2 de agosto de 2011

THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE - ARE YOU EXPERIENCED (1967)



Are You Experienced é o álbum de estreia da banda de rock The Jimi Hendrix Experience, banda do lendário guitarrista norte-americano James Marshall Hendrix, ou Jimi Hendrix. O álbum teve seu lançamento no dia 12 de maio de 1967 e a produção do mesmo ficou a cargo de Chas Chandler (baixista da banda inglesa The Animals e quem levou Hendrix para a Inglaterra).

Foi gravado de 26 de outubro de 1966 a 3 de abril de 1967, nos De Lane Lea, CBS e Olympic Studios, todos em Londres, na Inglaterra.

Em 1966, Hendrix já havia formado uma banda, chamada Jimmy James and The Blue Flames, que se apresentava em vários clubes noturnos de Nova Iorque. Foi ali que Hendrix conheceu Frank Zappa, que mais tarde apresentou ao guitarrista o recém inventado pedal “wah-wah”, que permitia um efeito sonoro que Hendrix incorporaria ao seu modo de tocar e popularizaria.

Também em uma dessas apresentações Hendrix conhece o baixista da banda britânica The Animals, Chas Chandler, que fica encantado com a sonoridade do guitarrista e especialmente com a versão de “Hey Joe”.

Certo de que conseguiria transformar a versão de “Hey Joe” em um hit, Chandler leva Hendrix para a Inglaterra e o faz assinar um contrato em que Chandler e o ex-manager da banda The Animals, Michael Jeffery, gerenciariam a carreira do guitarrista.

Chandler também auxilia Hendrix a formar sua nova banda. A The Jimi Hendrix Experience seria formada pelo guitarrista e vocalista Jimi Hendrix, o baixista (na verdade guitarrista transformado em baixista) Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell.

Com esta formação, a banda se apresenta em diversos eventos em Londres, ainda com aparições na televisão em programas de grande audiência, como o “Top Of The Pops”, da BBC. Hendrix começa a conhecer e a cativar fãs muito famosos, como os guitarristas Eric Clapton e Jeff Beck, Brian Jones dos Rolling Stones e os membros das lendárias bandas The Beatles e The Who.

Entre o fim de 1966 e o início de 1967, Hendrix grava três singles que são grande sucesso na Inglaterra, Europa e Japão. “Hey Joe” e “Stone Free” (esta, a primeira canção composta por Hendrix), um single que contava com a incrível “Purple Haze” e a bela “The Wind Cries Mary”. Entretanto, o sucesso na terra natal de Hendrix não foi atingido nessa época.

Assim, a banda conseguiu assinar com o selo Track Records, recém-formado pelos gerenciadores da banda The Who, Kit Lambert e Chris Stamp. Foi o selo que lançou os três singles mencionados acima.

Hendrix entra em estúdio com sua banda e inicia as gravações não somente dos singles, pois ao mesmo tempo vai gravando faixas do que se tornaria Are You Experienced. A gravação foi relativamente rápida, assim como o tempo para mixagem e o seu lançamento.

A capa britânica era uma simples fotografia dos três membros da banda com Jimi Hendrix em destaque, com o nome do álbum em destaque nas laterais superiores, na cor branca. A capa do lançamento nos Estados Unidos continha o nome da banda na cor roxa, com o fundo amarelo; uma fotografia dos membros da banda, ao centro, com o nome do álbum abaixo. De gosto bem duvidoso.

O clássico “Foxy Lady” abre o álbum. A canção apresenta um riff magnífico composto por Hendrix, além de consagrar o uso do chamado “Hendrix Chord”, uma técnica já conhecida de músicos de Jazz, mas que foi introduzida e popularizada no Rock And Roll por Jimi Hendrix.

Quando do lançamento nos Estados Unidos, a música saiu grafada de maneira errônea, como “Foxey Lady” e ainda dessa forma é bastante conhecida. O baixista Noel Redding disse que a banda teve dificuldades em como finalizar a canção e que os acordes finais foram ideias suas.

Embora a letra fosse de Hendrix, o mesmo disse que não se aproximava das mulheres da forma tão direta como sugerem as letras da faixa.

Vários covers foram gravados da faixa, incluindo nomes como Roger Taylor, The Cure e ZZ Top. Também vários artistas já a tocaram em suas apresentações, por exemplo, Paul Rodgers, Red Hot Chilli Peppers e Paul McCartney, além das apresentações dos guitarristas do G3, com Joe Satriani, Steve Vai e outros.

A segunda faixa do álbum é “Manic Depression”. O riff da faixa é ótimo e se estende por toda a faixa, mas o trabalho do baixista Noel Redding também merece destaque, dando a base perfeita para o ótimo solo do guitarrista.

“Manic Depression” era a maneira antiga como o transtorno bipolar era conhecido na língua inglesa.

A inspiração para a música surgiu quando Hendrix concedeu uma entrevista em Londres e seu manager Chas Chandler disse que ele estava soando como se tivesse “Manic Depression”. No outro dia Hendrix já apareceria com a música composta. Em tempo: nunca se teve notícia que o guitarrista sofresse dessa doença.

É mais uma faixa que possui incontáveis versões feitas por outras bandas e músicos. Somente a título de exemplo, podemos citar Type O Negative, Steve Ray Vaughan, Yngwie Malmsteen e novamente a banda Red Hot Chili Peppers.

“Red House” é a terceira faixa do álbum e é um tremendo ‘Blues Rock’, repleto de feeling e com Hendrix esbanjando talento e sentimento nas seis cordas. Sua atuação vocal também é notável, combinando perfeitamente com a música. Mais uma tremenda faixa!

A música foi inspirada na época em que Hendrix ainda vivia em Nova Iorque e tocou diversas vezes com músicos de blues. A letra diz respeito a uma mulher que não ama mais o cantor e vai embora e, segundo Redding, seria sobre a ex-namorada de Hendrix em seus tempos de escola.

Vários músicos de rock e de blues fizeram versões desta grande música, sendo nomes como Buddy Guy e versões ao vivo com músicos do calibre de Ben Harper, Slash e Gary Moore.

“Can You See Me” é uma faixa com pouco mais de dois minutos e tem um pouco do ritmo dos pioneiros do rock. “Love Or Confusion” é outra faixa em que a guitarra é o destaque, sempre com muito feeling.

“I Don’t Live Today” tem uma ótima levada mais bluesy e é outra ótima faixa que do meio para frente passa a uma pegada mais rock and roll. “May This Be Love” é um pouco mais experimental e não está calcada em nenhum riff, com destaque para a percussão.

“Fire” possui um ótimo riff e ótimo trabalho da guitarra de Hendrix. Várias bandas gravaram versões da música sendo que, outra vez, o Red Hot Chili Peppers em seus anos iniciais a tinha como parte de seu repertório.

“Third Stone From The Sun” é a maior faixa do trabalho, com quase sete minutos. A faixa é bem experimental e citada como uma das pioneiras a fazer a tentativa de fusão entre uma espécie de Jazz e o Rock.

Quase em sua maior parte instrumental, nela há um diálogo entre Hendrix e o produtor Chandler. A faixa teve intenção de reproduzir sons espaciais e no citado diálogo eles simulam uma conversa como se estivessem em “Jornada nas Estrelas”.

“Remember” é uma faixa com uma levada mais calma, mas também contagiante e conta com ótimos vocais de Hendrix. Fecha o álbum a faixa “Are You Experienced?” Com um ótimo ritmo em um riff simples, as letras fazem um convite ao ouvinte a embarcar em uma jornada com o cantor.

Após o lançamento de Are You Experienced, o Jimi Hendrix Experience saiu em turnê para promover o álbum, principalmente no Reino Unido e alguns shows na Europa. Nesta época, Jimi construiu sua reputação de ter performances bombásticas no palco, colocando fogo na guitarra, tocando-a nas costas ou com os dentes.

O sucesso nos Estados Unidos só viria depois da sua apresentação histórica no festival Monterey International Pop Music Festival, em Monterey, na Califórnia. Depois disso seu álbum foi lançado na América do Norte, incluindo canções que haviam sido lançadas como single no Reino Unido, como “Purple Haze” e “Hey Joe”. O mais interessante é que foi Paul McCartney que insistiu com os organizadores do festival para levarem Hendrix e banda como atrações do evento.

Are You Experienced atingiu a segunda posição na prada britânica de sucessos, sendo impedido de atingir o topo apenas pelo lançamento dos Beatles do mesmo ano, nada menos que Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967).

O álbum é considerado por vários críticos como o melhor disco de estreia de todos os tempos e ficou em 15º lugar da eleição da revista Rolling Stones dos 500 maiores discos de todos os tempos.

Formação:
Jimi Hendrix – Vocal, Guitarra, Backing Vocals, Piano
Noel Redding – Baixo, Backing Vocals
Mitch Mitchell – Bateria, Tamborim, Backing Vocals

Faixas:
01. Foxy Lady (Hendrix) – 3:22
02. Manic Depression (Hendrix) – 3:46
03. Red House (Hendrix) – 3:53
04. Can You See Me (Hendrix) – 2:35
05. Love or Confusion (Hendrix) – 3:17
06. I Don't Live Today (Hendrix) – 3:58
07. May This Be Love (Hendrix) – 3:14
08. Fire (Hendrix) – 2:47
09. Third Stone from the Sun (Hendrix) – 6:50
10. Remember (Hendrix) – 2:53
11. Are You Experienced? (Hendrix) – 4:17

Letras:
Para o conteúdo das letras, recomendamos o acesso a: http://letras.terra.com.br/jimi-hendrix/

Opinião do Blog:
Genial. Esta simples palavra cheia de significado basta para definirmos o que se ouve quando se coloca Are You Experienced para tocar. Hendrix esbanja talento e feeling pelas faixas, também com boa interpretação nos vocais.

O estilo e técnica de Jimi Hendrix influenciaram praticamente todos os guitarristas do Rock que vieram após seu surgimento. Não é à toa que ele é quase sempre citado como o melhor de todos os tempos. Simplesmente genial.

Seu talento também aparecia como compositor, basta ouvir grandes faixas do álbum como “Manic Depression”, “Red House”, “Fire” e a sensacional “Foxy Lady”, uma faixa que dispensa qualquer explicação.

Álbum mais que obrigatório para fãs de boa música.

Vídeos Relacionados:

Foxy Lady, ao vivo


Fire, ao vivo


Manic Depression


Red House


Sugestões, Críticas e Contatos: rockalbunsclassicos@hotmail.com
Siga-nos no Twitter: @RockAlbunClasic

3 comentários:

  1. Muito boa a resenha. Poderia fazer também sobre os outros discos do Jimi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Ariel. Sua sugestão foi muito bem-vinda. Espero brevemente atendê-lo.

      Excluir