19 de agosto de 2020

RICHIE SAMBORA - STRANGER IN THIS TOWN (1991)

 


Stranger in This Town é o álbum de estreia da carreira solo do guitarrista norte-americano Richie Sambora. Seu lançamento oficial aconteceu em 3 de setembro de 1991 através do selo Mercury Records. A produção ficou por conta de Neil Dorfsman e do próprio Richie Sambora.

 

O RAC traz a estreia do guitarrista Richie Sambora, o qual ficou mundialmente conhecido na banda Bon Jovi, em sua carreira solo. Vamos abordar os fatos que antecederam ao lançamento do disco antes do tradicionalíssimo faixa-a-faixa.



 

New Jersey

 

Em setembro de 1988, o Bon Jovi lançava New Jersey, seu quarto álbum de estúdio.

 

O Bon Jovi montou outra enorme turnê mundial a qual perdurou por 1989 e 1990. O grupo visitou mais de 22 países e mais de 232 shows. O ponto alto, pessoalmente para a banda, foi o regresso à casa, no dia 11 de junho de 1989, no Giants Stadium, em Nova Jersey.

 

Em agosto de 1989, a banda foi à União Soviética para o Moscow Music Peace Festival. O Bon Jovi foi a primeira banda oficialmente sancionada pelo governo soviético a se apresentar naquele país e New Jersey se tornou o primeiro álbum dos EUA lançado legalmente na URSS.

 

O esgotamento das gravações de Slippery When Wet e New Jersey, praticamente sem intervalos, mais as turnês mundiais altamente aceleradas, cobrou seu preço.

 

Ao final da turnê de New Jersey, o Bon Jovi somava 16 meses de shows e estava exausto fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Após a data final da turnê, no México, sem planos claros para o futuro, os membros do grupo foram para casa.

 

Durante o tempo em que eles se retiraram da cena, os membros do grupo focaram em seus próprios projetos e não mostraram nenhum desejo em fazer outro álbum.



 

Primórdios

 

Richard Stephen Sambora nasceu em 11 de julho de 1959, em Perth Amboy, Nova Jersey, filho de Joan, secretária, e Adam C. Sambora, capataz de fábrica.

 

Sambora é descendente de poloneses e foi criado como católico. Ele cresceu em Woodbridge Township, Nova Jersey e frequentou a Woodbridge High School, se formando em 1977.

 

O primeiro instrumento de Sambora foi um acordeão que ele começou a tocar aos 6 anos. Ele começou a tocar violão aos 12 anos, após a morte de Jimi Hendrix, em 1970.

 

Desde seus primeiros dias, Sambora foi fortemente influenciado pelo blues e pelo rock dos anos 60. Suas influências mais importantes foram Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jeff Beck, Stevie Ray Vaughan, Johnny Winter, Jimmy Page, Joe Perry, Joe Kmiecik, George Harrison e B. B. King.

 

Richie também foi influenciado pela música clássica espanhola e começou um amor ao longo da vida pela guitarra espanhola. Além disso, ele afirmou que a cantora Janis Joplin teve uma grande influência em seu estilo musical, durante sua carreira no final dos anos 1960 e início dos anos 1970.

 

Sambora também toca muitos outros instrumentos, como bateria, baixo, saxofone, piano. A primeira vez que ele se apresentou no palco foi em uma dança da Organização da Juventude Católica, quando era adolescente.

 

Começo de carreira

 

Sambora foi guitarrista da banda Message e, com ela, lançou um disco independente intitulado Lessons, produzido e arranjado por Dean Fasano e Richie Sambora, em Woodbridge, Nova Jersey. Foi relançado em 1995 sob o nome de Message e em 2000 como Lessons.

 

Mais tarde, ele esteve em uma banda, Mercy, que assinou contrato com a gravadora Swan Song Records, do Led Zeppelin, e depois na Duke Williams & the Extremes, que assinou contrato com a Capricorn Records.



 

Sambora também esteve em uma banda de improvisação chamada Richie Sambora & Friends. Ele era coproprietário de um clube em Nova Jersey e, aos 19 anos, possuía sua própria gravadora independente, Dream Disc Records. A primeira turnê profissional de Sambora foi como um ato de abertura para Joe Cocker no início dos anos 80.

 

Pouco antes de ingressar no Bon Jovi em 1983, Sambora, sem sucesso, fez o teste no Kiss, para ser o substituto de Ace Frehley.

 

Voltando a 1991...

 

Para seu primeiro álbum solo, Sambora experimentou um som mais orientado para o blues. Ele canta os vocais e toca guitarra no álbum, apoiado por seus colegas de banda do Bon Jovi, Tico Torres na bateria e David Bryan no teclado, junto com Tony Levin no baixo. Eric Clapton faz uma participação tocando guitarra na faixa "Mr. Bluesman".

 

"Ballad of Youth", "One Light Burning" e "The Answer" foram coescritas com colegas de sua antiga banda Shark Frenzy.

 

"Rosie" era originalmente uma música do Bon Jovi para o álbum New Jersey; as versões dessa música com a formação completa do Bon Jovi surgiriam como botlegs.

 

Vamos às faixas:

 

REST IN PIECE

 

Esta é uma música bem arrastada, com Sambora declamando as letras enquanto faz solos de guitarra.

 

A letra é em tom de sedução:

 

Every time we say goodbye

Our love will rest in peace

After we make love tonight

Our love shall rest in peace

 

CHURCH OF DESIRE

 

“Church of Desire” é um Hard Rock com uma pegada mais suave, embora a guitarra de Richie seja uma inegável protagonista. Impossível não se lembrar do Whitesnake do fim da década de oitenta.

 

A letra possui uma abordagem mística:

 

You never find a reason why love falls

from grace

Some kind of voodoo, like a spirit

you can't embrace

There's a voice in the mirror, and

a ghost in my heart

That relives the passion before we were

torn apart

 

STRANGER IN THIS TOWN

 

A belíssima faixa-título é uma balada com forte influência bluesy. Sambora faz ótimos vocais além de exibir um feeling contagiante nas guitarras. Ponto bem alto do disco.

 

A letra possui um sentido de busca:

 

I walk alone in the darkness of the city

Got no place to call home

I might be dyin´

But you can´t hear a sound

´Cause midnight rain is comin´ down

I´m just a stranger, a stranger in this town

 

BALLAD OF YOUTH

 

A agitada “Ballad of Youth” possui um flerte com o estilo AOR, com teclados bem presentes e, claro, a guitarra de Richie sendo um ponto forte.

 

A letra tem aspectos sobre fim de relacionamentos:

 

Born outta passion

To a world gone cold

Ya wear it on your shoulders

It's a heavy, heavy load I know

Love and its emotions

Come knocking at your door

Young hearts will be broken

And time's the only cure



“Ballad of Youth” foi lançada como single e chegou a fazer certo barulho nas principais paradas de sucesso desta natureza: 63º lugar na norte-americana e 59º, na britânica.

 

ONE LIGHT BURNING

 

Esta é uma canção com forte viés do Pop oitentista, de caráter bem intimista e que aposta muito mais na leveza e em harmonias suaves.

 

A letra é sobre esperança:

 

Born outta passion

To a world gone cold

Ya wear it on your shoulders

It's a heavy, heavy load I know

Love and its emotions

Come knocking at your door

Young hearts will be broken

And time's the only cure

 

MR. BLUESMAN

 

Outra balada bluesy bem inspirada. É claro, a guitarra de Clapton leva a música para outra dimensão.

 

A letra menciona um velho músico do blues:

 

He's seen a thousand roads

He's been a million miles

And when he'd bend a note

A tear would fill my eyes

Where are you playin'

Mr. Bluesman

Mr. Bluesman

 

O solo de guitarra nesta canção é do lendário Eric Clapton.

 

ROSIE

 

Fica bem nítido, para fãs do Bon Jovi, que esta é uma faixa típica da banda. O Hard oitentista com vigor, intensidade e refrão “grudento”, todos, bem característicos do grupo de New Jersey. Ótima música!

 

Rosie é uma stripper:

 

Rosie whatcha doing in this low class joint

Dancing in the dark all day?

You used to be the darling of your high school scene

Now you put your love on display

Sweaty hands hand you up a dollar bill

Hungry eyes never seem to get their fill

I used to watch you walking down the hall

Rosie, do you see me when you hear them call your name?

 

RIVER OF LOVE

 

“River of Love” conta com aquela pegada Hard típica da década anterior, construindo-se com boa presença das guitarras e vocais inspirados de Richie.

 

A letra é em tom de conquista:

 

Let me tell you a story

About body and blood

There's a fire below

Deep in the river of love

Hey pretty mama I'm just trying to be polite

I wanna make you feel the rhythm of the river tonight

And when the story is over

You'll be satisfied

 

FATHER TIME

 

Mesmo sendo mais lenta e cadenciada, “Father Time” possui doses elevadas de peso. Outro ponto interessante é o protagonismo dos teclados. Ótima música.

 

A letra é em tom de lamentação:

 

Father time

I thought that you were on my side

I thought that I could keep our love alive

I thought that I could keep her satisfied

 

THE ANSWER

 

A décima – e última – faixa de Stranger in This Town é “The Answer”. O disco se encerra com uma canção bem intimista e de aspecto leve e suave. Bela melodia e bom trabalho vocal de Richie.

 

A letra possui um aspecto de fé:

 

There´s a world in every drop of rain

Embracing oceans sweep us home again

Come along with me, come along with me

Seek the truth, you shall not find another lie

 

Considerações Finais

 

Stranger in This Town fez barulho em termos das principais paradas de sucesso do mundo, ficando com a 36ª posição na norte-americana e a 20ª colocação na britânica.

 

O álbum foi bem recebido pela crítica especializada, sendo reforçado o caráter do disco em apresentar uma musicalidade que dificilmente Sambora poderia demonstrar no Bon Jovi. O site AllMusic dá uma nota 4,5 (em 5) para o trabalho.

 

Sambora fez uma curta turnê pelos Estados Unidos em apoio ao álbum, apresentando Tony Levin (baixo), Dave Amato (guitarra), Crystal Taliefero (percussão) e os companheiros de banda do Bon Jovi, Tico Torres (bateria) e David Bryan (teclados).

 

No início de 1992, Richie Sambora retornou ao Bon Jovi, banda com a qual permaneceria até abril de 2013.

 

O segundo disco solo de Sambora foi Undiscovered Soul, lançado em 1998.



 

Formação:

Richie Sambora - Vocal, Guitarras, Violão, Arranjo de cordas

David Bryan - Teclados, Arranjo de cordas

Tico Torres - Bateria, Percussão

Eric Clapton - solo de guitarra em 06

Tony Levin - Baixo

Randy Jackson - Baixo em 05

Dean Fasano, Franke Previte, Curtis King, Bekka Bramlett, Isabella Lento, Tawatha Agee, Brenda White-King – Backing Vocals

Jeff Bova, Robbie Buchanan, Larry Fast, Jimmy Bralower, Chris Palmaro, Eric Persing - Teclados, Programação

Rafael Padilla, Carol Steele - Percussão

 

Faixas:

01. Rest in Peace (Sambora/Bryan) - 3:53

02. Church of Desire (Sambora) - 6:07

03. Stranger in This Town (Sambora/Bryan) - 6:15

04. Ballad of Youth (Sambora/Marolda) - 3:52

05. One Light Burning (Sambora/Marolda/Foster) - 5:47

06. Mr. Bluesman (Sambora) - 5:14

07. Rosie (Sambora/Bon Jovi/Child/Warren) - 4:50

08. River of Love (Sambora) - 5:06

09. Father Time (Sambora/Child) - 6:06

10. The Answer (Sambora/Foster) - 5:07

 

Letras:

Para o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a: https://www.letras.mus.br/richie-sambora/

 

Opinião do Blog:

O RAC traz a estreia solo do guitarrista Richie Sambora, Stranger in This Town.

 

Sambora já era consagrado quando este álbum foi lançado, uma vez que já havia participado (com protagonismo) de 4 discos da banda Bon Jovi, entre eles, os clássicos Slippery When Wet e New Jersey.

 

Acompanhado por músicos muito competentes, entre eles, os companheiros de Bon Jovi, Tico Torres e David Bryan, Sambora não se limita a emular o som de sua banda original.

 

Pelo contrário, traz para o Hard Rock influências diferentes, especialmente do Blues, mas também o AOR e o Pop. O Whitesnake oitentista é uma clara referência. As letras são bem introspectivas.

 

O RAC escolhe como suas favoritas “Mr. Bluesman”, “Father Time” e a maravilhosa faixa-título, “Stranger in This Town”.

 

Concluindo, Stranger in This Town é um ótimo álbum do talentoso músico Richie Sambora. Demonstrando um viés alternativo ao da sua banda original, embora sustente seu estilo, Sambora apresenta um conjunto de canções divertidas, inspiradas e repletas de feeling. Vale uma audição!


0 Comentários:

Postar um comentário