10 de novembro de 2023

EDGUY - THEATER OF SALVATION (1999)

 


Theater of Salvation é o terceiro álbum de estúdio oficialmente lançado pela banda alemã Edguy. Seu lançamento aconteceu em 25 de janeiro de 1999 através do selo AFM. As gravações ocorreram em 1998 no Rhoen Studios, em Fulda, Alemanha. A produção ficou por conta do próprio Edguy.




Antecedentes


A banda Edguy foi fundada, em 1992, pelos alunos de 14 anos Tobias Sammet (vocal), Jens Ludwig (guitarras), Dominik Storch (bateria) e Dirk Sauer (guitarras). O nome "Edguy" era um epíteto afetuoso para seu professor de matemática na época.


Em 1994, a banda lançou duas demos, Evil Minded e Children of Steel. Essas fitas foram enviadas para muitas gravadoras, e todas rejeitaram-nas, acreditando que o grupo não teria sucesso no mundo da música.


Tobias Sammet


Implacável, o Edguy lançou seu álbum de estreia "não oficial", Savage Poetry, em 1995. O conjunto assinou um contrato com a AFM Records na sequência e o selo se ofereceu para relançar Savage Poetry com uma distribuição mais ampla.


A banda rejeitou a proposta em favor da gravação de um novo álbum, Kingdom of Madness, lançado em 1997, mas o baterista Dominik Storch deixou o Edguy logo depois.


O ano de 1998 viu o lançamento de seu segundo álbum, Vain Glory Opera, com o amigo Frank Lindenthal como substituto na bateria. Este álbum ajudou a expor o Edguy para um público mais amplo, em parte graças às participações especiais de Timo Tolkki (Stratovarius) e Hansi Kürsch (Blind Guardian) no disco.


A banda se juntou ao novo baterista Felix Bohnke e ao baixista Tobias 'Eggi' Exxel no final daquele ano, permitindo que Tobias Sammet se concentrasse apenas nos vocais (ele havia tocado baixo, além de lidar com as funções vocais).


Jens Ludwig


Em 1999, Theater of Salvation foi lançado. O lançamento oficial do disco é datado de 25 de janeiro daquele ano, com as gravações ocorrendo nos estúdios Rhoen, em Fulda, na Alemanha, durante o ano de 1998. A produção ficou a cargo do próprio Edguy.


THE HEALING VISION


Faixa pequenina que é uma breve introdução.


A letra é quase uma prece:


Lord of fate, I feel you deep inside my brain...

Is it really just a dream or the urge to survive?


BABYLON


Babylon” abre o disco com o típico power metal alemão, extremamente veloz e preciso.


A letra se refere à Babilônia:


You only can love me

If you can convert me

To attitudes of your brain

You blame us for doing things

That you don't know


THE HEADLESS GAME


The Headless Game” é mais cadenciada, flertando mais com o Metal tradicional, embora com passagens de power metal bem acelerado.


A letra é bem fantasiosa:


Fly! Running away... Rising today...

No we don't play your headless game!

We are alive, don't say goodbye.

Fly! Running away... Rising today...

No we don't play your headless game!

We are alive, don't say goodbye


LAND OF THE MIRACLE


Land of the Miracle” é uma boa balada.


A letra possui uma mensagem otimista:


To the land of the miracle

Where our love can make us fly

Make us fly

In the land of the miracle

We can find a reason why

And how we can fly


WAKE UP THE KING


Wake up the King” é um power metal novamente bastante intenso, com ecos de Gamma Ray.


A letra remete a um rei salvador:


Look at the mountain, look at the sun

Feel of the pure energy!

Birds fly and whisper

Call out your name!

They belong to you and you're


FALLING DOWN


Falling Down” possui uma pegada menos rápida, com mais influência de Helloween.


A letra fala sobre máscaras:


Hammer the nail into what you don't know

Keep on believing you're strong!

You got your pride and I got my peace

There's no sense in

Proving you wrong


Dirk Sauer


ARROWS FLY


Arrows Fly” conta com a seção rítmica imprimindo bastante peso à canção, especialmente a bateria de Felix Bonkhe.


A letra fala sobre sofrimento:


Down and alone... arrows fly!

Breaking on my soul...

Down and alone... arrows fly!

I remember times when

Arrows hit me causing pain

All alone I found my soul

And now my soul is sane


HOLY SHADOWS


Holy Shadows” é excelente, parece retirada de Operation: Mindcrime, do Queenrÿche, o que é ótimo.


A letra fala sobre uma figura maligna:


When you are eve then I am temptation

I am the words

You're not allowed to say

The animal of their revelation

Cause I can take your fears away


ANOTHER TIME


Another Time” é uma balada mais cadenciada e baseada no piano.


A letra fala sobre uma ausência:


I can't take it for granted

I remember your smile

I can't take it for granted

'Cause I know that our life is in line

For another day or life in another time

In another time, in another time


THE UNBELIEVER


The Unbeliever” é muito intensa e pesada.


A letra possui uma crítica religiosa:


I am the vision that comes to your mind

When you denounce without regret

"God" is the word in the bible you say

I am the word that you spread!


THEATER OF SALVATION


Theater of Salvation” encerra o disco sendo sua maior canção, ultrapassando os 12 minutos, exibindo uma variação de melodias e de sonoridades.


A letra é em tom de fantasia:


Take a look at the open gate!

Walk on and don't be afraid!

Free your mind in what they call

It's the heart of temptation!


Considerações Finais


Theater of Salvation, graças a sua qualidade, conseguiu expandir o nível de sucesso do Edguy. Embora não tenha repercutido nas principais paradas de sucesso, EUA e Reino Unido, o disco conquistou a 66ª posição na parada alemã e 50ª colocação em sua correspondente sueca.


Ainda em 1999, o frontman Tobias Sammet teve a ideia do projeto Avantasia, uma ópera metal com vocalistas e músicos conhecidos das cenas do rock e do metal.


Enquanto Tobias se concentrava no Avantasia, o Edguy aproveitou a oportunidade para regravar Savage Poetry, para torná-lo amplamente disponível para os fãs mais novos, já que o original havia se tornado uma raridade muito procurada.




Formação:

Tobias Sammet – Vocal, Teclados

Jens Ludwig - Guitarra, Backing vocals

Dirk Sauer - Guitarra, Backing vocals

Tobias 'Eggi' Exxel - Baixo

Felix Bohnke - Bateria

Músicos Adicionais:

Frank Tischer - Piano e Teclados

Daniel Gallmarini - Piano em 09

Markus Schmitt, Ralf Zdiarstek, Mark Laukel, Uwe Ruppel, Timo Ruppel - Backing vocals


Faixas:

01. The Healing Vision (Sammet) - 1:11

02. Babylon (Sammet) - 6:09

03. The Headless Game (Sammet) - 5:31

04. Land of the Miracle (Sammet) - 6:32

05. Wake up the King (Sammet) - 5:43

06. Falling Down (Sammet) - 4:35

07. Arrows Fly (Sammet/Ludwig) - 5:03

08. Holy Shadows (Sammet) - 4:30

09. Another Time (Sammet) - 4:07

10. The Unbeliever (Sammet/Ludwig) - 5:47

11. Theater of Salvation (Sammet) – 12:25


Letras:

Para o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a:

https://www.letras.mus.br/edguy/


Opinião do Blog:

Se o Edguy, de início, era uma banda essencialmente de Power Metal, com o passar do tempo foi adicionando muitos elementos diversos, flertando deliberadamente com outras musicalidades – em especial o Hard Rock.


Theater of Salvation é um momento anterior, mas já revela como Tobias Sammet é um gênio do estilo. O álbum é uma verdadeira aula de Power Metal e os elementos clássicos do estilo (velocidade, intensidade, vocais limpos, corais) são usados com sabedoria.


Exemplos do exposto são faixas como “The Unbeliever” e “Falling Down”, exemplos de um Power Metal vigoroso. Há espaço para 2 canções mais calmas, com destaque para “Land of the Miracle”. E ainda há a brilhante faixa-título, pequena amostra do que Sammet é capaz de criar.


Enfim, Theater of Salvation é um grande disco de Power Metal é indicado para fãs desta vertente do Heavy Metal que, provavelmente, não terão do que reclamar.

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