Evil” é a canção mais longa do álbum, superando os sete minutos, oscilando entre passagens rápidas e outras cadenciadas.

 

A letra possui um toque sombrio:

 

my prayers have now been heard

by my lord, my god. master lucifer

there is no life or birth

when the undead walk the earth

unholy blaspheme and torment

are now set free

 

STRIKE OF THE BEAST

 

“Strike of the Beast” encerra o trabalho em altíssimo nível trazendo uma música que sintetiza bem a intensidade agressiva do Thrash Metal.

 

A letra tem um toque de terror:

 

Time to run or fight

Off the strike of the beast

If you fail you'll be

The hellish demon's feast

 

Considerações Finais

 

Em termos de paradas de sucesso, Bonded by Blood não fez qualquer barulho, porém, isto não revela seu real valor.

 

Bernard Doe, da Metal Forces, em 1985, definiu como "um álbum clássico no sentido do thrash metal que certamente será desprezado pela mídia não convertida e mainstream".

 

Eduardo Rivadavia, do AllMusic, afirma: "Se tivesse sido lançado imediatamente após ter sido gravado em 1984, Bonded by Blood poderia ser considerado hoje ao lado de Kill ‘Em All do Metallica como um dos álbuns marcantes responsáveis por lançar a onda do thrash metal" e acrescenta que "o Exodus ficou pensando que tipo de impacto eles poderiam ter sem esses contratempos”.

 

Rivadavia também descreveu Bonded by Blood como "um álbum cuja influência excede em muito sua notoriedade real, e continua sendo uma peça crucial do quebra-cabeça do thrash metal".

 

Em 2013, Bonded by Blood foi classificado em 80º lugar no 'Top 100 Heavy Metal Albums' do site Metalrules.com.

 

Em agosto de 2014, a revista Revolver colocou o álbum em sua lista "14 Thrash Albums You Need to Own". O álbum foi classificado em primeiro lugar na lista dos dez primeiros "Álbuns Thrash NÃO Lançados pelos Big 4" do site Loudwire.

 

Em 2017, a revista Rolling Stone classificou Bonded by Blood como o 45º lugar em sua lista dos "100 melhores álbuns de metal de todos os tempos".

 

O Exodus promoveu o álbum saindo em turnê com Venom e Slayer. Quatro canções de sua apresentação em 5 de abril de 1985, no Studio 54 em Nova York, foram filmadas e lançadas em vídeo caseiro como Combat Tour Live: The Ultimate Revenge.

 

A banda posteriormente fez turnês ou tocou em shows com bandas como Exciter, Megadeth, Anthrax, King Diamond, Possessed, D.R.I., Nuclear Assault e Hirax.

 

Pouco depois de terminar a turnê de Bonded by Blood, Paul Baloff foi demitido da banda, supostamente devido ao seu comportamento relacionado ao álcool e às drogas. Ele foi substituído por Steve "Zetro" Souza, que anteriormente havia sido o vocalista do Legacy, uma encarnação inicial dos colegas thrashers da Bay Area, o Testament. Baloff formou a banda Piranha em 1987.

 

Um segundo álbum de estúdio do Exodus sairia também em 1987, com Pleasures of the Flesh.




 

Formação:

Paul Baloff - Vocais

Gary Holt - Guitarra

Rick Hunolt - Guitarra

Rob McKillop - Baixo

Tom Hunting - Bateria

 

Faixas:

1. Bonded by Blood (Baloff/Holt) - 3:43

2. Exodus (Baloff/Holt) - 4:05

3. And Then There Were None (Holt/Hunting) - 4:40

4. A Lesson in Violence (Holt/Hunolt) - 3:49

5. Metal Command (Baloff/Holt/Whitaker) - 4:13

6. Piranha (Baloff) - 3:45

7. No Love (Baloff) - 5:08

8. Deliver Us to Evil (Holt/Whitaker/Hunolt) - 7:07

9. Strike of the Beast (Baloff/Holt) - 3:57

 

Letras:

Para o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a: https://www.letras.mus.br/exodus/

 

Opinião do Blog:

Dentro da vertente metálica do Thrash Metal, o Exodus é, na minha opinião, a banda mais subestimada entre as norte-americanas. A qualidade incontestável de sua discografia não me deixa mentir.

 

A sua estreia, Bonded by Blood, peca por ter sido lançada alguns anos depois do estilo ter surgido, mas este fato não impede de se atestar que se trata de um dos mais importantes álbuns dentro do estilo.

 

Com intensidade e agressividade insanas, o disco desfila um conjunto de faixas de valor inegável, onde o peso está sempre presente e os riffs cortam todas as composições com maestria.

 

Entre as favoritas deste blogueiro estão as fabulosas “And Then There Were None” e “Metal Command”.

 

Enfim, Bonded by Blood é um disco seminal dentro do Thrash Metal, sendo composto por vários clássicos, não apenas do Exodus, mas do próprio estilo em geral. Um álbum que ditou os moldes de como o Thrash seguiria no futuro, além de ser o registro definitivo do lendário Paul Baloff.

0 Comentários:

Postar um comentário