4 de agosto de 2021

NEWSTED - HEAVY METAL MUSIC (2013)

 


Heavy Metal Music é o álbum de estreia da banda norte-americana chamada Newsted. Seu lançamento oficial ocorreu em 6 de agosto de 2013, através do selo Chophouse. As gravações aconteceram entre março e abril daquele mesmo ano. A produção ficou a cargo do próprio Jason Newsted.

 

Jason Newsted

 


Jason Curtis Newsted é um músico americano que foi baixista da banda de heavy metal americana Metallica de 1986 a 2001. Iniciando sua carreira com a banda de thrash metal Flotsam and Jetsam, de 1981 a 1986, ele fez um teste com o Metallica para suceder o falecido Cliff Burton.

 

Durante uma reunião entre os membros do Metallica em janeiro de 2001, Newsted propôs que a banda fizesse um hiato de um ano, e ele usaria esse tempo para se concentrar em seu projeto paralelo Echobrain.

 

Quando os outros membros da banda (especificamente James Hetfield) rejeitaram as propostas de Newsted, ele optou por sair da banda. Em 17 de janeiro de 2001, enquanto os planos estavam sendo feitos, para a banda entrar no estúdio de gravação, com o intuito de gravar seu oitavo álbum de estúdio, Newsted anunciou sua saída.

 

Declarações de Newsted revelaram que sua saída foi baseada em "razões privadas e pessoais e os danos físicos que eu fiz a mim mesmo ao longo dos anos enquanto tocava a música que eu amo”.

 

Durante uma entrevista à revista Playboy com o Metallica, Newsted revelou que queria lançar um álbum com Echobrain. Hetfield foi contra a ideia e disse: "Quando alguém faz um projeto paralelo, isso tira a força do Metallica". Newsted rebateu sua declaração citando as contribuições de Hetfield para outros veículos musicais. Hetfield respondeu: "Meu nome não está nesses discos e não estou tentando vendê-los", e ponderou sobre questões como "Onde isso terminaria? Ele começa a fazer turnê com ele? Ele vende camisetas? É sua banda?".

 

A saída de Newsted do Metallica, junto com a decisão de Hetfield de ir para a reabilitação alguns meses depois, quase levou à separação da banda. Depois que Hetfield voltou ao Metallica, a banda terminou de gravar St. Anger, com o produtor Bob Rock ocupando o lugar do contrabaixo. Robert Trujillo se tornou o novo baixista do grupo em 2003.

 

Pós Metallica

 

Newsted se juntou à banda canadense de thrash metal Voivod em 2002. Coincidentemente, ele também foi o substituto de Trujillo na banda de Ozzy Osbourne durante o festival Ozzfest 2003, que incluiu o Voivod como um ato do palco secundário.

 

Durante uma entrevista à MTV, tanto Osbourne quanto Newsted mostraram entusiasmo em escrever um álbum juntos, com Osbourne comparando Newsted a "um jovem Geezer Butler". No entanto, isso não se concretizou, já que Newsted deixou Osbourne após terminar suas obrigações na turnê no final de 2003.

 

A quarta encarnação do Voivod contou com três dos quatro membros fundadores: Denis Bélanger (vocal), Denis D'Amour (guitarra) e Michel Langevin (bateria), com Newsted no baixo. D'Amour morreu aos 45 anos em 26 de agosto de 2005, devido a complicações de câncer de cólon.

 

O registro Katorz (uma grafia fonética de quatorze, a palavra francesa para catorze), lançado em julho de 2006, foi baseado em riffs encontrados no laptop de D'Amour. Uma atualização de dezembro de 2008 no site do Voivod observou que Newsted tocou "todas as faixas do baixo" em seu último álbum Infini, que foi lançado em 23 de junho de 2009.

 

Supernova foi um supergrupo que formou a base da segunda temporada do programa de televisão Rock Star da CBS em busca de um vocalista. O show começou online no site Rock Star no MSN na segunda-feira, 3 de julho de 2006, com um episódio semanal exclusivo da Internet, e estreou na CBS naquela quarta-feira, 5 de julho. Em 13 de setembro de 2006, Lukas Rossi foi coroado o vencedor.


Jason Newsted


 

Lesão

 

Em 23 de outubro de 2006, Newsted se feriu ao tentar pegar a cabeça de um amplificador de baixo em queda (que, segundo ele, era o amplificador de baixo usado para gravar Metallica, Load e Reload).

 

O acidente resultou em uma ruptura do lábio anterior em seu ombro esquerdo e uma ruptura do manguito rotador e do bíceps no direito. Ele foi agendado para uma cirurgia imediata e passou por um longo processo de reabilitação. Durante esse tempo, ele ficou impossibilitado de tocar e começou a se expressar através da pintura. Em 4 de janeiro de 2007, ele estava de volta tocando seu baixo novamente.

 

Enquanto se recuperava da lesão no ombro, Newsted encontrou consolo na pintura. Newsted produziu uma série de grandes obras de arte originais na última meia década.

 

Newsted afirmou que ele passou "de fazer música maluca e colorida a pinturas malucas e coloridas". Sua primeira exposição foi inaugurada em 4 de maio de 2010, na Galeria Micaela em San Francisco.


Jason Newsted


 

WhoCares

 

Em outubro de 2010, foi anunciado que Newsted se juntaria a um supergrupo com o cantor Ian Gillan e o ex-tecladista Jon Lord, ambos do Deep Purple, o guitarrista Tony Iommi do Black Sabbath, o segundo guitarrista Mikko Lindström do HIM e o baterista Nicko McBrain do Iron Maiden.

 

A banda, chamada WhoCares, gravou um single de caridade intitulado "Out of My Mind". O single de caridade também apresenta uma faixa intitulada "Holy Water" e está disponível para download digital ou formato de CD em 6 de maio de 2011.

 

Newsted

 

A Newsted (estilizado como NEWSTƎD) foi uma banda americana de heavy metal formada em outubro de 2012. A formação consistia do ex-Metallica, Flotsam and Jetsam e Voivod, Jason Newsted, nos vocais e baixo, o baterista Jesus Mendez Jr., o guitarrista Jessie Farnsworth, e o guitarrista do Staind, Mike Mushok.

 

A banda lançou o EP Metal, de quatro canções (gravado antes de Mushok entrar) em 8 de janeiro de 2013, e seguiu com seu álbum de estreia Heavy Metal Music em 6 de agosto de 2013.


A banda Newsted


 

Mike Mushok

 

Michael Mushok é um músico norte-americano, mais conhecido como guitarrista principal da banda Staind e membro do supergrupo Saint Asonia.

 

Com o Staind lançou os álbuns Dysfunction (1999), Break the Cycle (2001), 14 Shades of Grey (2003), Chapter V (2005), The Singles: 1996–2006 (2006), The Illusion of Progress (2008) e seu álbum autointitulado em 2011, antes do conjunto entrar em um hiato em 2012.

 

Heavy Metal Music

 

A banda terminou a pré-produção do álbum em março de 2013, encerrando as sessões de gravação em abril.

 

O título do álbum, a lista de faixas e a arte foram revelados em 4 de junho de 2013, junto com a primeira faixa do álbum, "Heroic Dose".

 

O álbum traz duas canções, "Soldierhead" e "King of the Underdogs", de seu EP de estreia, Metal.

 

Em 18 de julho de 2013, Newsted estreou uma segunda faixa, "Ampossible". Já em 25 de julho de 2013, o Newsted lançou um vídeo oficial com a letra da música "Above All".

 

Vamos às faixas:

 

HEROIC DOSE

 

“Heroic Dose” abre o disco com uma faixa bem pesada, baseada em um riff eficiente e andamento mais lento.

 

A letra fala sobre permanência:

 

Eternity aint over until I can't make a sound

Emergencing and unbroken so long I've seen you around

Trying or I'm dying won't wallow in what I've done

Earthangel rising swallowing the sun

I promise it aint over run life into the ground

Chance of a sea unspoken so long you'll see me around

So long you've seen me around

So long I've seen you around

 

SOLDIERHEAD

 

“Soldierhead” flerta com o Thrash Metal com destaque para a seção rítmica.

 

A letra versa sobre um soldado enviado à guerra:

 

Never quite ready

It just becomes your turn

Evertight steady

No more light to burn

 

... AS THE CROW FLIES

 

Já em “... As The Crow Flies”, o grupo se inspira no Judas Priest dos anos 2000, ou seja, em um Heavy Metal clássico com roupagem moderna.

 

A letra é sobre seguir seu caminho:

 

As the crow flies I will make my way

As the day dies I look back and say

Well spend time today I made my own way

I am not afraid

 

AMPOSSIBLE

 

“Ampossible” é mais lenta e contida, quebrando o ritmo mais rápido do álbum.

 

A letra pode ser inferida com um sentimento de falta:

 

Need you to embrace me

Hear my call

Through the darkness you take me

Transcending all

 

LONG TIME DEAD

 

“Long Time Dead” mantém o trabalho pesado embora, novamente, opte por um ritmo cadenciado.

 

A letra possui um sentido de catástrofe:

 

Rats in rhythim and snakes in tongues

Mud flakes and fungus are coating my lungs

Squash the doubt mankind washed out

Without machines without a prayer we cannot prepare

Fire on the frost tired and lost

The city into the sea is tossed

Liars cost mired ans scoffed

Screaming pleas as mother earth breaths

Throw away the trees blow away the breeze

 

ABOVE ALL

 

“Above All” tem um pezinho no Metal moderno e acaba não deslanchando.

 

A letra é reflexiva:

 

Brains us to think

In tiny trains of thoughts

Time and time again

Mind overwrought

 

KING OF THE UNDERDOGS

 

“King of the Underdogs” capricha no groove, em uma construção interessante.

 

A letra fala sobre opressão:

 

Pick up the pieces that the puzzle made

From scraps of dreams out of focus and frayed

Make up the reasons for the words that were said

From scraps of dreams that trap the screams

 

NOCTURNUS

 

“Nocturnus” é lenta e não deslancha, além de ser a faixa mais longa do disco.

 

A letra menciona o obscuro:

 

Thir rail leads me to home

My piece of the world where no other man goes

I don't need a torch anymore to see

Satan on his porch this aint for the weak

On the street I see you all stressed & screaming

While in my place I lay dreaming

Fight for the space on the terra dwell

I'm keeping to my heaven under your hell

 

TWISTED TAIL OF THE COMET

 

“Twisted Tail of the Comet” traz novamente vigor ao trabalho, com um riff pesado e mais intensidade.

 

A letra faz metáforas interessantes:

 

Turn up guitar begin to play I cheer

Souns so much better when we're up here

With your hands you shine back ligth

I see you in the stars at tonigh

 

KINDEVILLUSION

 

“Kindevillusion” também conta com um bom riff e ritmo mais acelerado.

 

A letra é em tom messiânico:

 

Reveal the kindevillusion

There is no place like hell

Spinning ball of confusion

I give away what they're trying to sell

Many called few are chosen

I see clearly throught the clouds

Ideas crawl when minds are frozen

From the depths I bring the loud

 

FUTUREALITY

 

“Futureality” encerra o álbum em um clima bem mais arrastado, mas apostando no peso.

 

A letra fala sobre o futuro:

 

Pray for the future way of the future in our hands

Its never too late to pray for the future

Pray the future has a chance

Weight of the future plans pray for our future

I can see the future and it's close at hand

 

Considerações Finais

 

Heavy Metal Music acabou fazendo algum barulho, conquistando a 40ª colocação da parada norte-americana.

 

As canções "Soldierhead", "Above All", "King of the Underdogs" e "...As the Crow Flies" foram lançadas como videoclipes para a promoção do disco.

 

A reação da crítica especializada foi mista, mas em sua maior parte positiva.

 

Chad Bowar, do Loudwire, deu ao álbum uma nota 4 (em 5), afirmando: “Nem todas as músicas do álbum são um home run, mas também não há oscilações e erros. Também é um pouco longo, com 57 minutos, e perde um pouco o ímpeto à medida que o álbum termina. Mas, no geral, "Heavy Metal" atendeu ou superou as expectativas deste revisor. É uma peça equilibrada, bem escrita e tocada de heavy metal clássico, entregando exatamente o que o título promete”.

 

Gregory Heaney, do AllMusic, deu uma nota 2,5 (em 5) discutindo: (...) “Embora certamente pesado, o som em que a banda opera não é lento o suficiente para ser monolítico, e não é rápido o suficiente para realmente deslumbrar, então, embora seja executado com competência, carece de qualquer tipo de impacto visceral. Isso torna o título do álbum, Heavy Metal Music, um pouco como uma faca de dois gumes, porque embora definitivamente entregue metal, parece um substituto genérico enquanto a banda espera por algo melhor”.

 

Jason Newsted "encerrou" o projeto no início de 2014 e o guitarrista Mushok afirmou que não há planos para a banda se reagrupar para qualquer nova turnê ou gravação.

 

Jason ficou em silêncio depois que a notícia estourou e ficou longe das redes sociais por um longo tempo. Ele acabou quebrando o silêncio em 2016 e explicou sua decisão de acabar com o Newsted:

 

"Eu estava tentando fazer muitas coisas de uma vez. Você só pode fazer algumas coisas e fazer funcionar direito. Não vou desistir porque eu escrevi um novo álbum inteiro, mas simplesmente não foram trabalhados juntos. E não foi gravado. Não está pronto para as pessoas. Isso é algo que está em segundo plano no momento".

 

Jason parou de fazer turnê com a Newsted devido a outros interesses musicais, bem como a banda não ser lucrativa. Ele afirmou: "Custou-me uma enorme quantidade de dinheiro - centenas de milhares de dólares para levar a banda Newsted para os 22 países em que tocamos".

 

Heavy Metal Music acabou sendo o único trabalho do projeto.




 

Formação:

Jason Newsted - Vocal, Baixo

Jessie Farnsworth - Guitarra base e solo, Backing Vocals

Mike Mushok - Guitarra solo

Jesus Mendez Jr. - Bateria, Percussão

 

Faixas:

Todas as faixas foram compostas por Jason Newsted:

 

01. Heroic Dose - 5:24

02. Soldierhead - 4:16

03. ...As the Crow Flies - 5:58

04. Ampossible - 4:00

05. Long Time Dead - 4:32

06. Above All - 4:35

07. King of the Underdogs - 5:57

08. Nocturnus - 6:13

09. Twisted Tail of the Comet - 5:14

10. Kindevillusion - 5:20

11. Futureality - 5:25

 

Letras:

Para o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a: https://www.letras.mus.br/newsted/

 

Opinião do Blog:

Jason Newsted já era um nome consagrado no Rock/Metal por conta de ter sido parte do Metallica e gravando alguns álbuns com a banda.

 

Neste projeto Newsted, o baixista, e agora vocalista, junta-se a bons músicos e aposta no estilo musical que o consagrou: o Heavy Metal. O disco é uma espécie de ode à vertente mais brutal do Rock.

 

Heavy Metal Music é um álbum que peca por não se arriscar, preferindo se enveredar pelos clichês do estilo. E, embora a execução das faixas seja bem satisfatória, a obra cai na mesmice e os vocais de Newsted se mostram um tanto quanto cansativos.

 

Mas há bons momentos no disco como em “Heroic Dose”, “King of the Underdogs” e a preferida do blog, “... As The Crow Flies”.

 

Em suma, o Newsted teve uma duração efêmera, mas deixou um álbum que, se não é brilhante, é ao menos divertido. Heavy Metal Music é indicado para quem quer curtir um disco de Metal descompromissadamente.

0 Comentários:

Postar um comentário